Uma dieta da moda é um plano alimentar que se torna popular rapidamente. Dietas da moda muitas vezes prometem resultados de perda de peso irrealista e muito rápido. Praticamente todas as dietas perigosas são projetadas para aproveitar a disposição das pessoas para “tentar qualquer coisa” para perder peso e ter um visual melhor e uma saúde mais em dia, reduzindo o risco de problemas de saúde relacionados ao peso, como diabetes, doenças cardíacas e outras condições.

Dietas milagrosas e absurdas para emagrecer: os perigos

Muitas dietas da moda tornam-se populares porque elas produzem a perda de peso a curto prazo rapidamente. No entanto, a maioria não resulta em perda de peso de longo prazo. Muitas vezes, essas dietas são prejudiciais a saúde e, na verdade, algumas dietas da moda pode comprometer gravemente seu organismo.

Algumas, mas não todas as dietas da moda, promovem hábitos alimentares pouco saudáveis que não atendem às recomendações nutricionais básicas para um indivíduo. Elas podem fornecer muito menos calorias diárias do que o normal, resultando em perda de peso através da perda de água e massa muscular magra, ao invés de gordura.

É difícil para a maioria das pessoas manter qualquer dieta que restringe drasticamente suas escolhas alimentares ou exige-lhes para comer alimentos incomuns, muito pouco alimento, ou os mesmos alimentos todos os dias. Conseqüentemente, os povos que perdem o peso em uma dieta da moda passageira geralmente acabam ganhando peso ao invés de perder, o que pode não apenas afetar a saúde mas também a estima de um indivíduo.

Perigos de dietas

Dietas com resultados milagrosos podem ter o efeito contrário do proposto, prejudicando sua saúde e qualquer objetivo de perda de peso que você tenha. (Foto: Daily Mail)

Dietas milagrosas para emagrecer rápido: as promessas mentirosas

Em geral, é melhor evitar qualquer dieta ou plano de perda de peso que faz algumas promessas milagrosas, tais como a perda de mais de 1 ou 2 quilos por semana. Vale lembrar que biologicamente, você leva tempo para engordar e leva tempo para perder o peso adquirido.

Parece bom demais para ser verdade dietas da moda muitas vezes fazem promessas irrealistas, tais como a perda e manutenção do peso sem ter que desistir de alimentos com muita gordura, alimentos de alto teor calórico ou exercícios físicos, por exemplo. Isso é impossível.

Dietas perigosas baseiam suas promessas principalmente em fotos do “antes” e “depois” de pessoas que fazem a dieta. Depoimentos de consumidores da dieta, ou “especialistas” que não têm credenciais válidas, pagos para endossar o plano da dieta ou os produto a ela associados, são usados com frequência. E nenhum deles é sincero. Esses “especialistas” apresenta conclusões simples baseadas em pesquisas médicas complicadas ou dados baseados em um único estudo. Converse com um nutricionista e você vai ver que uma dieta se baseia em vários estudos, de diversas fontes, e estudos que já tenham anos de testes e comprovação de eficiência.

Nas dietas da moda, há uma limitação das suas escolhas alimentares e o desencorajamento de uma nutrição balanceada com uma variedade de alimentos saudáveis. Isso é surreal! Muitas dietas proíbem até doces, o que sabemos ser muito difícil de parar de comer. As dietas mais realistas sugerem uma redução no consumo de doces. Proibição não é uma opção muito válida para mudar um comportamento de alimentação.

E talvez o ponto mais perigoso das dietas da moda: o lado financeiro. A maioria delas exige que você compre planos de refeições, refeições prontas, suplementos ou pílulas dietéticas, ou gaste uma quantidade considerável de dinheiro em seminários e programas para garantir o sucesso. Todo esse investimento seria muito melhor gasto em uma sessão com um nutricionista e um personal trainer.

Dieta perigosa, mas eficaz: não existe! E veja alguns dos exemplos

Aqui estão algumas dietas da moda que ganharam e perderam popularidade nos últimos anos. Tenha em atenção que algumas, embora nem todas estas dietas podem ter efeitos adversos para a saúde e podem ser perigosas para o seu bem-estar.

  • Dieta dos 3 dias
  • Dieta das 5 mordidas
  • Dieta dos 17 dias
  • Dieta do Açaí
  • Dieta do ar
  • Dieta de vinagre de maçã
  • Dieta Atkins
  • Dieta do alimento de bebê
  • Dieta de Beverly Hills
  • Dieta do tipo sanguíneo
  • Dieta da sopa de repolho
  • Dieta da esfera do algodão
  • Dieta Detox
  • Dieta de Hollywood
  • Dieta líquida
  • Dieta de baixo teor de carboidratos
  • Dieta de baixo teor de gordura
  • Dieta negativa das calorias
  • Dieta Paleo
  • Dieta do Sagrado Coração
  • Dieta da Bela Adormecida

O que fazer então para perder peso e manter a perda com segurança?

A conclusão sobre dietas da moda e dietas perigosas: são insalubres, na maior parte, e ineficazes para perda de peso a longo prazo. Se você está preocupado com a perda de peso e melhorar a sua saúde, fale com um médico primeiramente. Ele irá te encaminhar a um nutricionista, talvez um psiquiatra ou psicólogo, para trabalhar sua mente a uma direção de busca por mais saúde. A perda de peso saudável sempre requer mudanças de estilo de vida a longo prazo, e não uma solução rápida e fácil de uma dieta de moda passageira. Cuidado!

Você já fez uma dieta perigosa? Quais foram os efeitos colaterais que você sofreu?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.