Tratamentos para sinusite
O tempo muda de repente. De chuvas, mudamos para um tempo seco. Junta a poluição e a poeira, a situação vira um prato cheio para que a sinusite ataque. A dor de cabeça, a sensação de pressão nad maçãs do rosto, os olhos mal conseguindo se mover e o nariz entupido. Isso sem contar a secreção nojenta. Infelizmente, ainda não existe uma cura permanente para a sinusite. Mas existem tratamentos que podem amenizar os sintomas, prevenir os ataques e te deixar livre desse martírio por algum tempo.
A sinusite parece uma crise alérgica. Ela ocorre quando seus sinos são obstruídos e provocam o acúmulo de secreção. A maior parte das pessoas que tem rinite, tem sinusite. O contrário nem sempre é verdadeiro. E é uma situação chata porque mesmo não estando no auge das crises, a sensação de pressão na face é constante.
Leia também
Como tentativa de cura para a sinusite, a homeopatia já desenvolveu remédios e tratamentos. Comigo já funcionou várias vezes e, em algumas poucas, não resultou em nada.
O tratamento com antibióticos é uma faca de dois gumes: por um lado, as dores somem no mesmo dia. De outro, cada vez que você recorre a eles seu organismo fica mais resistente a vírus e bactérias e você precisará de antibióticos cada vez mais pesados. Perigoso. Mas talvez a única opção para crises agudas.
Para o nariz entupido, muitos recorrem aos sprays nasais. Outro cuidado aqui: alguns estudos comprovaram que substâncias nestes sprays levam a dependência química e podem ser cancerígenas. O alívio é quase imediato, mas os danos podem ser permanentes. Um bom substituto para o spray é o soro fisiológico. Ao utilizá-lo na irrigação nasal, você ajuda a limpar a secreção nasal, sem correr o risco de pegar infecções e em uma solução salina que não irá desidratar suas narinas.
A irrigação nasal em si também é uma boa opção para aqueles que desejam o alívio do entupimento. O procedimento consiste em deixar uma solução salina escorrer de uma narina para outra, limpando suas vias aéreas. Novamente, estudos comprovaram que o tratamento é de certa forma eficaz no tratamento dos sintomas da sinusite mas, em alguns dos pacientes, foi constatada também maior reincidência da sinusite em momentos futuros. Recomendo que o soro fisiológico seja a única solução utilizada pois a água pode conter bactérias que podem até te levar a morte.
A nebulização é muito utilizada para amenizar as dores, assim como compressas quentes nas maçãs do rosto e nariz, feitas com toalhas úmidas. Algumas essências de conhecimento popular como o eucalipto e a menta podem ter efeitos bons para amenizar as dores, se usadas junto com a nebulização ou um processo simular de vaporização.
Em último caso, uma cirurgia pode ser necessária. O desvio de septo, que quase todos nós temos, pode causar uma obstrução e consequente inflamação das vias aéreas.
Em qualquer um dos casos, uma consulta com um otorrinolaringolista é recomendada para que ele analise com calma seu caso. Se você só busca médicos nas crises agudas, provavelmente só vai em clínicos gerais que pouco sabem de sinusite. E eles podem muito bem estar enganados, pois a sinusite é facilmente comfundida com enxaqueca e cefaléias. Portanto, sempre busque a opinião dos especialistas e busque amenizar suas dores enquanto aguarda por seu atendimento e as melhores orientações para seu caso específico.
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Nariz entupido: o que causa e como tratar!
Chá para nariz entupido!
Dores de cabeça constantes. O que pode ser?
Como fazer para o nariz parar de escorrer?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.