Manter um peso saudável é importante para ajudar a prevenir doenças, como doenças cardíacas, pressão alta e diabetes. Estar acima ou abaixo do peso coloca você em maior risco de muitas condições médicas e pode criar estresse desnecessário sobre as articulações, seja pela falta de nutrientes ou pelo excesso de peso. Mas como fazer um cardápio de dieta? E a dieta pronta para emagrecer?

Tudo a seu tempo será tratado neste artigo, mas vamos com calma.

Dieta pronta para emagrecer/ganhar peso rápido?

Perder ou ganhar peso é um trabalho árduo e deve ser feito lentamente, para que o corpo possa se adaptar às mudanças. A menos que você esteja sob os cuidados de um médico, você não deve perder ou ganhar mais de 500 g por semana. 4-6 kg por mês é considerado já um valor alto, de pessoas que já estão fisicamente ativas. Esta são quantidades segura de peso que vão permitir que o seu corpo se adaptar lentamente às mudanças e você será mais bem sucedido em manter esses pesos. Perder ou ganhar mais peso, então, pode levar a problemas de saúde graves.

Você precisa ter certeza de que você está comendo uma dieta bem equilibrada, afim de manter uma boa saúde geral. As dietas prontas para perder gordura rápido ou emagrecer rápido na verdade estão focando em fazer você perder líquidos do corpo para sentir que perdeu peso. Não caia nessa roubada. Pode perguntar a qualquer nutricionista se eu estou errado na afirmação. Dieta tem que ser personalizada para cada pessoa, de forma a respeitar os limites e gostos dela para uma vida melhor.

Saiba as conseqüências de uma dieta pronta

Seu corpo precisa de proteína para sobreviver. É um componente importante de todas as células, incluindo músculos e ossos. Você precisa disso para o crescimento saudável, o desenvolvimento e fortalecer o seu sistema imunológico para combater infecções. Se você não obter proteína suficiente em sua dieta, seu corpo vai começar a quebrar os músculos e outros órgãos para obter proteínas. Então você acaba não tendo uma dieta pronta para perder gordura, mas, na verdade, uma que irá prejudicar o seu corpo. O segundo problema é que, quando você ganhar o peso de volta, é geralmente na forma de gordura, em vez de recuperar o músculo perdido.

E nas dietas prontas para hipertrofia, eles deixam de lado, na maioria das vezes, os carboidratos, abusando nas proteínas. O excesso de proteínas, principalmente da carne vermelha, já foi associado em pesquisas a aumento nas chances de câncer no fígado. O balanço entre todos os nutrientes é o que um profissional busca para seus pacientes e não o excesso de um e a falta de outros.

Cuidado com as dietas prontas

Não confie em dietas prontas mas sim, em profissionais que te darão uma dieta de perda ou ganho de peso gradual. (Foto: divulgação)

Conheça as ramificações da dieta pronta para os ossos

Se a sua dieta é deficiente em cálcio e vitamina D, você está se colocando em risco de osteoporose. A osteoporose é uma condição em que os ossos se tornam frágeis e são mais suscetíveis a fraturas. As fraturas podem acontecer devido a uma queda. No entanto, você também pode desenvolver pequenas fraturas por compressão em sua coluna por apenas dobrar ou se mover na direção errada. Outra questão é que a osteoporose pode estar presente sem qualquer sintoma. Você só sabe se você tem isso obtendo um teste de densidade óssea. Então, enquanto você pode estar perdendo ou ganhando peso, você também pode ser sem saber perder osso e pode precisar de usar medicação para reconstruí-lo.

Compreenda as conseqüências de uma dieta pronta para o seu coração

Seu coração é responsável por bombear sangue e oxigênio por todo o corpo. Quando você ganha ou perde peso, o seu coração deve se ajustar para acomodar mais ou menos do peso corporal. Como seu coração é um músculo, perda/ganho de peso rápido ou o efeito sanfona podem colocar um monte de estresse em seu coração. À medida que seu peso muda, assim faz a sua pressão arterial e freqüência cardíaca. Você também pode experimentar ritmos cardíacos irregulares e, eventualmente, parada cardíaca. Na verdade, é melhor para o seu coração para manter um peso do que ganhar e/ou perder peso frequentemente.

Saiba que a perda de peso, o ganho de peso e os músculos são difíceis de manter

A maioria das pessoas que tentam programas de perda rápida de peso geralmente acabam ganhando o peso de volta, e às vezes eles ganham de volta mais do que eles perderam. O mesmo acontece com quem quer ganhar peso/músculos, só que ao contrário, podendo acabar ganhando gordura também. Dietas para perda rápida de peso restringem severamente a sua dieta e eles não são algo que você pode usar por longos períodos. Muitas pessoas acabam se sentindo carentes. A nutrição inadequada também pode deixá-lo sentir-se cansado, mal-humorado, deprimido e ansioso. Eventualmente, isso vai levar não só a quebrar a dieta, mas compulsão sobre os alimentos que foram restritos. Você pode acabar desistindo de seu programa completamente e retornando a padrões nada saudáveis ​​de comer demais ou comer de menos.

Dieta pronta para emagrecer, dieta pronta para ganhar peso e músculos não existem!

Para com sucesso e segurança a perder/ganhar peso e manter é preciso muito trabalho e empenho. Você precisa de uma combinação de dieta e exercício e uma mudança gradual nos hábitos de estilo de vida. Você precisa desenvolver um plano alimentar que não será apenas para 6 ou 8 semanas, mas um que dure o resto da sua vida.

Você deve começar esse processo indo a um nutricionista. Juntamente, vá a um clínico geral e peça a ele um check-up completo de sua saúde para começar os exercícios físicos. Vai ser difícil começar e mais difícil ainda ver os lentos resultados. Mas acredite, isso será muito melhor para você e sua saúde.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.