Os males dos excessos e da falta de vitaminas

Escrito na categoria "Saúde" por André M. Coelho.

Vitaminas fazem bem para o organismo. A falta delas pode causar os mais diversos problemas de saúde, desde simples tonturas até doenças graves pela baixa efetividade de nosso sistema imunológico. Mas poucos sabem que assim como a falta faz mal pro nosso organismo, o excesso também pode ser muito perigoso.

O dia a dia corrido nos impede muitas vezes de ter uma alimentação saudável e balanceada. Por isso, recorremos a suplementos vitamínicos constantemente. Se não recebemos a orientação de um nutricionista, podemos estar a fazer algo muito errado. Abaixo segue um pequeno guia sobre o que o excesso e a falta de vitaminas podem causar em seu organismo.

Vitamina A

Vitamina B1

Vitamina B2

Vitamina B3

Vitamina B5

Vitamina B6

Vitamina B7

Vitamina B9

Vitamina B12

Laranja e a vitamina C

O consumo de vitamina C e da maior parte das vitaminas provindas de alimentos raramente é prejudicial. O problema principal é quando misturamos em nossa dieta suplementos vitamínimos sem a devida orientação. (Fonte: thedailygreen.com)

Vitamina C

Vitamina D

Vitamina E

Vitamina K

Estudos na área médica recentemente vem comprovando mais e mais a relação do excesso de vitaminas com problemas de saúde. Neste artigo, a intenção é apenas atrair sua atenção para o fato de que o excesso de vitaminas também pode ser tão prejudicial quanto a falta delas. O recomendado sempre é que enquanto você estiver regulando sua dieta ou decidindo pelo uso de suplementos, buscar a ajuda e consulta de um especialista. Ele saberá muito mais do que nós sobre o assunto e te orientará a tomar as decisões certas.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Um comentário para: “Os males dos excessos e da falta de vitaminas”

  • Agostinho Joao

    Gostei, se possível me envie quais os sinais primários que sentimos na falta da Vitamina B12