Andar a pé é uma forma eficaz de exercício porque tem baixo impacto sobre o corpo e você não precisa de nenhum equipamento sofisticado para fazer isso. Como um benefício adicional, especialmente para as mulheres, a caminhada é a sustentação do peso, o que significa que ajuda a construir ossos fortes. Se ficar magro está em sua agenda, a caminhada pode satisfazer essa necessidade também. Apesar de andar não ser complicado ou difícil, você ainda precisa de disciplina para alcançar resultados satisfatórios.

Comece com um aquecimento. Caminhe lentamente e então você começa a aumentar gradualmente seu ritmo através de um espaço de tempo de cinco minutos. Isso vai levantar lentamente sua temperatura corporal e fornecer os seus músculos sangue rico em oxigênio.

Aumente a sua velocidade a um ritmo moderado. Ande a uma velocidade que faz com que você respirar profundamente e suar, mas ainda pode manter uma conversa. Fique neste ritmo para a duração do seu treino. É importante respeitar seus limites para não sofrer nenhuma lesão.

Caminhe bastante regularmente para atingir seu objetivo. Você pode precisar de fazer de 60 a 90 minutos de atividade física cinco dias por semana para experimentar a perda de peso. No começo, uma pessoa com peso mediano queima cerca de 515 calorias em 90 minutos de caminhada em um ritmo acelerado. Para perder mais, um indivíduo precisa criar um déficit de calorias. Caminhe em várias sessões durante o dia para acumular o seu tempo, se isto for mais conveniente.

Emagrecer caminhando

Caminhar é uma das formas mais rápidas e saudáveis de se emagrecer sem precisar de muitos investimentos ou sacrifícios. (Foto: shape.com)

Aumente o seu progresso, fazendo o treinamento do intervalo. Este tipo de treinamento consiste em andar em um ritmo moderado, quando você começar e depois andar o mais rápido que puder por 30 segundos. Reduza o seu ritmo para uma caminhada lenta por 60 segundos e, em seguida, caminhe rápido novamente. Siga este padrão alternado peloo resto do seu treino. Sugerimos o treinamento de intervalos para resultados mais rápidos de perda de peso. Alterne rapidamente entre caminhada e corrida para um efeito ainda maior de perda de peso.

Ande com a postura apropriada. Isso significa balançar os braços com fluidez, empurrar o chão com força com os pés e manter seus ombros levantados em seus treinos. Olhe para a frente em todos os momentos e nunca se apoie em corrimãos, se você usar uma esteira.

Adicione caminhadas ao seu dia tanto quanto for possível. Suba escadas em vez de utilizar elevadores e escadas rolantes, vá para passeios de energia durante a sua pausa para o almoço e estacione na extremidade de estacionamentos para aumentar a sua distância a pé. Todos estes acessos vão aumentar a sua despesa diária de calorias e fazer você magro mais rápido.

Mas como sempre, não faça nada disso sem o acompanhamento de um profissional de Educação Física e sem antes fazer check-up com um clínico geral e uma consulta com um cardiologista. Alongue-se antes e depois de suas sessões de caminhada. Passe dez minutos antes fazendo alongamentos dinâmicos, que são realizadas em movimento. Estes irão adaptar o seu corpo para o exercício do movimento. Realize alongamentos como balanços de perna, toques no dedo do pé, joelhos altos alternados, levantamentos de panturrilha e círculos de braço. Faça alongamentos estáticos após suas sessões de caminhada, que irá manter seus músculos alongados e ajudar a recuperar mais rápido antes do treino seguinte. Alongamentos estáticos são mantidos por um período de tempo prolongado, girando em torno de 15 segundos para cada movimento.

Sinta-se livre para incorporar colinas em seus treinos a pé. Isso vai fazer você queimar mais calorias e vai trabalhar os seus músculos com mais ênfase.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.