Congestão nasal ou nariz entupido. Quem nunca passou por este incômodo probleminha de saúde? Além de atrapalhar na respiração, ocasionar aquele feio escorrimento nasal e a voz ficar prejudicada, o problema pode ser agravado ou pode ser um sintoma de outros problemas. Vamos entender um pouco mais do nariz entupido abaixo.

Considerações sobre a congestão nasal

Muitas pessoas pensam que o nariz fica congestionado (entupido) por excesso de muco espesso. No entanto, na maioria dos casos, o nariz fica congestionado quando os tecidos de revestimento ficam inchados devido a inflamação dos vasos sanguíneos.

Os recém-nascidos devem respirar pelo nariz . Congestão nasal em primeiros meses de vida podem interferir e, em casos raros, pode causar problemas respiratórios graves. Congestão nasal em crianças mais velhas, adolescentes e adultos é geralmente apenas um aborrecimento, mas pode causar outras dificuldades. A congestão nasal pode interferir com os ouvidos, audição e desenvolvimento da fala. Congestionamento significativo pode interferir com o sono de boa qualidade. Quando congestão nasal é apenas de um lado, a criança pode ter sido inserido algo no nariz.

Causas da congestão nasal

Um nariz entupido é geralmente causado por um vírus ou bactérias. As causas incluem:

  • Resfriado comum;
  • Gripe
  • Infecção dos seios nasais (sinusite inclusa).

O congestionamento geralmente desaparece por si só dentro de uma semana. Congestionamento também pode ser causado por:

  • Alergias;
  • O uso de alguns sprays nasais ou gotas por mais de 3 dias (pode fazer da congestão nasal pior);
  • Pólipos nasais;
  • Gravidez;
  • Rinite vasomotora;
  • Desvio de septo (casos recorrentes).
Médico e nariz entupido

O nariz entupido pode ser um sintoma para vários outros problemas. Por isso, procure um médico para ajudar a tratar a causa e dar realmente uma solução para sua congestão nasal. (Foto: divulgação)

Cuidados para a congestão nasal

Para os bebês ou crianças que são jovens demais para soprar seu nariz:
Compre soro fisiológico ou faça o seu próprio por meio da agitação de 1/4 colher de chá de sal em 1/2 xícara de água morna (fazer este fresco todos os dias). Coloque seu filho de costas, colocando uma toalha enrolada embaixo dos ombros. Coloque 2 ou 3 gotas salinas em cada narina. Espere 30 – 60 segundos.
Vire a criança de estômago para baixo para ajudar na drenagem de muco. Tente pegar o muco da narina com um tecido ou cotonete. Role o tecido ou cotonete em volta, e puxe o muco para fora do nariz. Não coloque um chumaço de algodão nas narinas da criança.

Você pode usar um aspirador nasal infantil para ajudar a remover o muco. Esprema o ar para fora da bombinha e, em seguida, coloque delicadamente a ponta na narina. Deixe o ar voltar para o “aspirador”, puxando o muco para fora do nariz com ele. Comprima o muco em um tecido, apertando a bombinha.

Outras dicas para ajudar crianças menores incluem:

  • Elevar a cabeceira da cama de seu filho. Coloque um travesseiro debaixo da cabeça do colchão ou coloque livros ou quadros sob as pernas na cabeceira da cama;
  • Incentive seu filho a beber muitos líquidos pela amamentação ou com água mesmo. As crianças mais velhas podem beber mais líquidos, mas os fluidos devem ser livres de açúcar;
  • Você pode tentar um vaporizador, mas evite colocar muita umidade na sala. Limpe o vaporizador todos os dias;
  • Você também pode usar o vapor do banheiro, levando seu filho para aproveitar o vapor do chuveiro antes de ir dormir;
  • Spray nasal e medicamentos para resfriado não são recomendados para crianças menores de 2 anos de idade. Eles também não parecem ser eficazes em crianças mais velhas.

Para crianças maiores e adultos, medicamentos simples podem ajudar a aliviar o nariz entupido e podem tornar a respiração mais confortável. Descongestionantes encolhem os vasos sanguíneos da mucosa do nariz . Estes medicamentos só aliviam a congestão, não um corrimento nasal ou outros sintomas. Sprays nasais descongestionantes e gotas não devem ser usados por mais de 3 dias, porque depois desse tempo eles podem fazer o congestionamento pior.

Os anti-histamínicos podem reduzir a quantidade de muco. Tenha cuidado, porque alguns anti-histamínicos deixam as pessoas sonolentas.

Estes medicamentos não tratam a doença subjacente. Muitos medicamentos contém vários ingredientes que podem causar alergias. Cuidado com a escolha!

Os medicamentos não são a única maneira de aliviar o nariz entupido ou corrimento nasal. Muitas vezes, as soluções mais suaves são melhores. Experimente estes passos para diluir o muco , que pode ajudá-lo a respirar mais fácil e ter as secreções nasais de volta ao normal:

  • Use sprays nasais de soro fisiológico;
  • Aumente a umidade no ar com um vaporizador ou umidificador;
  • Beba líquidos extras. Chá quente, caldo ou sopa de galinha podem ser especialmente úteis;
  • Congestionamento é muitas vezes pior quando você está deitado. Continue em pé ou pelo menos mantenha a cabeça elevada. Isso é especialmente útil para as crianças;
  • Algumas lojas vendem fitas adesivas que podem ser colocadas no nariz. Estas ajudam a alargar as narinas, tornando a respiração mais fácil.

Em casos de sinusite crônica, tratamentos com antibióticos podem ser recomendados. Para aqueles que sofrem com congestão nasal devido ao desvio de septo, a cirurgia é uma opção prática para acabar com o problema.

Quando entrar em contato com um profissional médico?

Chame seu médico se você ou seu filho tem alguma das seguintes reações:

  • Um nariz entupido, juntamente com inchaço da testa, os olhos, o lado do nariz, ou na bochecha;
  • Um nariz entupido juntamente com a visão turva;
  • Aumento da dor de garganta ou manchas brancas/amarelas nas amígdalas ou outras partes da garganta;
  • Episódios de tosse que duram mais de 10 dias;
  • Tosse que produz muco verde-amarelo ou cinza;
  • Um nariz entupido que dura mais de 2 semanas e significativamente interfere com sua vida.

Importante salientar que utilizar medicamentos, mesmo aqueles disponíveis na farmácia sem a consulta com um médico podem mascarar sintomas cruciais para o diagnóstico correto do problema. Há casos de abcessos e até tumores que podem ser mascarados por conta de descongestionantes nasais e que podem acabar sendo detectados apenas quando for tarde demais.

O que esperar da sua visita ao médico?

O seu médico pode realizar um exame físico, com foco no sistema respiratório superior, ouvidos, nariz e garganta. Ele irá fazer perguntas, incluindo sofre a frequência e início do entupimento do nariz. Se você já fez algo que aliviou a congestão, avise ao médico pois o uso de alguns medicamentos e o consequente alívio pode ajudar no diagnóstico. Todos e quaisquer outros sintomas também devem ser relatados ao médico.

Os seguintes testes de diagnóstico podem ser realizados: testes cutâneos de Alergia, exames de sangue, cultura de escarro e garganta, raios-X dos seios da face e radiografia de tórax.

Ficou alguma dúvida? Querem mais informações? Deixem nos comentários suas perguntas e sugestões para incrementarmos nossos artigos!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.