Uma dieta pode ser definida como o processo de comer um número reduzido de calorias por dia para perder peso. A alimentação pode ser realizada de várias maneiras. Às vezes, é um compromisso para simplesmente comer menos através do consumo de alimentos de baixas calorias ou reduzir o tamanho das porções.

A dieta também pode assumir a forma de um programa de compra com as refeições, planos de alimentação e grupos de apoio. Algumas dietas podem ser categorizadas como dietas da moda. Estes tipos geralmente exigem a eliminação de um grupo de alimento específico ou o consumo de suplementos. Existe normalmente uma promessa de valores rápidos ou de grande perda de peso.

Calorias ingeridas versus calorias queimadas

O corpo necessita de uma quantidade específica de calorias para manter o peso. Quando as calorias consumidas através de alimentos são iguais às queimadas a cada dia através do funcionamento e atividades normais, o peso corporal é mantido e permanece constante.

A atividade que queima calorias não é apenas um exercício. Apenas manter o corpo vivo e funcionando utiliza calorias. Isso inclui coisas tais como a taxa metabólica basal (TMB), que é função normal do corpo, a respiração, a taxa metabólica de repouso (TMR) ou a quantidade de calorias que você queima em repouso como quando você está deitado na cama, e o efeito térmico dos alimentos (ETA), o qual envolve a utilização de calorias ao digerir os alimentos. Tudo isto combinado com o exercício determina a quantidade de calorias que o corpo necessita diariamente.

Quando em uma dieta, você consome menos calorias do que seu corpo precisa para suportar o seu peso atual. Quanto menos calorias estão sendo fornecidas através dos alimentos, carboidratos, gorduras e proteínas, por vezes, são armazenadas no corpo é usadas para a energia. Isso resulta em perda de peso ao longo do tempo.

Emagrecendo de forma saudável

A melhor forma de emagrecer ainda consiste em uma grande mudança de hábitos que te levará a uma perda de peso gradual até o peso ideal, mas de forma saudável. (Foto: health.usnews.com )

Perigos da Dieta extrema

Apesar de comer menos e redução de calorias serem importantes componentes de perda de peso bem sucedida, é prudente não restringir calorias de forma drástica. Quando o corpo tem muito poucas calorias para manter a função normal, ele pode começar a reagir como se estivesse em modo de inanição. Ele vai começar a economizar calorias, e menos perda de peso vai acontecer. Além disso, as dietas de baixa caloria levam a uma perda de tecido muscular. Deve haver uma relação saudável de calorias ingeridas contra as calorias queimadas por meio da atividade de produzir perda de peso global saudável.

Dietas funcionam ou não?

Quando em uma dieta, é melhor não comer menos de 1200 calorias por dia. Também, fuja de eliminar grupos alimentares inteiros. Comer uma variedade de frutas e vegetais, grãos integrais e fontes de proteína e cálcio magras para garantir que seu corpo está recebendo a quantidade certa de nutrientes necessários, é muito mais saudável e tem resultados muito mais positivos. Um nutricionista é a pessoa mais importante e recomendada para te ajudar a perder peso de acordo com seus gostos pessoais, ao invés de você acreditar em revistas e sites que pregam que dietas milagrosas irão te ajudar a perder peso. Apenas com exercícios, boa alimentação e esforço você realmente perderá peso e manterá a boa forma.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.