Vídeos de treino são uma maneira popular e conveniente para encaixar o exercício em sua rotina diária. Se você prefere um treino aeróbico pesado, uma rotina de Ioga suave ou um vídeo inspirado de dança, há vídeos de exercícios para quase todas as manias do fitness. Pesos de vários tipos, bolas de exercício e outros adereços podem manter ajudá-lo a ficar mais interessado. Os melhores vídeos de treino são envolventes, divertidos e adaptáveis para vários níveis de aptidão.

Melhores vídeos de Yoga e Pilates

Pagos

Yoga e Pilates fornecem um treino de corpo-mente em que você vai relaxar, melhorar a força, tonificar os músculos e ajudar a flexibilidade. Shiva Rea’s Daily Energy Vinyasa Flow é um ótimo DVD, recomendado por especialistas Ele lhe permite misturar e combinar rotinas curtas de Ioga para criar a sua própria prática de Ioga personalizada.

Para materiais gratuitos, existem muitos fóruns online e canais no YouTube dedicados à Ioga. O material é muito vasto e variado, perfeito para quem quer encontrar as rotinas ideais adaptadas para seu perfil de praticante de Ioga.

Sites especializados em Pilates recomendam os DVDs Pilates Workout for Dummies com Michelle Dozois ou Beginning Pilates Mat Workout com Ana Caban. Ambos são bem adequados para iniciantes em Pilates, mas ainda podem ser adequados para alunos mais avançados. Stott Pilates são DVDs para o aluno mais avançado Pilates que queira praticar em casa com rotinas mais complexas.

Gratuitos

Gratuitamente você pode acessar o site pilatesonfifth.com. O site tem centenas de vídeos gratuitos de Pilates. Muitos dos exercícios usam a bola de estabilidade. Os exercícios são constantemente atualizados, sempre com instruções claras e precisas.

Como muitos dos materiais disponíveis na internet são produzidos por amadores, é importante você verificar a certificação dos instrutores ou instituição responsável pelo vídeo. Quanto mais você pesquisar e obter informações, melhor será para fazer uma rotina saudável. Não se esqueça de manter o acompanhamento profissional por um médico, educador físico e/ou um fisioterapeuta, otimizando seus treinos e garantindo que você não faça nada que possa prejudicar sua saúde.

Lesão por fazer exercícios sem suporte profissional

Quando for pegar pesado nos vídeos em casa, tenha certeza de ter um médico te dando suporte antes para não acabar se lesionando. (Foto: www.bidorbuy.co.za)

Melhores vídeos para queima de calorias

Pagos

Se você quer perder peso ou apenas compensar o pneu extra na zona da cintura, um vídeo de treino com uma alto nível de queima calórica pode ser a sua prioridade. Estes exercícios desafiadores podem ser mais adequados para alguém que já está em boa forma, ao invés de iniciantes.

Jari Love’s Workouts oferecem um treino focado para esculpir o núcleo do corpo, enquanto queima de 700-1000 calorias em um treino de 65 a 70 minutos. Patrick Goudeau’s Step Up train queima 710 calorias em uma hora. Jillian Michaels, oferece o treino pesado no DVD 30 day shred, com apenas 20 minutos por dia, que é um tempo ideal para quem quer começar mais “leve”.

Ganham destaque na categoria de DVDs pagos os programas Insanity e o P90X, ambos da Beachbody. Estes são treinos intervalados de alta intensidade, voltados para quem quer queimar muitas calorias em pouco tempo. A Beachbody também tem vídeos dos mais diversos exercícios. Porém, como os vídeos são de muito alta intensidade, é altamente recomendado só iniciar uma rotina de treinamento deles após se consultar com um médico e ter sua saúde verificada. Exemplo prático de erro: comecei a fazer o Insanity e logo depois senti muitas dores nas costas, pois tenho uma hérnia que não estava sendo tratada.

Gratuitos

O site Workoutz.com oferece exercícios para cada parte do corpo, usando todos os tipos de equipamentos de ginástica. Existem exercícios baseados em academias, bem como bola de estabilidade, faixa da resistência, musculação e exercícios em equipamentos equilíbrio. O site também oferece uma ampla seleção de vídeos de treinamento específicos do esporte que usam equipamentos, tais como escadas de agilidade e dispositivos de treinamento de pliometria. Você pode até mesmo fazer o download dos vídeos para o seu smartphone/notebook.

Já o site Physicalfitnet.com foi criado para profissionais de fitness, mas os designers do site decidiram estender os seus serviços ao público em geral. O site tem mais de 800 vídeos. Na home page, clique em uma parte do corpo para ver vídeos de exercícios para o grupo muscular correspondente. Profissionais de fitness podem criar um site gratuito para exibir seus vídeos de exercícios preferidos, e os blogueiros podem colocar os vídeos em seus sites.

Ambos os sites citados tem acompanhamento de profissionais. Principalmente no caso de malhação para queima de calorias, o acompanhamento médico é MANDATÓRIO. Existem MILHÕES de pessoas em redes sociais, sites de compartilhamento de vídeos e fóruns dando conselhos fitness para queima de caloria de forma muito errada. Com certeza, existem mais sites e fontes gratuitas de informação na internet, mas verifique qual o acompanhamento profissional feito sobre o material antes de começar uma rotina de exercícios em vídeos de uma fonte gratuita ou paga.

Melhores vídeos de dança fitness

Pagos

Vídeos de dança oferecem uma alternativa divertida de exercício tradicional e podem ajudá-lo a queimar calorias e tom. Opções variam de Dança de salão para ballet, Bollywood a dança do ventre. Dancing with the Stars é uma ótima opção de treino divertido para casa, assim como o DVD Dance Off the Inches: Sizzling Salsa. Siga os seus interesses quando se olha para vídeos de treino de dança para encontrar um que vai manter seu interesse, mesmo se você tenha dois pés esquerdos. A Beachbody tem um ótimo DVD que usa movimentos de hip hop para fortalecimento de glúteos e núcleo.

Gratuitos

A melhor fonte de vídeos de dança gratuita é qualquer vídeo que tenha cenas de dança ou qualquer programa de TV que os tenha. Isso porque é um exercício lúdico e que queima muitas calorias apenas imitar os movimentos dos dançarinos. Pode ficar um pouco estranho no começo e você pode ficar até sem graça mas, com o tempo, você aperfeiçoa a técnica e começa a dançar cada vez melhor.

Considerações Finais

Vídeo games já tem jogos que também ajudam muito na prática de exercícios físicos, mas não são necessariamente vídeos fitness, merecendo uma menção honrosa aqui, mas precisando também do mesmo suporte profissional para que você possa praticá-los.

Tem mais dicas de DVDs e vídeos para quem quer começar a fazer exercícios físicos? Compartilhe nos comentários!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.