Quando você sabota sua própria dieta, pode ser muito frustrante. Um minuto você está indo de vento em popa na dieta de manutenção, ganho ou perda de peso e, no minuto seguinte você está se permitindo ficar fora de controle. Assim, você estraga meses de preparo, e pode também acabar não dando continuidade a importantes mudanças de hábito importantes para sua dieta.

Razões para a sabotagem da dieta podem ser difíceis de combater, mas existem soluções para os hábitos que sabotam sua dieta de perda de peso e que vão manter você em linha com a perda de peso e uma vida mais saudável.

Pular refeições ou cortar demais na quantidade de alimentos ingeridos

É quase lógico pensar que, se você pular refeições ou cortar sua ingestão de alimentos de forma drástica, você vai cortar mais calorias ao longo do dia, mas raramente funciona dessa forma. Saltar refeições e cortar demais nos alimentos leva a fome incontrolável e a comer demais.

A correção: planeje como você pode distribuir suas calorias diárias ao longo de três refeições e um ou dois lanches. É mais fácil praticar o controle das porções quando você sabe que vai estar comendo cada poucas horas, e vai ajudar a quebrar o hábito morrer de fome e então, comer demais. Comer pouco, várias vezes ao dia, é uma das formas mais efetivas em como parar de comer compulsivamente, pois você sentirá menos fome e estará com o corpo mais nutrido.

Comer demais nos fins de semana

Seu peso não vai ceder se você está constantemente dando dois passos para frente e dois passos para trás, exagerando nos restaurantes ou almoços de família dos finais de semana.

A correção: faça a sua pesagem semanal nas manhãs de sexta-feira em vez das segundas-feiras. Se você teve uma boa semana, o peso vai aparecer na balança e vai ajudar a manter a motivação durante todo o fim de semana. Você pode também cortar algumas calorias durante a semana para consumir no fim de semana. Porém, tenha cuidado e saiba o conteúdo calórico de seus alimentos. Por isso, recomendamos que você converse com um nutricionista para quais alimentos você pode e não pode comer em sua dieta, de forma a manter o equilíbrio mesmo quando comendo alimentos tidos como muito calóricos.

Tentações na dieta de perda de peso

Quando você mais tentar mudar seus hábitos alimentares, mais as tentações vão aparecer. Mas não se frustre e continue no caminho da dieta de perda de peso! (Foto: www.annaaparicio.com)

Você recompensa seus exercícios com comida

Muitas pessoas se enganam em pensar que eles queimaram mais calorias durante o exercício do que eles realmente precisam e usam isso como uma desculpa para comer.

A correção: esteja ciente de quantas calorias você realmente queima quando você exercita, seja através de aplicativos fitness, recursos online ou uma estimativa calculada. Compare com as calorias que você está limitando por dia, em seguida. Mantenha um registro do tipo de exercício que você faz e a quantidade de tempo que você gasta fazendo isso para saber qual a quantidade de comida você poderá consumir depois.

Você não pesa nem mensura sua comida

Principalmente quem gosta de adotar dietas da moda, eles pensam que podem julgar o tamanho das porções pelo olhar e estimar calorias sem pesagem e medição. Mas é fácil para sair da prática, e se a sua estimativa for errada, você poderia estar comendo muito mais calorias do que pensa.

A correção: pese e meça, com a maior precisão possível, os alimentos que você consome. Uma boa forma para saber como controlar a ingestão de calorias é através de um diário de alimentação, registrando tudo que você consome e as quantidades. Depois, pesquise as calorias para saber quanto cortar e quanto consumir de cada alimento.

Você se apaixonar por um rótulo sem ler as informações nutricionais

Não se deixe influenciar para comer alguma coisa simplesmente porque ele fala no rótulo que é saudável. Os alimentos que tem “baixo teor de gordura”, “feitos com grãos integrais” ou “sem glúten” não são necessariamente baixos em calorias ou melhores para você.

A correção: leia as informações nutricionais com cuidado para saber quantas calorias você está recebendo por porção, e quais nutrientes você está (ou não está) recebendo.

Você não dá a novos hábitos tempo para se estabelecer

Pode levar semanas para novos hábitos serem “absorvidos”. Mas se você não reconhecer esses pequenos passos, você pode desistir depois de apenas alguns dias, e achar que sua dieta de perda de peso está fracassando.

A correção: certifique-se de que o novo hábito que você está tentando estabelecer é razoável e algo que você pode realmente fazer. Reconheça que a mudança de comportamento é um processo, e que você está vai escorregar para velhos hábitos de vez em quando. E dê-se crédito para cada vez que você executar um novo hábito no lugar do antigo, pois é a forma mais eficiente em como mudar hábitos de alimentação.

Você deixa um deslize na dieta estragar o seu dia inteiro

Sua dieta saiu da linha e você comeu algo que não deveria. Assim, você desiste da dieta pelo resto do dia e promete a si mesmo que voltará ao normal no dia seguinte.

A correção: você não pode mudar o que você já fez, mas certamente você tem controle sobre o que vai fazer a seguir. Se você já fez algo não planejado, deixe de lado e bola pra frente! Lembre-se que se você tiver cuidado, você provavelmente pode ainda manter seu limite de calorias pelo resto do dia. Basta ter controle de saber como controlar a alimentação compulsiva, principalmente quando lidando com a ansiedade ou sentimentos de frustração.

Tentar fazer muito de uma vez só

Se você nunca cozinha, realmente acha que pode de repente comprometer-se a correr todas as manhãs e cozinhar almoços saudáveis ​​e jantares todos os dias? Acho que é muito de uma só vez.

A correção: defina metas razoáveis ​​para si mesmo e priorize. Talvez você queira trabalhar seu regime de exercícios em primeiro lugar, aprender a começar a praticar exercícios físicos, e procurar escolhas mais saudáveis ​​em restaurantes até aprender a cozinhar em casa.

Pesar muitas vezes na balança

Saltos na balança várias vezes ao dia não são um reflexo da verdadeira perda de peso. Seu peso flutua naturalmente ao longo do dia, e de dia para dia.

A correção: faça sua pesagem uma vez por semana, preferencialmente na manhã da sexta-feira e sem qualquer roupa. Você verá sua tendência semanal dessa maneira, e estará motivado a comportar-se no fim de semana.

Você é muito duro consigo mesmo

Se você acha que deve ser perfeito, nunca comer doces e alimentos gordurosos, você está definindo uma meta difícil de alcançar. Quando chegar o dia que você apenas não sente vontade de se exercitar, ou você come algo que não deveria, você provavelmente vai repreender a si mesmo.

A correção: ofereça o mesmo apoio a si mesmo como você faria para um amigo. Assuma que é difícil perder peso, e obstáculos vão surgir no caminho da mudança de hábitos. Se ficar muito difícil mudar alguma coisa, volte um pouco, faça passos menores e volte aqui no espaço de comentários para compartilhar suas frustrações e conquistas. Vamos estar sempre dispostos a ajudar vocês e motivar, rumo a uma saúde melhor.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.