O exercício físico ajuda a perder peso e melhorar o metabolismo, algo muito importante porque muitas pessoas com diabetes tem altos riscos de sofrerem dos males da obesidade. Para evitar que a obesidade afete uma pessoa com diabetes, os melhores exercícios físicos foram listados abaixo. Mas algumas recomendações são especialmente necessárias.

Consulte um nutricionista antes de iniciar os exercícios físicos. Eles vão regular sua alimentação de forma que você não sinta fome antes, durante, e depois dos exercícios. Principalmente para os diabéticos, que dependem do bom controle do nível de açúcar no sangue, comer demais ou comer de menos é um risco constante.

Consulte também seu médico, que vai limitar o tempo e os tipos de exercícios que você pode praticar. Isso é necessário porque alguns tipos de exercícios podem causar mais danos do que benefícios a quem sofre de diabetes.

Avisos dados, hora das sugestões de exercícios para diabéticos.

Exercícios físicos para diabéticos: caminhadas

Caminhar é fácil para as pessoas começarem a fazer. Tudo que você precisa é de um bom par de tênis e um lugar para ir. Caminhada é provavelmente uma das atividades mais prescritas para pessoas com diabetes. O passeio, feito em um ritmo ideal, aumenta a taxa de batimentos cardíacos e é um exercício aeróbico, para queima de calorias. 2 a 3 vezes por semana é o mínimo para caminhadas. Tente acelerar o ritmo da caminhada e reduzir, alternadamente. Isso te manterá mais na zona de queima de calorias.

Exercícios para diabéticos e hipertensos: Tai Chi

Tai chi é como uma arte marcial mais lenta. O exercício é composto por uma série de movimentos realizados de forma lenta e relaxada ao longo de 30 minutos. Tai chi é ideal para as pessoas com diabetes e hipertensos, pois fornece melhoras no metabolismo e a redução do estresse. Tai chi também melhora o equilíbrio e pode reduzir dano nos nervos, uma complicação diabética comum.

Benefícios de andar de bicicleta para diabéticos

Andar de bicicleta, além de ser um excelente exercício para quem tem diabetes, pode ser um ótimo momento de conexão com a família. (Foto: www.healthxchange.com.sg)

Diabetes: exercícios recomendados de fortalecimento muscular

Os benefícios do treinamento de peso, não apenas para as pessoas com diabetes, mas para todos, são extensos. O treinamento com pesos constrói massa muscular, importante para qualquer pessoa queimar mais calorias e acelerar o metabolismo. Se você perder massa muscular, será muito mais difícil manter os níveis de açúcar no sangue.

O ideal é planejar exercícios de formação muscular pelo menos duas vezes por semana, três como uma frequência ideal, com um dia de intervalo entre eles. Cada sessão deve incluir 5 a 10 diferentes tipos de levantamento de peso que envolvam os principais grupos musculares. Para ganhos de força ideais, três a quatro séries de cada exercício, com cada conjunto compreendendo 10 a 15 repetições, é o ideal. Combinando com um exercício intervalado, você pode ainda queimar mais calorias.

Exercícios para diabetes tipo 2: Ioga

Apesar de também ser benéfico para quem tem diabetes tipo 1, os portadores de diabetes tipo 2 terão vantagens maiores durante a prática de Ioga. Yoga pode ajudar na perda de gordura corporal, combater a resistência à insulina e melhorar as funções dos nervos. Como o Tai Chi, Yoga também é um grande redutor de estresse, um dos principais responsáveis pelo aumento do nível de açúcar no sangue. Além disso, a prática da Ioga melhora o equilíbrio, algo que muitos portadores de diabetes perdem enquanto envelhecem.

Diabetes: exercícios físicos completos através da Natação

A natação é um outro exercício completo e ideal para as pessoas com diabetes, principalmente porque não colocar pressão sobre as articulações. Ser impulsionado pela água é menos estressante para você. Natação também é mais leve para seus pés do que outras formas de exercício, como caminhar ou correr. Muito frequentemente, a diabetes reduz o fluxo sanguíneo para os pequenos vasos sanguíneos de suas extremidades, e você pode perder a sensação em seus pés ou mãos como resultado. Pessoas com diabetes devem evitar lesões nos pés e mãos, até mesmo pequenos cortes ou bolhas, pois eles podem ser demoram a cicatrizar e estão propensos à infecção

Bicicleta

Andar de bicicleta, mesmo que seja uma bicicleta estacionária, é também uma forma de exercício aeróbico, que faz o seu coração bater mais forte e seus pulmões funcionarem melhor. Uma bicicleta estacionária é ideal para as pessoas com diabetes, principalmente para quem está começando nos exercícios. Andar de bicicleta melhora o fluxo de sangue para as pernas – um grande benefício para as pessoas com diabetes, além de queimar muitas calorias, mantendo seu peso em níveis saudáveis.

Exercícios intervalados para maior queima de caloria

Os exercícios intervalados de alta intensidade nos seus treinos ajudam a diminuir o seu nível de glicose no sangue, melhorar a saúde cardiovascular, e construir a resistência. Da próxima vez que você estiver correndo em uma esteira, por exemplo, tente adicionar aumentos curtos de velocidade para o seu treino. Na máquina elíptica? Aumente a resistência. Fazendo uma caminhada? Alterne entre um ritmo rápido e ritmo lento. A recomendação é começar com aumentos curtos de intensidade, durando 15 a 30 segundos, e gradualmente trabalhar até mais longos intervalos de um minuto ou dois.

Pratique o seu equilíbrio

A neuropatia diabética pode atrapalhar seu andar e fazer do equilíbrio mais difícil. Com a idade, você naturalmente perde alguma capacidade de equilíbrio, e pessoas com diabetes geralmente perdem sensibilidade em seus pés, de modo que eles não sabem onde eles estão os colocando. Exercícios de equilíbrio ajudam a neutralizar isso. Tente se equilibrar em um pé perto de uma cadeira ou bancada. Uma vez que você é capaz de ficar em um pé sem tombar, tente fazê-lo com os olhos fechados. Pratique equilíbrio em cada pé. Ou coloque na sua rotina de exercícios treinos com bolas de equilíbrio.

Fazendo exercícios físicos com as tarefas de casa

Por mais que tentem, algumas pessoas simplesmente não gostam de fazer exercícios. Para eles, tarefas cotidianas podem ajudar a adicionar mais atividade física em sua rotina. Há muito que é possível realizar enquanto queimamos calorias e fazemos a redução de açúcar no sangue. Qualquer forma de movimento é útil” Jardinagem, faxina e lavagem de carro, são todas ótimas maneiras de ser ativo, observa. Passear o cão, ir pagar as contas ou fazer compras a pé, ou brincar com os seus filhos ou netos contam como atividade também.

Pilates

O Pilates consiste de uma série de exercícios voltados para o fortalecimento muscular e melhora no equilíbrio. Como os músculos exercem uma grande função na melhora do metabolismo e, consequentemente, na redução dos níveis de açúcar no sangue, já dá pra ver as vantagens do Pilates para diabéticos. Na questão do equilíbrio, melhor ainda para diabéticos na terceira idade evitarem problemas causados por quedas.

Quais exercícios você pratica como diabético? Quais recomenda? Deixe nos comentários suas sugestões.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.