O tempo muda de repente. De chuvas, mudamos para um tempo seco. Junta a poluição e a poeira, a situação vira um prato cheio para que a sinusite ataque. A dor de cabeça, a sensação de pressão nad maçãs do rosto, os olhos mal conseguindo se mover e o nariz entupido. Isso sem contar a secreção nojenta. Infelizmente, ainda não existe uma cura permanente para a sinusite. Mas existem tratamentos que podem amenizar os sintomas, prevenir os ataques e te deixar livre desse martírio por algum tempo.

A sinusite parece uma crise alérgica. Ela ocorre quando seus sinos são obstruídos e provocam o acúmulo de secreção. A maior parte das pessoas que tem rinite, tem sinusite. O contrário nem sempre é verdadeiro. E é uma situação chata porque mesmo não estando no auge das crises, a sensação de pressão na face é constante.

Dores de cabeça

Além da dor de cabeça causada pela sinusite ser chata, ela também causa problemas como a pressão nos globos oculares e nos seios da face. (Fonte: alignlife.com)

Como tentativa de cura para a sinusite, a homeopatia já desenvolveu remédios e tratamentos. Comigo já funcionou várias vezes e, em algumas poucas, não resultou em nada.

O tratamento com antibióticos é uma faca de dois gumes: por um lado, as dores somem no mesmo dia. De outro, cada vez que você recorre a eles seu organismo fica mais resistente a vírus e bactérias e você precisará de antibióticos cada vez mais pesados. Perigoso. Mas talvez a única opção para crises agudas.

Para o nariz entupido, muitos recorrem aos sprays nasais. Outro cuidado aqui: alguns estudos comprovaram que substâncias nestes sprays levam a dependência química e podem ser cancerígenas. O alívio é quase imediato, mas os danos podem ser permanentes. Um bom substituto para o spray é o soro fisiológico. Ao utilizá-lo na irrigação nasal, você ajuda a limpar a secreção nasal, sem correr o risco de pegar infecções e em uma solução salina que não irá desidratar suas narinas.

A irrigação nasal em si também é uma boa opção para aqueles que desejam o alívio do entupimento. O procedimento consiste em deixar uma solução salina escorrer de uma narina para outra, limpando suas vias aéreas. Novamente, estudos comprovaram que o tratamento é de certa forma eficaz no tratamento dos sintomas da sinusite mas, em alguns dos pacientes, foi constatada também maior reincidência da sinusite em momentos futuros. Recomendo que o soro fisiológico seja a única solução utilizada pois a água pode conter bactérias que podem até te levar a morte.

A nebulização é muito utilizada para amenizar as dores, assim como compressas quentes nas maçãs do rosto e nariz, feitas com toalhas úmidas. Algumas essências de conhecimento popular como o eucalipto e a menta podem ter efeitos bons para amenizar as dores, se usadas junto com a nebulização ou um processo simular de vaporização.

Em último caso, uma cirurgia pode ser necessária. O desvio de septo, que quase todos nós temos, pode causar uma obstrução e consequente inflamação das vias aéreas.

Em qualquer um dos casos, uma consulta com um otorrinolaringolista é recomendada para que ele analise com calma seu caso. Se você só busca médicos nas crises agudas, provavelmente só vai em clínicos gerais que pouco sabem de sinusite. E eles podem muito bem estar enganados, pois a sinusite é facilmente comfundida com enxaqueca e cefaléias. Portanto, sempre busque a opinião dos especialistas e busque amenizar suas dores enquanto aguarda por seu atendimento e as melhores orientações para seu caso específico.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.