Nariz entupido, corrimento nasal, feridas no nariz decorrentes da constante limpeza. Estes são apenas alguns dos incômodos causados pelo nariz escorrendo. Remédios caseiros para fazer o nariz parar de escorrer podem funcionar perfeitamente para acabar com o corrimento nasal e resolver, de uma vez por todas, esse incômodo problema.

Vapor quente

O vapor quente é um ótimo tratamento caseiro para o nariz escorrendo. Com uma toalha envolta sobre a cabeça, respire o vapor de uma panela de água contendo gotas de óleo de eucalipto ou tomilho, pois eles têm propriedades antibacterianas excelentes. Esta técnica elimina o excesso de muco que provoca a coriza e espirros. Tenha cuidado para não se queimar com a água fervente. Abaixe o fogo apenas o suficiente para manter o vapor saindo da água.

Tratamentos caseiros para nariz escorrendo

Você pode tratar o corrimento nasal com um pote neti, usando da forma como indicada na foto e com uma solução salina esterilizada. (Foto: www.medhealth.net)

Solução de irrigação salina

Irrigar narinas com uma solução de água com sal por ser uma eficiente receita natural para o corrimento nasal. Dissolva 1/2 colher de chá de sal em 250 ml água morna. Puxe a solução em um conta-gotas, colocando em uma narina de cada vez com a cabeça inclinada para trás. Respire a solução para a narina. Quando terminar, assoe o nariz para remover o excesso de muco e da solução. Você pode precisar fazer isso algumas vezes antes de você se sentir alívio da coriza.

Pote Neti

Usar um pote neti é uma técnica antiga Ayurvédica usada para irrigar as passagens nasais e aliviar a coriza e espirros, sendo uma forma eficiente em como tratar o corrimento nasal. A palavra “neti” é sânscrito (antiga língua indiana) para nasal. Um pote neti normalmente tem um bico em uma extremidade e uma alça na extremidade oposta. Encha o pote neti com água morna e sal ou soro fisiológico. Em seguida, incline a cabeça em cima da pia e coloque o bico do pote neti na narina superior. A água salgada vai fluir através de sua cavidade nasal e para fora da narina inferior. Faça uma esterilização do pote neti antes de usá-lo.

Óleo de orégano

Óleo de orégano tem propriedades antibacterianas, anti-fúngicas, propriedades anti-parasitárias e anti-inflamatórias vitais na luta contra a sinusite. O óleo natural extraído do orégano tem dois ingredientes-chave que são essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico: carvacrol e timol. Para aliviar a congestão dos seios e ter uma forma eficiente de como parar o nariz escorrendo, misture duas a três gotas de óleo com um suco qualquer e beba diariamente até que os sintomas diminuam.

Dieta

Monitorar o que você come pode ajudar a aliviar nariz escorrendo e espirros. Beba muita água para diluir o muco nasal. Evite leite, trigo e gorduras saturadas, que tendem a produzir mais muco e inflamação, além de alimentos que têm histamínicos, incluindo queijo, iogurte, frutas secas, carnes processadas, espinafre, tomate e pão com uma quantidade elevada de levedura. Em vez disso, inclua alimentos que são ricos em vitamina C e E, como laranjas e amêndoas. Estes alimentos são poderosos antioxidantes contra os radicais livres que causam corrimento nasal e espirros.

Cuidados com os tratamentos naturais para o nariz escorrendo

Nunca tome medicamentos caseiros por mais de três dias, porque eles podem causar um efeito rebote e piorar o congestionamento ao longo do tempo, principalmente os sprays nasais vendidos sem receita.

Se você não encontrar alívio de seus sintomas, agende uma consulta com o seu médico. Você pode ter alergias ou uma infecção dos seios nasais e precisar de medicação alergia ou antibióticos.

Adicione algumas gotas de óleo essencial de eucalipto para na parte inferior de seu chuveiro para encontrar ainda mais alívio de seus sintomas e se os sintomas persistirem, até mesmo antes dos tratamentos naturais, converse com um médico para não agravar o problema e entender as causas.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.