Sua cabeça está cheia, sua garganta está dolorida e seu corpo dói como se você tivesse sido atropelado por um caminhão. Você se sente péssimo o suficiente para ficar em casa, mas você se preocupa que o trabalho não vai te dar esse luxo. Antes de se arrumar e ir para o escritório, considere os colegas de trabalho que preferem não compartilhar de seus germes. Espirros, febre e tosse são todos sinais de que você pode ser contagioso. Mesmo se você se sentir bem, seus sintomas (ou a falta deles) podem enganar. Pessoas com doenças leves podem espalhar germes também. Mas como saber se você está com uma gripe contagiosa?

Quanto tempo dura uma gripe no período de contágio?

Cada vez que você espirra ou tosse devido a uma infecção respiratória, você libera um projétil cheio de germes no ar. Essas bactérias ou partículas cheias de vírus podem voar até 2 metros, tornando qualquer pessoa perto de você um alvo. Você também espalha bactérias e vírus quando você toca seus olhos, nariz ou boca e, em seguida, toque as superfícies com os dedos repletos de germes. Certos germes de frio e gripe podem sobreviver em superfícies como bancadas, maçanetas e telefones por até 24 horas.

Em geral, aqui está quanto tempo você é contagioso com essas doenças comuns:

Doença Quando você é contagioso pela primeira vez Quando você não é mais contagioso

Gripe

1 dia antes de os sintomas começarem você já está no período de contágio, que acaba 5 a 7 dias úteis após você ficar doente com os sintomas.

Resfriado

1 a 2 dias antes dos sintomas começarem você está no período de contágio. 2 semanas depois de ser exposto ao vírus, você sai da fase de contágio.

Gripe de estômago

Virose com sintomas semelhantes aos da gripe, a fase de contágio começa antes dos sintomas se apresentarem e dura até 2 semanas após a recuperação.

Cuidados com o contágio da gripe

A gripe pode acabar contaminando toda uma família e ainda seus amigos e colegas de trabalho. Saiba o tempo do período de contágio para evitar passar a doença para outras pessoas. (Foto: Reference.com)

Transmissão da gripe comum, resfriado, e gripe de estômago: como evitar?

Você ainda pode estar contagioso quando você volta ao trabalho ou à escola. Para proteger pessoas ao seu redor, você deve lavar as mãos com água quente e sabão. É importante também avisar aos outros que você ficou doente para que eles possam se lembrar de lavar as mãos também. Espirrar ou tossir na dobra do braço ou em um lenço é melhor do que tossir nas mãos, nesse caso. Em casos de maiores riscos, considere usar uma máscara respiratória.

Quando ficar em casa durante uma gripe?

Para decidir se deve ficar em casa, considere seus sintomas. Se você tem uma coceira leve na garganta ou um nariz entupido, você deve poder trabalhar. Se você está tossindo e espirrando ou sente o corpo muito ruim, fique em casa. Evite também o escritório se estiver vomitando ou tiver diarreia.

Descanse muito, beba muitos líquidos e espere que seus sintomas diminuam. É também recomendado ficar em casa por 24 horas após a febre e até que outros sintomas semelhantes da gripe estejam curados.

A maioria das infecções respiratórias desaparece dentro de alguns dias. Fique em casa até se sentir melhor, então você não permitirá que a infecção piore. Também segure o retorno ao trabalho se seus tratamentos estão causando efeitos colaterais, como sonolência excessiva. Se seus sintomas não melhorarem ou começarem a piorar, informe o seu médico. Você pode ter uma infecção bacteriana que precisa de tratamento com um antibiótico.

Quais cuidados você toma quanto está gripado? Como você evita contaminar outras pessoas com seu vírus?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.