A dieta Dukan é apenas um em uma série de planos midiáticos de baixos carboidratos que supostamente podem ajudar você a perder peso, limitando todos os açúcares. Isso inclui os açúcares naturais encontrados nas frutas, grãos e alguns legumes. Desenvolvido pelo Dr. Pierre Dukan, o plano partilha algumas semelhanças com outro programa de baixos carboidratos, a dieta de Atkins. Como a dieta de Atkins, a dieta de Dukan é dividida em quatro fases e requer um suplemento vitamínico de alta qualidade para garantir uma nutrição adequada. Sempre consulte seu médico antes de iniciar qualquer programa de dieta.

Vamos ver a dieta Dukan passo a passo:

A Fase de Ataque

A primeira fase da dieta Dukan é a fase de ataque, também chamado de choque ou fase de proteína. Durante esta fase, você pode comer quantidades ilimitadas de carne magra, carne de órgãos, ovos, aves, peixes, frutos do mar e produtos lácteos com baixo teor de gordura. Você pode usar especiarias, mas deve limitar o consumo de sal para reduzir a retenção de água. Ao contrário da dieta de Atkins, que são incentivados a consumir pequenas quantidades de farelo de aveia, a fibra solúvel vai ajudar a mantê-lo sentindo-se cheio e também prevenir a constipação. Todos os legumes, frutas, doces, pães, massas e produtos lácteos cheios de gordura são proibidos. Você também vai precisar de beber 2,5 litros de água por dia para ajudar a limpar seus rins. Mantenha-se na Fase de Ataque durante pelo menos cinco dias. Quanto mais peso você tem a perder, mais tempo você pode ficar na fase um.

A Fase de Cruzeiro

A segunda fase introduz vegetais de volta em sua dieta. Vocês tem dias alternados apenas com proteínas ou proteínas com vegetais. Esta fase pode ser comparada com a  fase de “Perda de Peso Permanente” da Dieta Atkins. Você fica na fase de cruzeiro até chegar ao seu peso ideal, o que Dukan se refere como seu “verdadeiro peso”. Nem todos os legumes são permitidos: você ainda terá que evitar vegetais ricos em amido e doces. O ciclo recomendado é de dois dias só de proteínas e cinco dias de proteínas/vegetais em combinação por semana, embora você também pode simplesmente usar dias alternados apenas em proteínas com dias de combinação. Quanto mais dias só de proteínas em sua semana, mais rápido você vai perder peso.

Riscos de dietas prontas

São comerciais como este da foto que convencem as pessoas a comprar a dieta. Mas cuidado: uma dieta que funciona para outra pessoa quase sempre não funcionará para você. (Foto: www.hivehealthmedia.com)

A Fase de Consolidação

A terceira fase começa quando você atingir sua meta de peso e dura cinco dias para cada quilo que você perdeu. Se você perdeu 11 kg na dieta Dukan, você precisa ficar em fase de consolidação por 125 dias, o que é cerca de 18 semanas. Esta terceira etapa é projetada para ajudar a evitar recuperar todo o seu peso perdido, o que é uma ocorrência comum quando fazendo a transição de uma dieta baixa em carbonos e de volta para mais “normais” padrões alimentares. Você pode introduzir quantidades limitadas de pão integral, arroz, batatas e queijo de volta em sua dieta. Porém, duas vezes por semana, você volta para os dias somente com proteínas da fase de ataque. Uma dica é comer uma refeição de celebração, que inclui vinho e escolhas alimentares  ricas em carboidratos e, em seguida, seguir com a “punição” com um dia de alimentos só de proteínas para te ensinar auto-controle.

A Fase de Estabilização

A fase de estabilização foi projetada para ser uma fase de manutenção ao longo da vida. Todos os alimentos são permitidos, exceto para o açúcar e doces. Você pode usar adoçante em seu café ou chá. Você come regularmente seis dias por semana, mas uma vez por semana você vai fazer um dia só de proteína. Dukan recomenda a quinta-feira. Você também vai continuar a comer, pelo menos, 3 colheres de sopa de farelo de aveia todos os dias. Dukan recomenda ser fisicamente ativo: andando de 20 a 30 minutos por dia é recomendado em todas as fases de sua dieta. Dukan também sugere subir as escadas e fazer alguns exercícios de treinamento de força.

Considerações acerca da Dieta Dukan

A dieta Dukan tem livros e receitas, além de cardápios prontos e vários guias sobre como fazer a dieta. Porém, gostaríamos de salientar que durante nossas pesquisas todos os artigos que lemos alertam para os perigos das dietas. Elas não levam em consideração o indivíduo e suas necessidades específicas. Algumas dietas inclusive trazem grandes riscos à sua saúde e a recomendação é que você busque um médico e um nutricionista para fazer seu próprio cardápio de dieta para não ser prejudicado.

Ser saudável exige paciência. Vá com calma e tudo dará certo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.