Se você tem dificuldade em manter o seu peso com alimentos regulares, seja por ter uma diarreia ou um mau apetite, você deve beber calorias, combinando com alimentos. No entanto, verifique com um médico ou nutricionista antes de seguir uma dieta exclusivamente líquida (algo mais do que uma refeição ou duas). Não é uma dieta para qualquer um, e é preciso cautela, cuidado, e muito planejamento para a dieta adequada.

Mas assumindo que você já está no caminho para o médico ou está começando uma dieta líquida após a consulta médica, é importante saber algumas coisas antes de começar sua dieta.

Dieta líquida completa pode ser complementada com bebidas comerciais

Você ainda pode ter problemas para manter o peso se você tem uma doença que prejudica sua alimentação ou se está com sobrepeso. Se assim for, bebidas comerciais com 200 a 300 calorias, podem adicionar uma boa quantidade de nutrientes para sua dieta. Existem vários tipos relativamente baratos, vendidas em todos os lugares e igualmente nutritivas.

Dietas líquidas podem ajudar quem tem um sistema digestivo sensível

As refeições líquidas podem ser ajudar durante crises de certas doenças ou problemas intestinais, quando sintomas como diarreia, cólicas e constipação acontecem. Você vai ver melhorias nos sintomas e seus dias ruins serão mais fáceis com refeições líquidas. Lembre-se de consumir tantas calorias quanto for possível, seja como líquidos ou sólidos, durante as crises de sensibilidade.

Dieta líquida

Faça sua dieta líquida da maneira correta conhecendo melhor os detalhes dela antes de começar. (Foto: ThingLink)

Prepare sua própria dieta líquida

Fazer suas próprias refeições líquidas pode economizar dinheiro e ser conveniente se você fizer um lote e guardá-lo na geladeira. Você pode fazer as mais diversas receitas e combiná-las de uma maneira que te agrade. Guarde em potes nas porções certas para seu gosto.

Não precisa abusar do leite nas dietas líquidas

Não é preciso abusar do leite em dietas líquidas. Você pode, inclusive, tirá-lo completamente da sua dieta. Basta um pouco de criatividade. Você pode usar leites vegetais ou outros líquidos como sucos e batidas para sua dieta. Diversifique e tenha muito mais opções na dieta.

Cuidado com o açúcar na dieta líquida

Procure refeições líquidas que contenham calorias de gordura e proteínas para que você saiba que nem todas as calorias são provenientes de açúcar. Se você estiver fazendo suas próprias bebidas, a água de coco simples é uma boa fonte de eletrólitos e vitaminas com baixo teor de açúcar. Escolha adoçantes mais saudáveis ou corte os doces por completo na dieta líquida.

Os edulcorantes artificiais podem ser um problema na dieta líquida

Os produtos isentos de açúcar não são necessariamente livres de problemas para a dieta líquida. Eles geralmente contêm álcoois de açúcar que podem atacar seu organismo. Procure ingredientes como manitol, sorbitol e xilitol. Qualquer edulcorante ainda pode ser ruim para seu intestino, principalmente se sua dieta líquida for para o controle de algum problema de saúde ou pós cirurgia.

Obtenha suas vitaminas

As deficiências vitamínicas podem prejudicar as pessoas na dieta líquida. Muitas vezes, as pessoas têm deficiências de vitamina B12 e vitamina D, especialmente no caso de certas doenças do trato intestinal. Procure com seu médico saber de qualquer suplementação que será necessária durante uma dieta líquida para evitar problemas que podem se agravar.

Explore suas opções de dieta líquida

Quando se trata de refeições líquidas, o gosto e a tolerância variam entre as pessoas. Você vai ver que algumas receitas combinam melhor com seu organismo e metabolismo do que outras, e é ideal testar diferentes receitas até encontrar aquelas que melhor combinam com você, e que tem os melhores resultados.

Torne sua dieta líquida mais saborosa

Pode ser um desafio despertar seu apetite, especialmente se você estiver limitado a refeições líquidas. As sopas podem podem ser ótimas opções, assim como tudo o que é baseado em caldo, como sopa de tomate, frango, peru ou caldo de peixe. As sopas cremosas com alto teor de gordura devem ser evitadas ou tomadas com muita cautela, pois podem irritar o estômago.

Mastigue sua comida na dieta líquida

Uma dica dietética comum é mastigar bem sua comida. A digestão começa na boca. Você também pode tornar os sólidos mais fáceis de digerir cozinhando-os bem.Essas etapas podem fazer com que os sólidos que você come ou reincorpora após um período de dieta líquida desçam tão bem quanto os alimentos da dieta líquida completa.

Como você fez sua dieta líquida? Qual acompanhamento fez para sua dieta?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.