Corrimento nasal, dores, espirros? Você pode ter um resfriado/gripe ou uma alergia. Para que sofre de congestionamento, corrimento nasal, espirros e tosse, resfriado e gripe podem ser os primeiros diagnósticos, mas, na verdade, pode também ser o seu corpo lutando contra partículas transportadas pelo ar.

Gripe alérgica: como identificar?

Afinal, na gripe alérgica, quais os sintomas? Na verdade, não existem sintomas de uma gripe alérgica. Ela sequer existe. Você pode ter uma gripe e uma reação alérgica ao mesmo tempo, ou as duas em momentos separados. Como os sintomas de um resfriado e uma reação alérgica pelas vias aéreas são parecidos, você pode acabar se confundindo. E no conhecimento comum, pela confusão, você acaba com uma “gripe alérgica”. Existem até aqueles que acham que gripe alérgica em bebe é um problema comum, sem saber que o pequeno pode apenas estar com um resfriado simples ou uma reação alérgica natural aos elementos e materiais novos aos quais está sendo exposto.

Na dúvida, como sempre repetimos: procure seu médico antes de qualquer tratamento e para te aliviar de qualquer dúvida sobre problemas de saúde. Vamos só te ajudar, por meio de informações, a orientar seu médico em um diagnóstico mais preciso.

Separando sintomas da gripe das alergias

Como os sintomas da gripe e alergias são semelhantes, você pode confundir com facilidade. Porém, para um tratamento apropriado, você deve identificar qual o seu problema para um eficiente tratamento. (Foto: www.popsugar.com)

O que é uma gripe ou resfriado?

O problema é o mesmo, só é diferenciado pela intensidade, sendo a gripe com sintomas mais fortes. Resfriado e gripes são causados por vírus, passados através do ar quando alguém que esteja gripado tosse ou espirra o vírus. Também pode ser passado ao tocar algo que tem sido tocado por uma pessoa infectada ou através do contato entre as mãos. Ao tocar uma abertura em seu rosto após esse contato, você pode contrair o vírus. A recuperação de um resfriado ou gripe geralmente é rápida e, por isso, se os sintomas persistirem depois de uma semana ou duas, uma pessoa deve procurar tratamento médico, pois o vírus pode ter progredido para algo mais sério.

O que são alergias?

Quando uma pessoa é sensível a certas substâncias, o sistema imunológico libera produtos químicos, chamados histaminas, para lutar contra os intrusos percebidos. Quais são os alérgenos que desencadeiam essa reação depende da pessoa, mas histamínicos criam sintomas semelhantes aos observados em um resfriado, incluindo congestionamento, corrimento nasal, espirros e tosse.

A “gripe alérgica é contagiosa?” você pergunta. Ao contrário da gripe, as reações alérgicas que recebem o nome popular de gripe alérgica não são contagiosas, pois não são provocadas por um vírus. Ao longo do tempo, uma pessoa alérgica aprende a distinguir entre uma alergia e um resfriado com base numa variedade de fatores. Alguns desses fatores podem incluir a época do ano e os sintomas de marcas de alergias, o que vai ajudar também a definir se existe possibilidade de contágio ou não.

Tenho uma alergia ou uma gripe?

A chamada gripe alérgica dura quantos dias você estiver exposto aos alérgenos, enquanto a gripe dura enquanto seu organismo estiver combatendo o vírus. As alergias podem durar em diferentes níveis de intensidade o ano todo, com alguns pacientes acordar todas as manhãs com algum tipo de congestionamento ou coceira. Para muitos que sofrem de alergias, sintomas serão muito mais dramáticos durante certas épocas do ano. Na primavera, por exemplo, certos polens no ar podem agravar as reações alérgicas.

Como dissemos antes, não há nada de contagioso em uma reação alérgica. As alergias geralmente causam um pouco de coceira, incluindo coceira nos olhos, e uma garganta arranhada devido ao corrimento nasal, na parte de trás da garganta. Isso também causa dores de garganta e tosses que podem levar uma pessoa alérgica a confundir seus sintomas com os de um resfriado.

Gripe alérgica tem catarro, bem como o resfriado, pois ambos os casos podem ter inflamação dos seios nasais ou das vias aéreas, seja por conta do vírus, bactérias, inflamações ou irritações. Principalmente quem tem rinite ou sinusite alérgica, vai ter de lidar com uma maior quantidade de secreção

Com um resfriado, os sintomas vêm rápido e desaparecem rapidamente, quando comparado com alergias. Resfriados são frequentemente acompanhados por dores no corpo, que não são experimentadas por quem sofre de alergias; e às vezes febre, outro sintoma que não afeta as pessoas com alergias.

Uma infecção dos seios nasais pode ocorrer quando uma bactéria infecta seus seios nasais. Isso pode ser causado tanto por resfriados ou alergias, pois ambos levam o muco para acumular-se nas cavidades nasais e criar bloqueios. Geralmente, esta inflamação está associada a uma rinite ou sinusite alérgica, e vai durar pelo tempo que você estiver exposto aos alérgenos e não tratar o bloqueio dos seios nasais, o que pode necessitar um tratamento antibiótico ou remédios naturais para sinusite.

Tratamento naturais para a gripe alérgica

Agora que você sabe diferenciar crises alérgicas de gripes/resfriados, a gripe alérgica tem remédio caseiro, que funciona para aliviar os sintomas das alergias e até prevenir o agravo de algumas crises.

  • Vinagre de maçã

Misture uma colher de chá de vinagre de maçã orgânico com 4 partes de água filtrada. Beba esta mistura três vezes por dia. Isso ajuda a aliviar os sintomas de alergias agudas e prevenir crises em certas épocas do ano.

  • Pote Neti e Solução Salina

Use soro fisiológico ou faça a dissolução de 1 colher de chá de sal marinho ou di himalaia em um litro de água destilada fervida. Esfrie completamente e coloque no pote Neti. Despeje através de uma narina e deixe escorrer para fora pelo outro, colocando a cabeça de lado ao fazer isso. Não se esqueça de esterilizar o Neti Pot antes de usá-lo e só usar água destilada ou mineral. Na gripe alérgica, o que fazer de mais importante é manter as vias aéreas limpas de todos os alérgenos.

  • Probióticos

As alergias são o resultado de um desequilíbrio no sistema imunitário, que faz com que o corpo reaja muito fortemente a um estímulo. Iogurte, leite, alimentos fermentados, todos estes têm probióticos importantes que ajudam a diminuir o impacto dos alérgenos em seu corpo, aliviando os sintomas.

  • Mel

Gripe alérgica, como curar? Se você tem o acompanhamento de um médico alergista, suas alergias tem uma grande chance de diminuir ou acabar por completamente. E uma forma natural de ajudar seu médico é consumir uma colher de chá ou mais de mel puro. Faça isso uma ou mais vezes por dia para ajudar a aliviar os sintomas e melhorar sua imunidade. É também um dos remédios naturais mais eficientes e saudáveis para bebes e crianças.

Quais receitas você usa para aliviar os sintomas de alergia? O que você recomendaria a outros que sofrem com este problema?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.