Ninguém gosta de se sentir dolorido depois de um treino, da academia, ou qualquer outro tipo de exercício. Além das dificuldades para respirar ou a sensação dos músculos queimando, o desconforto da dor pós-treino é uma das principais razões que as pessoas abandonam uma rotina de exercícios.

Mas, embora a dor não possa ser completamente eliminada, ela pode ser controlada com protocolos adequados de recuperação pós-treino, que também irão permitir que seu corpo se recupere mais rapidamente e responda melhor aos seus treinos.

Dores musculares após exercícios: o que fazer?

Antes de entender como reduzir a dor e se recuperar corretamente, você deve saber por que a recuperação é importante. Afinal, você não pode simplesmente ranger os dentes, suportar a dor e continuar se exercitando.

Músculos crescem e tornam-se mais fortes quando são submetidos à forças que causam pequenos rasgos nas fibras musculares. É durante o período de recuperação após um exercício que o corpo repara estas fibras e cria novos vasos sanguíneos para a área estressada.

Mas isso não é tudo. Durante o período de recuperação, os componentes de geração de energia das células desenvolvem uma capacidade de trabalho melhorada, e aumenta sua densidade óssea.

No entanto, nada disso acontece a menos que você tenha o descanso e a recuperação adequada. Então, reunimos as melhores formas para aliviar as dores dos exercícios e, ao mesmo tempo, otimizar os resultados de sua vida saudável.

Aliviando dores musculares após exercícios

Após a prática de exercícios físicos, aliviar as dores vai te ajudar em uma recuperação mais rápida e eficiente, trazendo resultados muito mais rapidamente para sua rotina de exercícios. (Foto: thefitnesstips.com)

Dores musculares após exercícios físicos: tratando através da nutrição

Imediatamente depois da academia ou qualquer exercício físico, você tem um máximo de cerca de duas horas para absorver de forma mais eficiente energia e combustível para o reparo muscular. Se você não comer, você pode não ter energia suficiente de carboidratos para o próximo treino, e você certamente não terá a proteína que precisa para reparar os músculos. Também significa que você não terá gordura saudável o suficiente para os seus hormônios e articulações. Uma tigela de quinoa ou arroz integral com frango, um smoothie de proteína com pó de proteína de soro de leite, e um pedaço de fruta são ótimos nutrientes. Se você não tiver esses prontos, pode ser pelo menos um sanduíche natural, saudável.

Como aliviar dores musculares pós treino: hidratação

Suas células musculares precisam de água. Por isso, quando se trata de recuperação, a desidratação é um dos seus maiores inimigos. Tente beber uma garrafa de 600 ml de água para cada hora de exercício. Dentro de algumas horas após um treino, a sua urina deve estar com uma cor amarelo clara ou transparente. Se estiver amarelo escura, então você está inadequadamente hidratada. Se a urina tiver qualquer outra cor do arco-íris, consulte o seu médico o mais cedo possível.

O que fazer para aliviar dores musculares depois da academia: compressão

Realizar um breve desaquecimento depois de um treino ajuda a contrair os músculos e drenar o excesso de fluidos geradores de dor. Da mesma forma, diferentes técnicas, como massagem, usar uma bola de tênis para comprimir os músculos, ou um rolo de espuma, pode não só ajudar a mover fluidos inflamatórios fora do músculo, mas também pode remover pontos doloridos ou tensos dos músculos trabalhados. Se possível, use um rolo de espuma, uma vez por semana (ou após cada treino intenso), e agende uma massagem uma vez por mês.

Dor muscular após treino: como tratar melhorando o fluxo de sangue? 

Circulação do sangue dentro e fora de uma parte do corpo que ficou sob estresse melhora a velocidade de recuperação. Técnicas que podem melhorar o fluxo sanguíneo incluem o desaquecimento após o treino com uma caminhada leve ou passeio de bicicleta, vestir roupas de compressão, realizar alongamentos leves durante ou depois de cada treino, alternar a cada 30-60 segundos entre a água corrente quente e fria em seu banho pós treino, tomar um banho de gelo depois de um treino de musculação intenso ou longo, e fazer uma caminhada leve, nadar, ou adotar uma rotina de exercícios leve no dia depois de um treino mais pesado.

Aliviando a dor muscular pós treino com pomadas e remédios naturais

Existem várias pomadas e remédios naturais, como compressas de água quente e fria, e você pode colocar sobre seus músculos para eliminar a dor e melhorar a recuperação. A maioria destes compostos de trabalha através do choque térmico, aumentando o fluxo de sangue, ou deslocando os níveis elevados de cálcio. Todos estes remédios naturais podem ser esfregada no músculo imediatamente após e até vários dias depois de um treino, até que a dor diminui. Alguns recomendam relaxantes musculares e anti inflamatórios, mas esses remédios podem fazer mais mal do que bem. Então, quanto mais natural, melhor.

Considerações sobre a dor excessiva

Dor excessiva é geralmente uma indicação que você aumentou o volume ou intensidade muito rapidamente em sua rotina de exercícios, ou que você não se recuperou corretamente da última rotina de exercícios. Mas ficar em forma não deve ser algo permanentemente doloroso. Então, se você estiver com algum tipo de inflamação ou dor, use as técnicas neste artigo para se recuperar corretamente e ficar em forma rapidamente!

Como você faz para aliviar as dores depois de uma rotina de exercícios? Quais técnicas acima você já usa? Quais funcionam melhor para você?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.