Fazer visitas a profissionais de saúde protege a sua saúde e minimiza os custos a longo prazo. A maioria das pessoas tem um plano de saúde através de seus empregadores ou sindicatos. Por isso, não ver os médicos necessários a cada ano está realmente deixando o dinheiro na mesa. Claro, os preços dos médicos e o que seu plano de saúde cobre ou não variam. Mas estes exames são aqueles que você não deveria evitar e deve poupar para fazer anualmente.

Mas vamos então aos exames médicos que por mais que você tente, não pode (e nem deve) fugir. Perceba também que se você tem histórico de doenças na família ou tem um passado com saúde delicada, a frequência de tais exames deve ser aumentada.

Limpezas Dentais

Frequência: a cada 6 meses.

Geralmente coberto por:planos de saúde completos com planos odontológicos ou planos odontológicos específicos.

Por quê é importante?Uma cárie em um dente pode evoluir para um problema de canal. E aí prepare seu bolso para gastos incríveis. O quanto antes você detectar os problemas dentais, melhor será para você. Se você usa aparelhos, o plano odontológico é sua melhor opção par apoupar dinheiro nas visitas mais frequentes.

Exames Oftalmológicos

Freqüência: A cada três a cinco anos (menores de 40 anos de idade); a cada dois anos depois disso. Anualmente para quem já usa óculos ou lentes.

Geralmente coberto por: plano de saúde ou gratuito (marcando com antecedência ou em óticas especializadas).

Por que é importante?Um problema de visão pode resultar em dores de cabeça, desconforto na leitura e outras coisas que além de prejudicarem seu cotidiano normal, pode resultar em remédios e visitas ao médico sem necessidade, o que dará mais custos. Ainda mais, quanto mais cedo você tratar os problemas de visão, mais chances de curar o problema você terá.

Exames de Papanicolau/Próstata

Freqüência: uma vez por ano. Para o exame de próstata, uma vez por ano após os 40.

Geralmente coberto por:plano de saúde ou gratuito (marcando com boa antecedência).

Por que é importante? Ambos são exames delicados, cobertos por tabus e que muitos ainda evitam. Porém, são dois exames que podem significar, literalmente, a diferença entre a vida e a morte. Não deixe para depois e vença os preconceitos para garantir sua saúde.

Diagnósticos importantes para uma boa saúde

O medo de médicos só irá te afastar de importantes diagnósticos que poem salvar sua vida. (Foto: hypnothai.wordpress.com)

Check-up Geral

Freqüência: uma vez por ano

Geralmente coberto por: plano de saúde ou gratuito.

Por que é importante? Com este exame, você pode prever o que vai acontecer com você e o que está acontecendo, de forma a direcionar melhor seus cuidados com a saúde e entender onde precisa melhorar. Muitas cidades tem programas de saúde que focam em incentivar esses exames anuais, o que é extremamente válido e recomendado, além de gratuito.

Verificações de Pressão Arterial

Freqüência: uma vez por ano

Geralmente coberto por:plano de saúde ou gratuito.

Por que é importante?Se você é geralmente saudável , basta utilizar um leitor de pressão arterial gratuitamente em sua farmácia local. Caso contrário, que isto seja feito rotineiramente no Check-Up geral. Pode diagnosticar problemas de saúde que são um grande risco de vida.

Verificações de Colesterol/Exame de Sangue Completo

Freqüência: anualmente

Geralmente coberto por: plano de saúde ou gratuito pelo hemocentro de sua cidade.

Por que é importante?Muitos vírus, como HIV, ficam dormentes no organismo por muito tempo até aparecerem em exames de sangue. Por isso, testes são importantes anualmente para detectar estes vírus dormentes o mais cedo possível. Além disso, condições graves como o colesterol alto podem ser detectadas e prevenidas com maior facilidade através destes exames.

Quais exames você faz anualmente? Quais julga mais importantes?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.