Alergias, ar seco e poluição, bem como doenças como o resfriado comum, gripe, sarampo, varicela, e mononucleose, podem causar dor de garganta, faringite e laringite. A maioria dos médicos recomendam chamar um médico apenas em casos de dor de garganta severa acompanhada por uma febre, ou quando as amígdalas inchadas bloqueiam a garganta.

Mesmo se uma dor de garganta não é grave o suficiente para justificar uma viagem ao médico, ainda é dolorosa e pode interferir com uma boa noite de sono. Felizmente, há uma série de remédios caseiros que você pode usar para aliviar a dor e irritação desde que seu médico não tenha qualquer contra indicação para esses gargarejos ou remédios caseiros.

Remédio caseiro para faringite, laringite e garganta inflamada: raiz de alcaçuz

Raiz de alcaçuz tem sido usada para tratar dores de garganta, e pesquisas recentes mostram que é eficaz quando misturada com água para criar uma solução de gargarejo. Estudos recentes descobriram que aliviava a garganta e diminuía a tosse após o uso pelo menos 3 vezes ao dia.

Remédio para laringite: olmo

Mais pesquisa é necessária sobre os efeitos do olmo para a saúde, mas ele é considerado um remédio tradicional para dor de garganta, laringite e faringite. O Olmo tem uma substância parecida com um muco nele. Quando misturado com água, esta substância forma um gel liso que cobre a garganta e alivia dores. Para usar, despeje água fervente sobre a casca em pó do olmo, mexa, gargareje, e beba.

Garganta inflamada e remédio caseiro

Com a garganta inflamada não se brinca. Alguns remédios caseiros podem e vão ajudar na cura e evitar que novas crises aconteçam. (Foto: Health.com)

Remédio para faringite e laringite: Gargarejo com mel

Mel misturado em chá ou simplesmente tomado puro é um remédio caseiro comum para uma dor de garganta. Estudos descobriram que o mel era ainda mais eficaz em domar a tosse noturna do que remédios tradicionais, além de mostrarem que o mel é um curador de feridas eficaz, o que significa que pode ajudar a acelerar a cicatrização nas dores de garganta. Diluído em uma solução para gargarejo, o mel pode ainda contribuir com outras substâncias para a cura da irritação na garganta.

Gargarejo de água salgada

Gargarejar água salgada é um tratamento conhecido para dor de garganta. De acordo com as pesquisas, o gargarejo com água salgada quente pode ajudar a aliviar a dor de garganta e quebrar as secreções que contribuem para a tosse. Também é conhecido por ajudar a matar bactérias na garganta. Uma solução de água salgada consistindo de 1/2 colher de chá de sal em um copo de água morna pode ajudar a reduzir o inchaço e manter a garganta limpa. Isso deve ser feito a cada três horas no dia. Complemente o gargarejo comendo uma colher de mel puro, e você ainda protegerá a garganta depois da limpeza.

Raiz de Marshmallow para irritação na garganta

Como o olmo, a raiz de marshmallow contém uma substância semelhante a muco que cobre e alivia a dor de garganta. Basta adicionar um pouco da raiz seca a uma xícara de água fervente para fazer um chá de gargarejo. Depois de gargarejar, beba o chá, fazendo o processo duas a três vezes por dia para ajudar a aliviar a dor na garganta e a irritação.

Hortelã para gargarejo

O hortelã é conhecido por sua capacidade de refrescar a respiração. No entanto, soluções para gargarejo contendo óleo de hortelã também podem aliviar a dor de garganta. O Hortelâ tem mentol, que ajuda afinar o muco e aliviar a dor de garganta e tosse. Estudos mostraram que o hortelã tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais que podem ajudar a estimular a cicatrização.

Bicarbonato de sódio para gargarejo

Enquanto o gargarejo de água salgada é mais comumente usado, a solução de bicarbonato de sódio misturado com água salgada pode ajudar a aliviar a dor de garganta também. Gargarejar esta solução pode matar bactérias e impedir o crescimento de levedura e fungos. A recomendação é gargarejar uma combinação de 1 xícara de água morna, 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio e 1/8 de colher de chá de sal. Eles recomendam repetir esta a cada três horas, conforme necessário.

Feno grego para garganta inflamada

Feno grego tem um grande número de benefícios para a saúde, e ele vem em uma variedade de formas. Você pode comer sementes de feno grego, usar o óleo topicamente, beber chá de feno grego, ou preparar uma solução para o gargarejo. O chá de feno grego é um remédio natural para a dor de garganta. Estudos tem demonstrado os poderes de cura do feno grego. Seus efeitos anti-inflamatórios podem aliviar a dor, e suas propriedades antibacterianas podem matar as bactérias que causam irritação ou inflamação. O feno grego também é um antifúngico eficaz.

Chá de camomila para faringite e laringite

Chá de camomila é naturalmente calmante, e é uma das mais antigas ervas para ser usada medicinalmente para condições como a dor de garganta. É frequentemente utilizada por suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e adstringentes. Alguns estudos tem demonstrado que a inalação de vapor da camomila pode ajudar a aliviar os sintomas de um resfriado, incluindo uma dor de garganta. Beber chá de camomila pode oferecer esses mesmos benefícios. Ela também pode estimular o sistema imunológico, ajudando seu corpo a lutar contra o que causou sua dor de garganta em primeiro lugar. No gargarejo, pode também ser misturada em outras soluções, para um tratamento ainda mais completo.

Prevenção de problemas de garganta

A prevenção de uma dor de garganta envolve ficar longe de quem está doente com uma doença infecciosa, tal como a gripe, além de lavar as mãos com freqüência. Você também pode evitar alimentos picantes ou particularmente ácidos, e ficar longe de fumos químicos ou fumaça que possam causar inflamação.

Qual é sua receita caseira para gargarejo? Como você trata suas irritações de garganta?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.