Como fazer para o nariz parar de escorrer?

Escrito na categoria "Plantas medicinais" por André M. Coelho.

Nariz entupido, corrimento nasal, feridas no nariz decorrentes da constante limpeza. Estes são apenas alguns dos incômodos causados pelo nariz escorrendo. Remédios caseiros para fazer o nariz parar de escorrer podem funcionar perfeitamente para acabar com o corrimento nasal e resolver, de uma vez por todas, esse incômodo problema.

Vapor quente

O vapor quente é um ótimo tratamento caseiro para o nariz escorrendo. Com uma toalha envolta sobre a cabeça, respire o vapor de uma panela de água contendo gotas de óleo de eucalipto ou tomilho, pois eles têm propriedades antibacterianas excelentes. Esta técnica elimina o excesso de muco que provoca a coriza e espirros. Tenha cuidado para não se queimar com a água fervente. Abaixe o fogo apenas o suficiente para manter o vapor saindo da água.

Tratamentos caseiros para nariz escorrendo

Você pode tratar o corrimento nasal com um pote neti, usando da forma como indicada na foto e com uma solução salina esterilizada. (Foto: www.medhealth.net)

Solução de irrigação salina

Irrigar narinas com uma solução de água com sal por ser uma eficiente receita natural para o corrimento nasal. Dissolva 1/2 colher de chá de sal em 250 ml água morna. Puxe a solução em um conta-gotas, colocando em uma narina de cada vez com a cabeça inclinada para trás. Respire a solução para a narina. Quando terminar, assoe o nariz para remover o excesso de muco e da solução. Você pode precisar fazer isso algumas vezes antes de você se sentir alívio da coriza.

Pote Neti

Usar um pote neti é uma técnica antiga Ayurvédica usada para irrigar as passagens nasais e aliviar a coriza e espirros, sendo uma forma eficiente em como tratar o corrimento nasal. A palavra “neti” é sânscrito (antiga língua indiana) para nasal. Um pote neti normalmente tem um bico em uma extremidade e uma alça na extremidade oposta. Encha o pote neti com água morna e sal ou soro fisiológico. Em seguida, incline a cabeça em cima da pia e coloque o bico do pote neti na narina superior. A água salgada vai fluir através de sua cavidade nasal e para fora da narina inferior. Faça uma esterilização do pote neti antes de usá-lo.

Óleo de orégano

Óleo de orégano tem propriedades antibacterianas, anti-fúngicas, propriedades anti-parasitárias e anti-inflamatórias vitais na luta contra a sinusite. O óleo natural extraído do orégano tem dois ingredientes-chave que são essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico: carvacrol e timol. Para aliviar a congestão dos seios e ter uma forma eficiente de como parar o nariz escorrendo, misture duas a três gotas de óleo com um suco qualquer e beba diariamente até que os sintomas diminuam.

Dieta

Monitorar o que você come pode ajudar a aliviar nariz escorrendo e espirros. Beba muita água para diluir o muco nasal. Evite leite, trigo e gorduras saturadas, que tendem a produzir mais muco e inflamação, além de alimentos que têm histamínicos, incluindo queijo, iogurte, frutas secas, carnes processadas, espinafre, tomate e pão com uma quantidade elevada de levedura. Em vez disso, inclua alimentos que são ricos em vitamina C e E, como laranjas e amêndoas. Estes alimentos são poderosos antioxidantes contra os radicais livres que causam corrimento nasal e espirros.

Cuidados com os tratamentos naturais para o nariz escorrendo

Nunca tome medicamentos caseiros por mais de três dias, porque eles podem causar um efeito rebote e piorar o congestionamento ao longo do tempo, principalmente os sprays nasais vendidos sem receita.

Se você não encontrar alívio de seus sintomas, agende uma consulta com o seu médico. Você pode ter alergias ou uma infecção dos seios nasais e precisar de medicação alergia ou antibióticos.

Adicione algumas gotas de óleo essencial de eucalipto para na parte inferior de seu chuveiro para encontrar ainda mais alívio de seus sintomas e se os sintomas persistirem, até mesmo antes dos tratamentos naturais, converse com um médico para não agravar o problema e entender as causas.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.