Quando se trata de perder peso, a maioria de nós está preocupado com a ingestão de calorias, mas muitos especialistas afirma que a proteína deve ser o foco de uma dieta de perda de peso. Mas por que ela é tão importante e qual a quantidade certa que você deve ingerir em uma dieta saudável?

Não querendo substituir os conselhos de um nutricionista ou nutrólogo, reunimos algumas informações importantes sobre o consumo de proteínas na sua dieta.

Dieta com proteína: por que é importante?

Comer proteínas adequadas é essencial para o seu sucesso na perda de peso pois mantém você se sentindo mais cheio por mais tempo, repara o tecido muscular e aumenta seus níveis de energia. É também um dos nutrientes mais prontamente disponíveis no organismo, o que significa que vai te dar energia de forma mais rápida e eficiente.

Quantas gramas de proteína devo ingerir por dia para hipertrofia ou emagrecimento?

Enquanto o corpo e a dieta de todos são diferentes, há uma fórmula quando se trata de sua ingestão de proteína que pode ajudar a queimar os quilinhos a mais que teimam em continuar. Dessa maneira, você poderá consumir uma quantidade que também poderá ajudar na dieta de hipertrofia.

Como melhorar a dieta

O consumo ideal de proteínas vai ajudar na sua dieta e no controle do seu peso, contribuindo para a construção de músculos e melhora do metabolismo. (Foto: WebMD)

As necessidades de proteínas são baseadas no peso corporal ou, em alguns casos, uma porcentagem de calorias. Como regra geral, o mínimo recomendado de proteína na alimentação é de cerca de 0,4 gramas de proteína por cada 500 g de peso corporal para homens e mulheres.

Dito isto, se você deseja perder peso, a recomendação é aumentar em cerca de 50 por cento a ingestão de proteínas. Isso significa que, para cada 500 g que você pesa, você deve comer cerca de 0,54 a 0,68 gramas de proteína por dia.

Esta mudança nos gramas de proteína adicionados ajudará a promover a retenção de massa muscular, ou seja, a massa magra durante a perda de peso, especialmente quando associada a exercícios de treinamento de força, além de ajudar a controlar melhor seu apetite.

Calculadora de proteínas: cuidado na quantidade

É importante considerar de onde você está recebendo sua proteína, pois nem todas as fontes são criadas igualmente.

Lembre-se que para perder peso, precisa haver um déficit calórico; Portanto, procure por fontes magras de proteínas que são ricas em vitaminas, minerais e outros nutrientes que promovam a saúde. Se sua rotina de exercícios é mais pesada, algo como 5 vezes ou mais na semana, você pode ter de triplicar ou até quadruplicar a quantidade de proteína que consome. Além de uma calculadora de proteínas, você pode consultar com um nutrólogo ou nutricionista para medir a quantidade ideal na sua dieta.

Na hora da ingestão das proteínas, prefira comer carne magra como aves, ovos, leite, peixe, oleaginosas e sementes.

Você também deve ajustar o restante da sua dieta, reduzindo a ingestão de gordura e carboidratos e trocando-os por melhores opções, tais como o azeite, o abacate, os grãos integrais e os vegetais amiláceos.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas e iremos responder para ajudá-los!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.