Sinusite pode ocorrer devido a infecções bacterianas, fúngicas ou virais, associadas ou não a alergias. Eles costumam causar reações violentas, tais como espirros, tosse, fadiga, dor de garganta e dores de cabeça. É comum procurar tratamento antibiótico para essa doença, mas existem muitos remédios caseiros para sinusite que ajudam a tratar e prevenir infecções de sinusite. Mas lembre-se: pergunte ao seu médico antes de qualquer tratamento caseiro para sinusite para não piorar a condição. E procure um médico também se sua sinusite é crônica, ou seja, acontece com uma frequência mensal/semanal.

Irrigação nasal para sinusite

Use uma mistura de sal e água para irrigar as passagens do seio nasal. Este método é altamente recomendado para aliviar a sinusite. Você pode usar um frasco, pote neti ou uma seringa para fazer isso. É possível também usar um frasco de soro fisiológico. Encha uma narina com a mistura de água salgada e deixe escorrer para fora pela outra narina. O processo de irrigação contribui como uma receita natural para sinusite, limpando irritantes e alérgenos que contribuem para infecções dos seios nasais. Este procedimento pode ser feito regularmente para prevenir futuras infecções respiratórias das vias aéreas superiores.

Como acontece a sinusite

Do lado esquerdo, seios nasais saudáveis, sem qualquer obstrução. Do lado direito, seios nasais obstruídos e inflamados devido à sinusite. (Foto: www.southernct.edu)

Beba muito líquido

Água e suco servem a vários propósitos no tratamento natural para sinusite: eles reabastecem os estoques de fluidos no corpo devido à desidratação, diluem o muco e ajudam na drenagem do catarro e muco. Eles ajudam a eliminar as toxinas e alérgenos que causam o congestionamento da cabeça e no peito. Evite beber álcool e refrigerante, já que estes promovem a desidratação. As bebidas alcoólicas exacerbam o inchaço das membranas mucosas e vias nasais, piorando a congestão provocada pela sinusite.

Vaporização como remédio natural para sinusite

Inalar vapor ajuda a aliviar a congestão dos seios nasais e abre as vias respiratórias. Isto pode ser feito em casa, em uma variedade de formas. Você pode encher uma tigela com água fervente, colocar o seu rosto sobre a tigela e inalar. Você também pode fechar a porta do banheiro, ligar o chuveiro com água quente por alguns minutos e respirar o vapor que ele criar. Por último, tome um banho quente para drenar seios entupidos mucosas e abertas.

Para complementar seu banho ou vaporização, um outro remédio natural para sinusite é óleo de eucalipto puro. O óleo de eucalipto tem propriedades anti-inflamatórias e propriedades de descongestionamento bem poderosas. Além de ajudar a reduzir a produção de muco, que é bastante útil quando se trata de congestionamento da sinusite. Misture algumas gotas em um vasilhame perto da água quente de seu chuveiro ou na tigela com a água da sua vaporização.

Descanse bastante

O descanso é essencial para uma rápida recuperação de uma infecção de sinusite. Seu corpo precisa de toda a força que pode reunir para afastar uma doença, então o repouso na cama é crucial. Tome um ou dois dias de folga do trabalho e não se envolva em qualquer atividade extenuante.

Compressa quente para o rosto

Use uma compressa de  rosto quente várias vezes ao dia. Coloque uma toalha quente em torno dos olhos, nariz e bochechas para aliviar a dor facial e dores de cabeça que acompanham a sinusite. Também ajuda a reduzir o congestionamento de cavidades nasais, e você pode, novamente, misturar o eucalipto.

Ervas e suplementos para sinusite

Bromelina, uma enzima natural encontrada no abacaxi, pode aliviar passagens dos seios nasais inflamados. A quercetina, um anti-histamínico à base de plantas, pode reduzir os efeitos da sinusite relacionada a alergia. Você pode usar cápsulas, óleos essenciais, plantas, verduras e legumes ricos com estes nutrientes.

Outros remédios caseiros para sinusite

Aprender a relaxar pode reduzir um pouco a dor de uma dor de cabeça da sinusite. Técnicas de respiração profunda, meditação, ioga e outros métodos naturais podem ser benéficos para alguns que sofrem dores de cabeça da sinusite.

Aqueles que experimentam fortes dores de cabeça com acompanhamento de confusão, febre, náusea, vermelhidão dos olhos ou confusão devem interromper os tratamentos em casa e procurar ajuda médica imediatamente.

Quais dicas você recomenda para sinusite? O que já funcionou para você?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.