Nariz entupido: o que causa e como tratar!
Congestão nasal ou nariz entupido. Quem nunca passou por este incômodo probleminha de saúde? Além de atrapalhar na respiração, ocasionar aquele feio escorrimento nasal e a voz ficar prejudicada, o problema pode ser agravado ou pode ser um sintoma de outros problemas. Vamos entender um pouco mais do nariz entupido abaixo.
Considerações sobre a congestão nasal
Muitas pessoas pensam que o nariz fica congestionado (entupido) por excesso de muco espesso. No entanto, na maioria dos casos, o nariz fica congestionado quando os tecidos de revestimento ficam inchados devido a inflamação dos vasos sanguíneos.
Leia também
Os recém-nascidos devem respirar pelo nariz . Congestão nasal em primeiros meses de vida podem interferir e, em casos raros, pode causar problemas respiratórios graves. Congestão nasal em crianças mais velhas, adolescentes e adultos é geralmente apenas um aborrecimento, mas pode causar outras dificuldades. A congestão nasal pode interferir com os ouvidos, audição e desenvolvimento da fala. Congestionamento significativo pode interferir com o sono de boa qualidade. Quando congestão nasal é apenas de um lado, a criança pode ter sido inserido algo no nariz.
Causas da congestão nasal
Um nariz entupido é geralmente causado por um vírus ou bactérias. As causas incluem:
- Resfriado comum;
- Gripe
- Infecção dos seios nasais (sinusite inclusa).
O congestionamento geralmente desaparece por si só dentro de uma semana. Congestionamento também pode ser causado por:
- Alergias;
- O uso de alguns sprays nasais ou gotas por mais de 3 dias (pode fazer da congestão nasal pior);
- Pólipos nasais;
- Gravidez;
- Rinite vasomotora;
- Desvio de septo (casos recorrentes).
Cuidados para a congestão nasal
Para os bebês ou crianças que são jovens demais para soprar seu nariz:
Compre soro fisiológico ou faça o seu próprio por meio da agitação de 1/4 colher de chá de sal em 1/2 xícara de água morna (fazer este fresco todos os dias). Coloque seu filho de costas, colocando uma toalha enrolada embaixo dos ombros. Coloque 2 ou 3 gotas salinas em cada narina. Espere 30 – 60 segundos.
Vire a criança de estômago para baixo para ajudar na drenagem de muco. Tente pegar o muco da narina com um tecido ou cotonete. Role o tecido ou cotonete em volta, e puxe o muco para fora do nariz. Não coloque um chumaço de algodão nas narinas da criança.
Você pode usar um aspirador nasal infantil para ajudar a remover o muco. Esprema o ar para fora da bombinha e, em seguida, coloque delicadamente a ponta na narina. Deixe o ar voltar para o “aspirador”, puxando o muco para fora do nariz com ele. Comprima o muco em um tecido, apertando a bombinha.
Outras dicas para ajudar crianças menores incluem:
- Elevar a cabeceira da cama de seu filho. Coloque um travesseiro debaixo da cabeça do colchão ou coloque livros ou quadros sob as pernas na cabeceira da cama;
- Incentive seu filho a beber muitos líquidos pela amamentação ou com água mesmo. As crianças mais velhas podem beber mais líquidos, mas os fluidos devem ser livres de açúcar;
- Você pode tentar um vaporizador, mas evite colocar muita umidade na sala. Limpe o vaporizador todos os dias;
- Você também pode usar o vapor do banheiro, levando seu filho para aproveitar o vapor do chuveiro antes de ir dormir;
- Spray nasal e medicamentos para resfriado não são recomendados para crianças menores de 2 anos de idade. Eles também não parecem ser eficazes em crianças mais velhas.
Para crianças maiores e adultos, medicamentos simples podem ajudar a aliviar o nariz entupido e podem tornar a respiração mais confortável. Descongestionantes encolhem os vasos sanguíneos da mucosa do nariz . Estes medicamentos só aliviam a congestão, não um corrimento nasal ou outros sintomas. Sprays nasais descongestionantes e gotas não devem ser usados por mais de 3 dias, porque depois desse tempo eles podem fazer o congestionamento pior.
Os anti-histamínicos podem reduzir a quantidade de muco. Tenha cuidado, porque alguns anti-histamínicos deixam as pessoas sonolentas.
Estes medicamentos não tratam a doença subjacente. Muitos medicamentos contém vários ingredientes que podem causar alergias. Cuidado com a escolha!
Os medicamentos não são a única maneira de aliviar o nariz entupido ou corrimento nasal. Muitas vezes, as soluções mais suaves são melhores. Experimente estes passos para diluir o muco , que pode ajudá-lo a respirar mais fácil e ter as secreções nasais de volta ao normal:
- Use sprays nasais de soro fisiológico;
- Aumente a umidade no ar com um vaporizador ou umidificador;
- Beba líquidos extras. Chá quente, caldo ou sopa de galinha podem ser especialmente úteis;
- Congestionamento é muitas vezes pior quando você está deitado. Continue em pé ou pelo menos mantenha a cabeça elevada. Isso é especialmente útil para as crianças;
- Algumas lojas vendem fitas adesivas que podem ser colocadas no nariz. Estas ajudam a alargar as narinas, tornando a respiração mais fácil.
Em casos de sinusite crônica, tratamentos com antibióticos podem ser recomendados. Para aqueles que sofrem com congestão nasal devido ao desvio de septo, a cirurgia é uma opção prática para acabar com o problema.
Quando entrar em contato com um profissional médico?
Chame seu médico se você ou seu filho tem alguma das seguintes reações:
- Um nariz entupido, juntamente com inchaço da testa, os olhos, o lado do nariz, ou na bochecha;
- Um nariz entupido juntamente com a visão turva;
- Aumento da dor de garganta ou manchas brancas/amarelas nas amígdalas ou outras partes da garganta;
- Episódios de tosse que duram mais de 10 dias;
- Tosse que produz muco verde-amarelo ou cinza;
- Um nariz entupido que dura mais de 2 semanas e significativamente interfere com sua vida.
Importante salientar que utilizar medicamentos, mesmo aqueles disponíveis na farmácia sem a consulta com um médico podem mascarar sintomas cruciais para o diagnóstico correto do problema. Há casos de abcessos e até tumores que podem ser mascarados por conta de descongestionantes nasais e que podem acabar sendo detectados apenas quando for tarde demais.
O que esperar da sua visita ao médico?
O seu médico pode realizar um exame físico, com foco no sistema respiratório superior, ouvidos, nariz e garganta. Ele irá fazer perguntas, incluindo sofre a frequência e início do entupimento do nariz. Se você já fez algo que aliviou a congestão, avise ao médico pois o uso de alguns medicamentos e o consequente alívio pode ajudar no diagnóstico. Todos e quaisquer outros sintomas também devem ser relatados ao médico.
Os seguintes testes de diagnóstico podem ser realizados: testes cutâneos de Alergia, exames de sangue, cultura de escarro e garganta, raios-X dos seios da face e radiografia de tórax.
Ficou alguma dúvida? Querem mais informações? Deixem nos comentários suas perguntas e sugestões para incrementarmos nossos artigos!
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Alergias mais comuns e seus tratamentos!
Tosse seca – O que pode ser?
Como fazer para o nariz parar de escorrer?
3 chás para tratamento de sinusite
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.