Síndrome do intestino irritável: causas, sintomas e tratamento!

Escrito na categoria "Saúde" por André M. Coelho.

Síndrome do intestino irritável é um distúrbio que leva à dor abdominal e cólicas, alterações nos movimentos intestinais e outros sintomas. Não é a mesma que a doença inflamatória do intestino, que inclui a doença de Crohn e a colite ulcerosa. Na síndrome do intestino irritável, a estrutura do intestino não é anormal.

Causas da síndrome do intestino irritável?

Não está claro por que os pacientes desenvolvem esta doença Por vezes ocorre após uma infecção do intestino. Isto é chamado síndrome do intestino irritável pós-infecciosa. Também pode haver outras causas.

O intestino está ligado ao cérebro. Sinais vão e voltam entre o intestino e o cérebro. Estes sinais podem afetar a função intestinal e ter sintomas. Os nervos podem se tornar mais ativos durante o estresse, fazendo com que o intestino seja mais sensível e fique mais “espremido”.

O problema pode ocorrer em qualquer idade, mas geralmente começa na adolescência ou início da idade adulta. É duas vezes mais comum em mulheres do que em homens. É o problema intestinal mais comum que faz com que os pacientes sejam encaminhados para um especialista intestinal (gastroenterologista).

Sintomas da síndrome do intestino irritável

Os sintomas variam de leve a grave. A maioria das pessoas têm sintomas leves. Os sintomas são diferentes de pessoa para pessoa. Os principais sintomas da síndrome do intestino irritável são dores abdominais, sensação de “cheio”, gases e inchaço que estavam presentes por pelo menos 3 dias por mês durante os últimos 3 meses. A dor e outros sintomas, muitas vezes:

Uma doença irritante e incômoda

Incômoda, a síndrome do intestino irritável pode atrapalhar muito sua vida. (Foto: www.warrelatedillness.va.gov)

Exames e testes para a síndrome do intestino irritável

Na maioria das vezes, o médico pode diagnosticar o problema com base em seus sintomas, com poucos ou nenhuns testes. Comer uma dieta sem lactose por 2 semanas pode ajudar o médico a verificar uma possível deficiência de lactose.
Não há nenhum teste para diagnosticar o problema. Alguns testes podem ser feitos para descartar outros problemas:

Alguns pacientes precisam de uma colonoscopia. Durante este teste, um tubo flexível é inserido através do ânus para examinar o cólon. Você pode precisar deste exame se:

Outras doenças que podem causar sintomas semelhantes incluem:

Tratamentos para a síndrome do intestino irritável

O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas. Mudanças de estilo de vida pode ajudar em alguns casos da síndrome. Por exemplo, o exercício regular e melhores hábitos de sono podem reduzir a ansiedade e ajudar a aliviar os sintomas intestinais.
Mudanças na dieta podem ser úteis. No entanto, nenhuma dieta específica pode ser recomendada para a síndrome do intestino irritável, pois a condição é diferente de uma pessoa para outra. As seguintes alterações de hábitos podem ajudar:

Nem todo medicamento vai funcionar para todos. Medicamentos que o seu médico pode tentar incluem:

Prognóstico para a síndrome do intestino irritável

Síndrome do intestino irritável pode ser uma condição para o resto da vida. Para algumas pessoas, os sintomas são incapacitantes e reduzem a capacidade de trabalhar, viajar e participar de eventos sociais.

Os sintomas muitas vezes podem ser melhorados ou aliviados através de tratamento.
A síndrome não pode causar dano permanente aos intestinos, e não pode levar a uma doença grave, como o câncer.

Considerações finais: sempre converse com seu médico!

Chame seu médico se você tiver sintomas da síndrome do intestino irritável ou se você notar uma mudança em seus hábitos intestinais que não vão embora. Nada de usar medicamentos sem consulta com seu médico. Automedicação pode piorar os sintomas.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.