Se você sofre com a rinite então acredite que você não está sozinho no mundo. Milhões de pessoas sofrem desse mal, e tentam tratar ou aliviar os sintomas das mais diversas formas possíveis. Uma das formas mais eficientes de tratamento, inclusive, é através de uma alimentação diferenciada, que pode aliviar completamente os sintomas da rinite e pode ser hoje em dia um dos poucos tratamentos que existem para a rinite. Vejamos quais alimentos já tem comprovação científica de efeitos no combate a rinite.

Alimentos que melhoram a rinite alérgica: mel

O mel funciona um pouco como imunoterapia, mas você precisa comer cerca de uma colher de sopa três vezes por dia, se puder. Quanto mais, melhor. São vitaminas, nutrientes, minerais, benefícios que não acaba mais. O mel é um alimento completo para qualquer dieta, e quem tem rinite alérgica vai ter benefícios especiais com o consumo do mel.

Chá de urtiga para rinite alérgica

O chá de urtiga atua como um tipo de anti congestionante, reduzindo a quantidade de muco, além de atuar como um anti-inflamatório. Você pode comprar chá de urtiga na maioria dos supermercados e lojas de alimentos saudáveis, mas se você quiser fazê-lo fresco, basta escolher as folhas menores e mais novas de uma planta de urtiga e fazer a infusão em água fervente antes de beber. Use luvas para evitar coceira, mas pode ficar despreocupado que o chá não vai provocar qualquer reação alérgica. Descarte as folhas depois do uso.

Vitamina C para rinite alérgica

Alimentos ricos em vitamina C são bons para ajudar o organismo a se fortalecer no combate aos efeitos da rinite alérgica. (Foto: greenblender.com)

Chá de camomila para rinite alérgica

Também é bom para combater a rinite alérgica, já que o chá de camomila é um antioxidante e anti-histamínico, além de também atuar como um agente anti-inflamatório muito eficaz.

Como melhorar a rinite e sinusite? Chá de capim limão!

O chá de capim limão é usado para ajudar no combate ao congestionamento e o resfriado comum e é recomendado por pessoas com rinite alérgica. Isso deve aliviar os sintomas

Vitamina C contra rinite

Este é um caminho fácil: apenas certifique-se comer uma abundância de frutas e legumes. Frutas orgânicas e vegetais são repletos de antioxidantes e vitamina C. Alguns vegetais contém carotenoides que são antioxidantes naturais e que reduzem a inflamação em suas vias respiratórias, além de também impulsionar o seu sistema imunológico. As cenouras são as melhores fontes de carotenoides sei, mas abóbora, batata doce, frutas cítricas e espinafre também são boas fontes. Você também pode impulsionar o seu sistema imunitário tomando um suplemento de boa qualidade e rico em vitamina C.

Alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3

Isso inclui peixes como a sardinha, salmão e também sementes, tais como o girassol, abóbora, linhaça e gergelim.

Coma alho para aliviar a rinite

Alho tem sido usado há anos para ajudar a evitar o resfriado comum por conta de seus poderes para o sistema imunológico, mas o alho é também um descongestionante e ajuda a aliviar o corrimento e os espirros. É também um anti-inflamatório e uma boa fonte de quercetina, um anti-histamínico natural.

Como melhorar a rinite alérgica: alimentos ricos em quercetina!

Pode ser comprado como um suplemento, mas é também um flavonoide, que dá a certas plantas suas cores e qualidades antioxidantes. Ele impede que o sistema imunológico libere histamínicos por isso tem um efeito anti-inflamatório, reduzindo os espirros, olhos lacrimejantes, espirros, congestão etc. Frutas vermelhas, brócolis, pimentão, pimentas, são exemplos de alimentos ricos nesse nutriente.

Combate a rinite alérgica com pimentas quentes

Pimentão e pimentas quentes são descongestionantes naturais. Eles contêm um componente ativo chamada capsaicina, que ajuda a abrir as passagens nasais e a reduzir o congestionamento irritante, corrimento e espirros causados pelo pólen, grama e árvores. Incorporar pimentas vermelhas e pimentas quentes em seu almoço e jantar pode realmente ajudar a aliviar os sintomas da rinite alérgica.

Alimentos bons para rinite: Cebolas

Normalmente associados com os olhos lacrimejantes quando descascadas, as cebolas são ótimas aliadas no combate à rinite alérgica. Elas são uma boa fonte de quercetina, um anti-histamínico natural e anti-inflamatório comprovado como responsável por reduzir os sintomas em pessoas que sofrem de rinite alérgica. As cebolas contêm três vezes mais quercetina do que a couve e 10 vezes mais do que brócolis. Coma tanta cebola orgânica fresca quanto você puder. Até um chá de cebola pode ajudar nesse tratamento.

Quais desses tratamentos você já usa para sua rinite? Quais mudanças faz na sua dieta para ajudar a combater uma rinite alérgica?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.