Há centenas de dietas de perda de peso que prometem perda de peso rápida, prometendo vários quilos perdidos por semana. Infelizmente, a maioria dessas dietas promovem métodos que não são apenas ineficazes, mas em alguns casos, nada saudáveis para os nossos corpos. Entenda primeiramente o funcionamento da perda de peso para que você possa perder peso de forma saudável.

Quando você perde peso?

A maneira saudável de perder peso rápido deve basear-se nos mesmos princípios que uma dieta saudável a longo prazo. Isso significa fazer uma combinação entre comer menos e fazer mais exercício. Isso vai criar um déficit calórico. O que você não vai querer é fazer um déficit calórico que te deixe sem vários nutrientes na dieta, pois isso vai causar mais fome, resultando, no médio e longo prazo, em mais comida e calorias na sua alimentação.

Quantos quilos posso perder por semana?

Os profissionais de saúde concordam que uma perda de peso saudável é de cerca de 450 g a 900 g por semana, geralmente. Agora, essa taxa pode variar muito de pessoa para pessoa. E essa perda de peso pode não acontecer, por exemplo, se você estiver fazendo musculação, quando a gordura está sendo transformada em massa magra, e você pode estar até ganhando peso. O que esses mesmos profissionais afirmam é que toda perda de peso deve ser acompanhada por um nutricionista e um educador físico, de forma que haja um correto acompanhamento do desenvolvimento e perda de peso. Assim, podem também ser feitos os ajustes finos durante a dieta e os exercícios, para tornar a perda de peso mais saudável, e o ganho muscular mais eficiente.

Ritmo para perder peso

Quando você quer perder peso, ir muito rápido pode ser bem pouco saudável, portanto vá com calma! (Foto: www.caloriesecrets.net)

Não foque na perda de peso: foque na redução de calorias

Para conseguir uma perda de peso de 450 g a 900 g por semana, considerando que você deseja partir para uma vida saudável, você precisa reduzir sua ingestão de calorias em pelo menos 500 calorias por dia. Dependendo de sua dieta, isso pode ser tão fácil quanto cortar o refrigerante do almoço, por exemplo.

Se você deseja perder peso mais rápido, pode ser necessário criar um maior déficit de energia ou aumentando o nível de atividade física. O que é importante aqui é não deixar a ingestão de calorias abaixo de 1050-1200 calorias por dia, pois isso é perigoso para sua saúde. Uma hora de exercício moderado a alta intensidade por dia, e uma dieta de 1200 calorias, pode ser uma boa associação. Mas se você tem um metabolismo mais rápido, que processa alimentos muito bem, pode ser pouco. Novamente, o apoio de profissionais aqui é essencial, para acompanhar sua dieta e seus exercícios.

Ao longo do tempo, a redução de peso vai diminuir o ritmo, e você vai perder menos peso ao longo do tempo. Esse peso vai estar se transformando em massa magra, ou pode estar ocorrendo algum problema na sua rotina de exercícios, por exemplo.

Para reduzir calorias, o que você pode fazer:

  • Reduzir o tamanho das porções e use um prato menor, para parecer mais cheio com menos alimentos e você vai sentir que está comendo mais.
  • Escolha versões de baixa gordura de alimentos, quando disponíveis, tais como os produtos lácteos
  • Evite molhos e temperos cremosos e amanteigados, e substitua por molhos vegetais ou vinagre
  • Evite alimentos como manteiga, óleo e maionese
  • Evite salgadinhos e petiscos gordurosos. Opte por pipoca sem gordura ou frutas frescas
  • Encha-se de opções de baixa caloria, como frutas e vegetais e reduza porções de alimentos mais calóricos
  • Coma mais devagar

É saudável emagrecer rápido se você fazer exercícios!

Para perder peso, você vai precisar de 2 horas e trinta minutos de exercício aeróbico moderado ou uma hora e quinze minutos de exercício de alta intensidade por semana, acompanhado por atividades de fortalecimento muscular em dois ou mais dias. Se você está tentando perder peso rapidamente no entanto, você provavelmente precisará de, pelo menos, o dobro disso.

A rotina de quem quer perder peso rápido e com saúde deve incluir 5 dias de exercício de atividade intensa por semana, com 90 minutos de musculação e exercícios aeróbicos intercalados. Faça uma rotação de exercícios aeróbicos e de musculação, de forma a otimizar a queima de calorias, garantir que todos os grupos musculares são trabalhados, e dar a diferentes grupos musculares tempo suficiente para descanso.

Por que os exercícios são importantes? Porque quando você substitui a massa gorda por massa magra, você está criando músculos. Músculos queimam mais calorias, e vão te ajudar a perder cada vez mais peso.

Cuidados para perder peso rápido!

Dietas e exercícios da moda oferecem uma perda de peso tentadoramente rápida. Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Você vai ter resultados no curto e médio prazo, mas no longo prazo, seu corpo vai sentir um impacto negativo, e você pode perder toda a evolução de perda de peso, além de poder começar a prejudicar seu organismo. O corpo requer um certo número de calorias para funcionar normalmente, além de vitaminas e minerais para manter as células, tecidos, órgãos, e sistema nervoso funcionando. Se houve um déficit de longo prazo, esse sistema vai sentir um impacto muito forte. Cansaço, depressão, irritabilidade, entre muitos outros sintomas podem ser sentidos.

É possível perder peso rápido. Mas só se você perder peso de forma responsável. Portanto, cuidado e acima de tudo, conte com os profissionais de saúde para acompanhá-lo e tornar sua perda de peso eficiente e saudável!

Como você faz para perder peso? Como você monitora sua perda de peso?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.