Se você quer perder peso rapidamente e não está disposto a alterar sua dieta, você deve fazer alguma forma de atividade física pelo menos moderada todos os dias da semana. Você geralmente perde peso quando você come significativamente menos calorias do que normal, queima significativamente mais calorias através do exercício do que o normal, ou ambos combinados. Naturalmente, o caminho mais rápido para perder os quilos em excesso é restringir a ingestão de calorias e aumentar o seu nível de atividade diária. No entanto, mesmo (e principalmente) se você não faz alterações na dieta, provavelmente você vai perder peso se malhar ou correr todos os dias, com ressalvas.

Orientações para malhar ou correr todos os dias

Pesquisas e especialistas recomenda que todos devam se envolver em alguma atividade física de intensidade moderada com duração de uma hora todos os dias, ou quase todos os dias, só para manter um peso saudável à medida em que você envelhece. Adicionar um extra de 30 minutos vai ajudar na perda de peso. Exercício de intensidade moderada consiste em atividades como caminhar ou andar de bicicleta, ou qualquer outra atividade que faz com que você sue sem parar o fluxo de suas conversas. Malhar aqui deve ser incluso para trabalhar o ganho de massa magra, ou seja, músculos, que ajudam na queima das calorias e na melhor eficiência do seu metabolismo. Só que a malhação deve ter uma frequência bem menos intensa ou intercalada (dia sim, dia não), para que não acabe sendo prejudicial.

Qualquer opção que você faça deve ser acompanhada por um médico e um educador físico, de forma a criar a rotina de exercícios mais apropriada para você e de acordo com seu metabolismo.

Como correr todos os dias

Não há problemas em correr ou malhar todos os dias, desde que você siga uma boa dieta e os conselhos de seu médico, nutricionista e educador físico. (Foto: www.popsugar.com)

Fatos sobre a perda de peso

Perder um quilo de gordura equivale a queimar 3.500 calorias. Se você malhar todos os dias da semana, você vai ter que queimar 500 calorias por treino para perder 1 quilo de gordura em uma semana. Jogar basquete ou fazer aeróbica de alto impacto por uma hora queima cerca de 500 calorias para alguém pesando 73 kg. Queimar o mesmo número de calorias com exercícios de intensidade moderada requer ainda mais tempo de treino. Distribuir os exercícios pela semana pode “compensar” uma menor intensidade. Mas exercícios todos os dias com intensidade média a moderada só irão prejudicar seu organismo no médio e longo prazo.

E o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade?

Você pode reduzir o tempo de treino sem comprometer o gasto calórico por meio de treinamento intervalado de alta intensidade. Esta é uma técnica de treinamento que envolve explosões de atividades, seguido de atividades de baixa intensidade em proporção mais ou menos igual. Você pode queimar tantas calorias em 20 minutos quanto como em uma hora ou mais de atividade “estável” em um nível de menor intensidade. Devido a sua freqüência cardíaca aumentará dramaticamente de curta duração usando HIIT, consulte um médico antes de iniciar um programa desse tipo.

Esta série de exercícios dedica sempre um a dois dias da semana para repouso e alongamento. Portanto, repetir todos os dias a alta intensidade, novamente, pode tomar um grande impacto no médio e longo prazo. Porém, você pode mesclar esta técnica com a prática de outros esportes, como montanhismo, ciclismo, trekking, etc.

Para malhar ou correr todo dia, você precisa de resistência

Já percebeu que depois do primeiro dia de malhação você sai um caco da academia mas depois seu organismo vai se acostumando? Isso significa que além de estar ganhando força, seu corpo também está ganhando resistência aos maiores esforços. Todo indivíduo que quer se exercitar todos os dias deve incluir algum grau de treinamento com pesos ou treinamento de resistência, utilizando bandas elásticas de exercício de baixo custo, se você não frequenta uma academia. O treinamento de resistência trabalha seus músculos e metabolismo, adaptando seu corpo para uma rotina mais puxada que acompanha os exercícios físicos. Qualquer aumento no metabolismo provoca queima de calorias extras.

Como a resistência vai trabalhar seus músculos e forçá-los além do normal, é importante intervalar a malhação entre grupos diferentes de músculos ou intervalar os dias de malhação e dar um tempo para seus músculos se renovarem.

Dieta para correr ou malhar todos os dias

Se você quer malhar todos os dias, e especialmente se você incorporar treino de resistência e/ou intervalado de alta intensidade em sua rotina semanal, você vai quase certamente perder peso. No entanto, se você pode reduzir o número de calorias que você come em um dia, você pode perder mais peso em menos tempo. Mesmo fazendo uma única mudança na dieta, como a substituição de pão branco por pão integral pode ter uma influência significativa sobre a sua perda de peso total. Aqui é que entramos no maior problema daquelas que malham ou correm todos os dias.

Quer malhar e correr todos os dias? Tenha a dieta como sua maior e mais importante aliada!

Isso significa ir a um nutricionista e a um médico para montar uma dieta apropriada para sua rotina e seu metabolismo. Muitas pessoas que passam a praticar exercícios todos os dias esquecem do papel da dieta e passam a viver o dia com com sono, cansados ou com dores musculares. Uma boa alimentação, além de ajudar na perda de peso, vai manter seu metabolismo e organismo funcionando bem. Você não pode, em hipótese alguma, achar que pode malhar e correr todos os dias só comendo frutas e verduras.

Portanto, fica o conselho: vá a um médico antes de começar uma rotina mais pesada de exercícios e siga uma dieta nutritiva para uma melhor saúde.

Você malha ou corre todos os dias? Pratica atividades físicas todos os dias? Como fica seu humor e ânimo com os exercícios?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.