Além dos desafios óbvios de excesso de peso ou obesidade em nosso mundo, quando se trata de exercícios, além dos problemas com excesso de peso, as pessoas com obesidade mórbida enfrentam problemas sérios como medo de ir a uma academia e serem julgados, o equipamento que não é dimensionado para pessoas obesas, a falta de produtos e acessórios que auxiliem melhor os obesos durante os exercícios. Esses são apenas alguns exemplos dos desafios enfrentados por estas pessoas, que querem melhorar a saúde.

Há um caminho, porém, que deve ser sempre o ponto de partida, e que pode ser onde essas pessoas está cometendo um grave erro. A consulta com um endocrinologista é o primeiro passo que uma pessoa com obesidade mórbida tem que tomar. Esse médico vai analisar a situação, solicitar exames, e fazer o diagnóstico apropriado, e recomendar os melhores exercícios para que comece a perder peso. Provavelmente, será feito um acompanhamento com um psiquiatra e um psicólogo, além de um nutricionista, e um educador físico/fisioterapeuta. Só com essa equipe trabalhando pelo seu bem estar é que há maior garantia do processo para a perda de peso ser bem sucedida, e uma saúde melhor.

Obesidade mórbida: tratamento com exercícios

Obesidade mórbida vai envolver um tratamento com medicamentos e psicoterapia. A parte mais importante está na combinação de exercícios físicos e nutrição. O problema dos exercícios é que uma pessoa obesa sofrerá muito mais os efeitos de impactos nas articulações, bem como pode sofrer de outros problemas como riscos cardíacos, pressão alta, diabetes, etc. Cada passo deve ser dado com o devido acompanhamento profissional. Listamos aqui algumas sugestões de exercícios que quem tem obesidade mórbida pode praticar, desde que orientados e supervisionados adequadamente pela equipe médica.

Exercícios para obesidade mórbida: natação

A natação é um exercício recomendado para pessoas obesas devido ao seu baixíssimo impacto e alta capacidade de queima de calorias. Se há timidez ou vergonha em usar um maiô, sunga, ou outros trajes de banho, quem sofre de obesidade mórbida deve procurar lugares onde há aulas de natação e hidroginástica. Nesses ambientes, os funcionários, professores, e instrutores preparam tudo para receber, da melhor forma possível, todas as pessoas, de todas as idades, em qualquer situação.

Exercícios para pessoas com obesidade mórbida

Pessoas com obesidade mórbida devem fugir de exercícios de alto impacto e alta intensidade. Começando devagar, baixa o risco de lesões e outros problemas mais graves. (Foto: www.livestrong.com)

Bicicleta reclinada para começar os exercícios contra obesidade mórbida

São outra boa opção para pessoas obesas. Ele queima calorias com baixo impacto, e ainda pode ter alterações na resistência dos pedais para poder aumentar a carga. O problema é que muitas dessas bicicletas não são construídas com assentos grandes o suficiente, ou com uma estrutura para suportar o peso. Aqui, a pessoa que quer começar os exercícios precisa encontrar uma academia com o equipamento adaptado, de forma a se adequar às necessidades do paciente. É mais fácil encontrar estúdios de fisioterapia e Pilates com esse tipo de equipamento do que academias.

Caminhadas leves e em locais planos para quem sofre com obesidade

A caminhada tem baixo impacto, e pode ser praticada virtualmente em qualquer rua. É necessário um par de tênis de boa qualidade, e que as caminhadas sejam realizadas em lugares planos. Dessa forma, há menos impacto nos exercícios, e dá pra controlar melhor a intensidade. Também possibilita que a pessoa que tem problemas psicológicos de auto estima fuja de ambientes onde há muitas pessoas, para poder praticar os exercícios com mais segurança.

Treinamento de força para pessoas com obesidade mórbida: usando o próprio corpo

As pessoas que sofrem de obesidade mórbida devem evitar usar pesos e máquinas de exercícios. O estresse causado por esses equipamentos é grande, além da maior parte desses equipamentos não ser preparada para pessoas com um tamanho maior.

Subir e descer escadas, exercícios de equilíbrio, levantamento de braços sem pesos, uso de bandas elásticas para trabalhar braços e pernas, são alguns exemplos de exercícios com pesos para ajudar no ganho muscular para pessoas obesas.

Exercícios com bola de Pilates para pessoas obesas

Muitas pessoas pensam que elas podem ser muito grandes para uma bola de Pilates, mas se você estiver com sobrepeso, você ainda pode usar com segurança uma bola de Pilates. Apenas verifique as especificações da bola que você compra para verificar os limites de peso, e ter certeza que é o modelo ideal para suportar seu peso. Uma bola de exercício pode ajudá-lo a trabalhar o equilíbrio, estabilidade, e força do núcleo. Alguns dos exercícios básicos que você pode tentar incluem sentar sobre a bola para assistir TV, escrever, ou trabalhar; tentar se equilibrar, levantando um pé fora do chão, segurando, e depois levantando o outro pé; e abdominais, mesmo que com pouco movimento (por causa da barriga, pode ser difícil fazer o movimento abdominal).

Pilates para quem tem obesidade mórbida

O Pilates é uma rotina de exercícios com baixo impacto, e que mistura muito bem o trabalho para fortalecimento muscular e emagrecimento. O Pilates também mistura elementos de fisioterapia, que podem ajudar principalmente quem tem problemas em articulações causados pela obesidade.

Dança para começar a trabalhar contra a obesidade

A dança é um exercício que trabalha muito coordenação motora e aeróbico. Além disso, é ótimo que a pessoa lutando contra a obesidade mórbida tenha contato com outras, socialize. Essa socialização tem um papel importantíssimo na auto estima da pessoa com obesidade mórbida, e pode ser o elemento mais importante na hora da motivação para seguir em frente com a rotina de exercícios e dieta.

Aeróbica em grupo na academia: socialização importante para a pessoa obesa!

Aulas de aeróbica em grupo na academia podem ser um desafio para a pessoa obesa. É um trabalho que vai ajudar a lidar com as mudanças de hábitos e mudanças corporais. Dependendo da academia, o grupo pode ser também um importante motivador rumo à perda de peso. Quanto mais animado, melhor.

Ioga para pessoas obesas

Existem exercícios e rotinas de Ioga adaptados diretamente para pessoas com excesso de peso. A Ioga é um exercício completo, que trabalha aeróbico, alongamento e fortalecimento muscular.

Treinamento funcional para pessoas com obesidade

O mais interessante em um treinamento funcional, no caso dos exercícios para obesidade mórbida, é que esse tipo de exercício trabalha com alta intensidade, e pode ser personalizado de uma forma a atender melhor às necessidades e momento de recuperação da pessoa que luta contra a obesidade mórbida.

Como você se exercita contra a obesidade mórbida? Quais exercícios já te ajudaram, em algum momento, a perder peso?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.