A rinite alérgica, um tipo de alergia que afeta os olhos e passagens nasais, é caracterizada por espirros, coceira nos olhos e coriza. É causada pela inalação de alérgenos, tais como pelos de animais, pólen e poeira. Algumas pessoas sofrem de rinite alérgica durante todo o ano, enquanto outras podem experimentara  rinite alérgica sazonal.

A melhor maneira de prevenir a rinite alérgica é evitar a exposição aos alérgenos. No entanto, anti-histamínicos e descongestionantes nasais são muitas vezes utilizados para prestar socorro. Uma série de ervas também pode ajudar a aliviar os sintomas, mas há pouca evidência científica para provar que elas funcionem. É importante que antes de qualquer tipo de tratamento, mesmo que paliativo, que você fale com o seu médico antes de usar ervas para tratar a rinite alérgica.

Chá de Carrapicho

De acordo com os resultados de um estudo britânico, o Carrapicho é tão eficaz como a cetirizina, um anti-histamínico geralmente usado no alívio dos sintomas de rinite alérgica sazonal. O estudo sugere que o Carrapicho pode ser considerado como um potencial tratamento para a rinite alérgica, principalmente por pacientes que não gostam dos efeitos sedativos dos anti-histamínicos.

O carrapicho pode causar efeitos colaterais, incluindo dores de estômago e dores de cabeça. Não use esta erva se estiver a tomar medicamentos anticolinérgicos, pois pode aumentar os seus efeitos.

Cuidando da rinite

Com as ervas certas e o devido acompanhamento profissional, você poderá usufruir de uma considerável melhor qualidade de vida sem muitos dos sintomas da rinite. (Foto: www.herbalhealth.co.uk)

Chá de Urtiga

Pesquisadores dos EUA observaram que a urtiga pode ajudar a aliviar os sintomas da rinite alérgica, embora estudos clínicos para provar a efetividade ainda estejam em falta.

A urtiga pode funcionar reduzindo os níveis de histamina no corpo. Ela pode ser tomada como chá ou como um suplemento dietético. Apesar da urtiga é considerada segura, pode, ocasionalmente, causar retenção de líquidos e problemas de estômago.

Não tome esta erva se estiver grávida, pois pode causar aborto. Urtiga pode aumentar os efeitos de certas drogas, incluindo anticoagulantes, diuréticos e anti-inflamatórios não-esteroides.

Chá de Hidraste

Alguns tratamentos à base de plantas para a rinite alérgica contém uma erva conhecida como hidraste. No entanto, não há nenhuma evidência científica para provar que ela é eficaz para qualquer condição médica. Ela pode ser tomada como um chá, em cápsulas ou em comprimidos e é considerado segura para a maioria dos adultos. No entanto, não deve ser usada por bebês ou crianças pequenas. Em casos raros o chá de hidraste pode causar náuseas e vômitos.

Considerações Finais

Chás calmantes ou para coriza, como o chá de camomila, podem ter algum efeito para os sintomas da rinite, apesar de não serem tão efetivos para o tratamento do problema em si. O vapor do chá de menta pode ajudar a reduzir a irritação nas narinas. Porém, em ambos os casos, estes usos não tem comprovação científica ainda. A melhor coisa que você tem a fazer é o acompanhamento com um alergista, que indicará o melhor tratamento para os alérgenos que são gatilhos para sua rinite e assim, trazer uma solução de longo prazo.

Você conhece outras ervas para chá que ajudam na rinite? Compartilhem nos comentários!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.