Pessoas com diabetes que perdem uma pequena quantidade de peso melhoram seu nível de açúcar no sangue e reduzem o o risco de doenças cardíacas. A dieta de redução de calorias com base na Pirâmide Alimentar da Diabetes ensina as pessoas com diabetes como fazer boas escolhas alimentares e porções de controle . Para perder peso, as mulheres precisam de entre 1.200 a 1.600 calorias por dia e os homens de 1.600 a 2.000 calorias por dia.

Informações básicas de um regime para diabéticos

Um paciente de diabetes que faz uma dieta para diabéticos específica deve consultar um nutricionista para determinar o melhor plano nutricional para perda de peso. No entanto, um plano de perda de peso saudável quebra cerca de 45 por cento a 65 por cento do total de calorias de carboidratos, que são ricos em fibras. Sua ingestão de carboidratos deve ser controlada através da contagem de carboidratos ou o uso de listas de planejamento para refeições. O restante da dieta vem de 25 por cento a 35 por cento de gordura, principalmente mono-insaturadas e poli-insaturadas, e 12 por cento a 20 por cento de proteínas magras. Aqueles que tentam perder peso devem ser pacientes e realistas. Tipos específicos de dietas, como a Atkins ou do Vigilantes do Peso, não vai ajudar um paciente com diabetes a perder peso, como estudos comprovaram.

Segue abaixo os nutrientes que um diabético precisará em sua dieta.

Amidos na dieta para diabéticos

Amidos fornecem carboidratos, fibras, vitaminas e minerais e devem ser consumidos em cada refeição. Pessoas com diabetes devem escolher mais grãos integrais para o amigo e fibra. Fibra ajuda a perder peso, controlando a fome. Para perder peso, mulheres devem limitar sua ingestão para seis porções e homens, oito porções por dia. O tamanho da dose é igual a uma fatia de pão, uma batata pequena, 3/4 de xícara de cereal sem açúcar frio, seis bolachas, 1/ 3 de xícara de massa ou arroz integral e 1/2 xícara de milho ou ervilhas.

Legumes na dieta para diabéticos

Os vegetais são pobres em calorias e ricos em vitaminas, minerais e fibras. Para limitar a ingestão de calorias, coma vegetais crus e cozidos, sem qualquer molho rico em gordura. Em uma dieta para diabetes de perder peso, mulheres precisam de três porções de legumes por dia e os homens, quatro porções por dia. O tamanho da dose é igual a 12 xícara cozida e 1 xícara crua. Boas opções de baixas calorias para vegetais incluem cenouras, folhas verdes, brócolis, pepino, cogumelos e feijão verde.

Construindo uma dieta saudável

A dieta para emagrecimento para diabéticos além de ajudar a perder peso também ajuda a manter a diabetes sob controle. (Foto: diabetes.medicalxtourism.com)

Frutas na dieta para emagrecer para diabéticos

As frutas contêm vitaminas, minerais, fibras e carboidratos. O teor de carboidratos em alimentos como frutas, amidos e leite, afetam o açúcar no sangue, tornando-se importante controlar porções e ingestão de frutas. Mulheres com diabetes que querem perder peso precisam de duas porções de frutas por dia e os homens quatro porções por dia. O tamanho da porção é igual a 1/2 xícara de fruta enlatada, um pequeno pedaço de fruta fresca, 1 xícara de melão fresco e 2 colheres de sopa de frutas secas.

Laticínios na dieta para diabéticos

Leite e produtos lácteos são uma boa fonte de proteínas, cálcio e carboidratos. Homens e mulheres que seguem uma dieta para diabetes para perder peso devem limitar sua ingestão para duas porções por dia. O tamanho da porção é igual a 1 xícara de leite e 1 copo de iogurte. Para limitar a ingestão de calorias para perda de peso, escolha produtos lácteos com baixo teor de gordura e sem gordura.

Carnes e substitutos da carne para diabéticos

Alimentos na carne e seus substitutos fornecem proteínas, vitaminas e minerais. Homens e mulheres com diabetes que estão tentando perder peso devem limitar sua ingestão entre 115 g a 170 g em um dia. Mantenha o tamanho das porções pequenas. Uma porção de carne de aves ou peixe com 85 g tem aproximadamente do tamanho de um baralho de cartas. Para reduzir ainda mais a ingestão de calorias, as pessoas devem escolher cortes magros de carnes e aves e aparar toda a gordura visível. Tofu, ovos, feijão e nozes também se enquadram neste grupo. 28 g de porção de carne e substitutos seria equivalente a 28 g de carnes de aves de peixe, um ovo, 1/4 xícara de queijo cottage/minas, 1/2 xícara de tofu e 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim.

Gorduras e doces para diabéticos

Os alimentos deste grupo têm muito pouco valor nutricional e a ingestão total deve ser limitada. As mulheres que tentam perder peso podem ter até três porções de gorduras e doces por dia e os homens, até quatro porções por dia. Uma porção é igual a 1 colher de chá de óleo, margarina ou manteiga, dois pequenos bolinhos, 1/2 xícara de sorvete ou uma rosquinha simples.

Considerações Finais

Queremos deixar claro: só comece uma dieta com a recomendação de um nutricionista e o acompanhamento médico, principalmente se você é portador de diabetes ou é um pré-diabético. Todo cuidado com sua saúde será com certeza recompensado.

Tem mais sugestões? Deixe nos comentários suas ideias e históricas com dietas.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.