Todas as dietas de baixo teor de carboidratos ou de zero carboidratos, de acordo com especialistas, a longo prazo não funcionam. Nutricionistas concordam que a maioria das pessoas precisam de carboidratos, e se você quer cortá-los de sua dieta, você só vai querer eles ainda mais. Quer saber mais algumas razões pelas quais você precisa orientar sua dieta para sempre ter uma certa quantidade de carboidratos?

Dieta de zero carboidrato: um cardápio que só faz você se sentir triste e estressado

Estressado com seus familiares? Gritando com os motoristas? Você pode querer culpar sua privação de carboidratos. Um estudo recente constatou que, no longo prazo, os comedores de carboidratos se sentiram mais felizes, mais calmos e mais focados do que o grupo que vai com uma dieta de baixo carboidrato ou zero carboidratos, que vai relatar mais estresse. A razão para isso? Os carboidratos estimulam o humor, regulam o estreses, reduzem os produtos químicos no cérebro e os alimentos ricos em proteínas e gordurosos podem esgotar esses importantes nutrientes.

Dieta de zero carboidratos para hipertrofia só vai te deixar mais gordo, não mais definido

O estresse e a depressão de quem adota uma dieta de baixo carboidrato eventualmente destrói seus melhores esforços para ficar magro. Isso ocorre porque o estresse produz altos níveis de hormônios, como o cortisol, que aumentam o apetite e levam à compulsão alimentar. Portanto, sua hipertrofia ficará completamente sabotada depois da dieta de zero carboidratos.

Males da dieta de zero carboidratos

As dietas de baixo teor de carboidratos, ou até zero carboidratos, podem causar danos sérios à sua saúde. (Foto: 123RF.com)

Dieta zero carboidrato: 1 semana, tudo bem, mas no longo prazo…

É uma coisa fazer uma dieta durar com baixo carboidratos por seis semanas ou mesmo seis meses. É outra para fazê-la por toda a vida, e estudos mostram que as pessoas tem mais dificuldade em aderir a dietas com baixo teor de carboidratos em vez de dietas ricas em carboidratos.

Em um estudo recente, a maioria das pessoas em planos de dieta com dietas ricas em carboidratos manteve a dieta por mais de dois anos, enquanto uma menor porcentagem dos indivíduos em uma dieta de baixo carboidrato conseguiu manter a dieta pelo mesmo prazo.

Dietas com baixo teor de carboidratos incham sua barriga

Pensa que os carboidratos são a razão pela qual você não consegue fechar suas calças? Pense de novo. Pesquisas mostram que o inchaço é um dos principais sintomas de constipação. E constipação é um efeito colateral comum de uma dieta baixa em carboidratos. A maioria dos participantes em um estudo que tinha uma dieta baixa em carboidratos se queixaram de constipação. Isso é comparado a uma minoria da população geral não faz dieta ou faz uma dieta que admite uma quantidade maior de carboidratos.

Dietas de baixo teor de carboidratos fazem você se sentir privado de alimentos

E isso faz, frequentemente, com que quem faz uma dieta baixa em carboidratos comece a desejar carboidratos. Em estudos, depois de serem submetidos a uma dieta sem carboidratos, as pessoas que estava em uma dieta sem carboidratos eram mais propensas a escolher alimentos ricos em carboidratos e gorduras ao invés de seguir com a dieta.

Portanto, a dica está dada: dieta, só com acompanhamento de um nutricionista. Faze ruma dieta de baixo ou zero carboidratos só vai te fazer mal, no longo prazo, podendo até causar danos irreversíveis. Tome cuidado!

Você faz ou já fez uma dieta de baixo ou zero carboidrato? Funcionou? Compartilhe conosco como foi sua experiência!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.