Começar a fazer exercícios em casa pode não ser uma tarefa muito fácil. É necessário disciplina, motivação, e muito trabalho para começar a trabalhar seus músculos e a queimar calorias dentro do seu lar. Para te ajudar, reunimos as melhores dicas para fazer exercícios em casa sem correr muitos riscos e para melhorar sua saúde.

Fazendo exercício em casa seguindo lives

Várias academias, personal trainers, e muitas empresas estão fazendo lives de saúde. É claro que não é o mesmo que estar na academia com estes profissionais ou fazendo um treino de personal, mas há algo de especial em ainda poder malhar “juntos” enquanto estão separados. Tantos academias e treinadores estão adotando uma abordagem semelhante no momento, o que significa que você pode experimentar uma “aula” que talvez nunca fosse capaz de fazer.

Existem diversos profissionais qualificados para te ajudar nessa tarefa. Porém, pesquise bem as qualificações dos profissionais que estão fazendo a live. Busque aqueles que tem cerificações ou diplomas.

Se não encontrar, muitas videoaulas de exercícios ainda existem, e com muita qualidade. Procure uma, pesquise online a qualidade, e veja se encaixa na sua rotina.

Exercício feito em casa com apps

Muitos aplicativos de fitness que normalmente custam dinheiro estão oferecendo testes gratuitos. Mesmo se você nunca foi alguém para se exercitar em casa, é uma boa hora para brincar com algumas opções para ver se há algo que você realmente gosta.

Além dos apps pagos, você tem diversos aplicativos gratuitos que pode usar para ter o melhor resultado possível para sua saúde. Escolha um, teste, e se não gostar, use outro até achar um que te agrade.

Fazendo exercícios em casa

Faça exercícios em casa e tenha uma vida muito mais saudável. (Foto: The Pacer Blog)

Armazene alguns equipamentos de ginástica em casa

Encomende algumas faixas de resistência e alguns halteres para ter em casa. É muito mais prático do que ficar usando sacos de arroz, feijão, ou galões de água.

Você não precisa comprar nada para exercitar em casa. Muitos ótimos exercícios em casa podem ser feitos apenas com o seu peso corporal. Mas você pode fazer muito com apenas um par de halteres.

Não se esqueça do alongamento

Se o único exercício em casa com o qual você pode se comprometer agora é o alongamento ocasional, isso é perfeitamente válido. Comece a agendar intervalos extensivos em sua agenda e a trabalhe no alongamento durante estes intervalos. Também é ótimo fazer isso quando você terminar o dia, para dormir ainda mais relaxado.

Seja consistente no treino em casa

Se você é alguém que sempre se sente melhor quando tem um horário de treino consistente, ou se só precisa se mover mais agora para manter as articulações, então é bom agendar os exercícios para garantir que eles aconteçam. Isso pode ser tão simples quanto dizer que você vai dedicar 30 minutos para se movimentar toda segunda, quarta e sexta de manhã. Ou pode estar em escrever uma agenda das aulas de treino virtual que você deseja fazer esta semana. Siga qualquer caminho que faça você se e seu corpo se sentirem bem.

Faça uma área de ginástica em casa

Você pode morar em um minúsculo apartamento, e sua “área de ginástica” pode ser sua sala de estar quando arrastar a mesa de café para fora do caminho. Mas, mesmo que seja esse o caso, tente manter todas as suas coisas em um só lugar para que pareçam intencionais e especiais. Tenha seus halteres, faixas de resistência, garrafa de água, tênis e tapete de ioga em um canto do seu apartamento ou casa. Não é nada chique, mas vê-los vai te lembrar que tem as ferramentas e o tempo para treinar quando quiser e não precisará pensar muito sobre isso. Se você tem um quintal em que pode se exercitar, talvez sua “área de ginástica” seja apenas uma pilha de coisas à sua porta.

Prepare-se antes de assistir vídeos ou lives

As melhores academias e aulas de fitness têm um elemento de fuga para elas, que exige que você esteja totalmente presente na experiência – seja pouca iluminação, uma lista de reprodução épica, velas acesas, óleos essenciais, o que for. Se você está sentindo falta desse tipo de vibração, faça o possível para replicá-lo em casa, dependendo do treino que estiver assistindo. Não, não será perfeito. Mas poderá contribuir para o sucesso.

Mantenha um ritmo saudável

Talvez você não participe de um treino de halteres de alta intensidade de 60 minutos se não toque nos seus pesos há mais de um ano. Talvez não se espere malhar todos os dias só porque você está em casa e pode ficar à toa. Não precisa se matar de se exercitar. Comece com calma, tome um passo depois do outro, e vá em frente.

Como você mantém um ritmo saudável? Quais estratégias funcionam para você se exercitar em casa?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.