As alergias são bastante comuns. Tanto genes quanto o ambiente desempenham um papel importante como gatilho para este problema de saúde. O sistema imunitário normalmente protege o organismo contra substâncias nocivas, tais como bactérias e vírus. Ele também reage a substâncias estranhas chamadas de alérgenos, que são geralmente inofensivas e, na maioria das pessoas, não causa problema algum.

Porém, em uma pessoa com alergia, a resposta imunitária é hipersensível. Quando se reconhece um alérgeno, o sistema inicia uma resposta imunitária. Produtos químicos, como a histamina, são liberados em seu organismo, causando os sintomas alérgicos.

Quais são as alergias mais comuns?

Alérgenos mais comuns incluem:

  • Medicamentos;
  • Poeira;
  • Comida (principalmente frutos do mar e/ou amendoim);
  • Veneno de insetos;
  • Mofo;
  • Animais;
  • Pólen.

Algumas pessoas têm alergia-como reações a temperaturas quentes ou frias, luz solar, ou outros gatilhos ambientais. Às vezes, o atrito (fricção ou acariciar a pele) irá causar sintomas.

Uma alergia não é geralmente transmitida através de famílias (herdada). No entanto, se ambos os pais têm alergias, você também tende a ter alergias. A chance é maior se sua mãe tem alergias. Alergias podem tomar certas condições médicas, tais como problemas de sinusite, eczema e asma, piores.

Sintomas das alergias

A parte do corpo o alérgeno toca afeta o que você desenvolver de sintomas. Por exemplo:

  • Alérgenos que você respira, muitas vezes causam um nariz entupido, coceira no nariz e garganta, produção de muco, tosse e chiado no peito;
  • Alérgenos que tocam os olhos pode causar coceira, lacrimejamento, olhos vermelhos e inchados;
  • Comer algo que você é alérgico a pode causar náuseas, vômitos, dor abdominal, cólicas, diarreia, ou uma reação grave, com risco de vida;
  • Alérgenos que tocam a pele podem causar uma erupção cutânea, urticária, coceira, bolhas ou descamação da pele;
  • Alergias a medicamentos geralmente envolvem todo o corpo e podem conduzir a uma variedade de sintomas.
Coceira da alergia

A coceira é um dos sintomas mais comuns da alergia e pode resultar em cicatrizes, além da vermelhidão da pele. (Foto: vitaminresource.com)

Tratamento para as alergias

Reações alérgicas graves (anafilaxia) precisam ser tratadas com um medicamento chamado epinefrina, que pode ser salvar vidas quando administrada imediatamente. A melhor maneira de reduzir os sintomas é evitar o que causa suas alergias. Isto é especialmente importante para os alimentos e medicamentos alérgenos.

Existem vários tipos de medicamentos para prevenir e tratar alergias. O médico alergista irá recomendar o remédio certo, dependendo do tipo e gravidade dos seus sintomas, sua idade e saúde em geral.

As doenças que são causadas por alergias (tais como asma, eczema e outros) podem necessitar de outros tratamentos, que devem ser recomendados pelo médico qualificado.

Os medicamentos que podem ser utilizados no tratamento de alergias incluem:

Anti-histamínicos

Encontram-se disponíveis em muitas formas, incluindo:

  • Cápsulas e comprimidos;
  • Colírio;
  • Injeção;
  • Líquido;
  • Pulverizador nasal.

Apesar de também estarem disponíveis sem prescrição médica, é importante não exagerar no uso destes, pois podem mascarar condições mais graves. Utilize-os apenas em casos extremos.

Corticosteroides

Medicamentos anti-inflamatórios (corticosteroides) estão disponíveis em muitas formas, incluindo:

  • Cremes e pomadas para a pele;
  • Colírio;
  • Pulverizador nasal;
  • Inalador.

Os pacientes com sintomas alérgicos severos podem ser prescritos comprimidos ou injeções de corticosteroides por curtos períodos de tempo para amenizar os sintomas.

Teste para alergia

Este é um teste feito por um médico alergista para analisar os alérgenos que causam a alergia em uma pessoa. (Foto: aaopm.com)

Descongestionantes

Descongestionantes podem ajudar a aliviar o nariz entupido. Não use spray nasal descongestionante por mais de alguns dias, pois eles podem causar um efeito rebote e fazer pior o congestionamento. Descongestionantes em forma de pílula não causa esse problema. Pessoas com pressão arterial elevada, problemas cardíacos ou aumento da próstata devem usar descongestionantes com cautela. A melhor recomendação é substituir o descongestionante pelo soro fisiológico, tão eficaz quanto e não causando efeitos colaterais.

Outros medicamentos

Inibidores de leucotrienos são medicamentos que bloqueiam as substâncias que provocam alergias.

O tratamento de longo prazo

A imunoterapia é, por vezes, recomendada se você não pode evitar o alérgeno e os seus sintomas são difíceis de controlar. São usadas vacinas para manter seu corpo impedido de reagir ao alérgeno. Você receberá injeções regulares do alérgeno. Cada dose é um pouco maior do que a última dose até uma dose máxima ser atingida. Estas vacinas não funcionam para todos e você terá que visitar o médico com frequência, conferindo a efetividade do tratamento para acabar com  alergia.

Como é uma doença ainda sem cura clara, usando estes tratamentos é um problema que pode ser facilmente amenizado e ajudar a melhorar sua qualidade de vida.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.