Uma tosse contínua não é um sintoma comum de alergias sazonais, mas, se presente, pode ser irritante. Há uma série de razões pelas quais as alergias podem levar à tosse – desde gotejamento pós-nasal até simples irritação das vias respiratórias superiores. A tosse seca é o sintoma habitual, mas às vezes, a fleuma é produzida levando a uma tosse com muco. Esta página descreve os sintomas de uma tosse com alergias sazonais e oferece conselhos sobre ervas e remédios caseiros adequados para aliviar o problema.

Tosse alérgica: entendendo

Uma tosse persistente pode ser um dos sintomas mais irritantes das alergias sazonais, particularmente se for persistente. Essas tosses geralmente são secas e causadas por pólen que irrita a parte posterior da garganta ou passagens aéreas, provocando a reação natural do corpo ao tossir para limpar o irritante.

Tosses associadas a alergias sazonais também podem ser causadas pelo que é conhecido como gotejamento pós-nasal. Quando o pólen irrita as passagens nasais, o excesso de fluido é produzido pelas membranas inflamadas. Isso se acumula e cai na garganta, irritando-a, dando origem a uma tosse seca.

Como eu sei que minha tosse é uma alergia sazonal?

Pode ser difícil determinar o que está causando sua tosse, e qualquer tosse persistente, ou tosse com a qual você esteja preocupado, deve ser examinada pelo seu médico. Se você está sofrendo de outros sintomas de alergias sazonais, então as chances são altas que sua tosse é causada por alergias sazonais. Alternativamente, você pode tentar um verificador de sintomas de alergias sazonais.

Embora confuso, uma tosse de alergia sazonal pode ser seca e coçar a garganta ou uma tosse mucosa. Uma tosse seca é causada pela irritação da garganta pelo pólen, enquanto uma tosse mucosa é o resultado do acúmulo de muco na parte posterior da garganta.

Tosse de alergia

A tosse de alergia pode ser melhorada com cuidados simples e que vão contribuir para uma saúde muito melhor. (Foto: Sitaram Bhartia)

O que é bom para tosse alérgica?

Existem vários remédios caseiros que você pode tentar o que pode ajudar a aliviar sua tosse persistente.

Uma bebida quente de mel e limão pode reduzir a irritação na parte de trás da garganta e aliviar a tosse, mesmo que apenas temporariamente. O limão age como um desinfetante para evitar que qualquer infecção desenvolva ou agrave sua condição

Manter-se hidratado bebendo muita água é importante. Isso não só ajudará a evitar que sua garganta fique seca ou irritada, mas também liberará qualquer pólen que tenha se alojado em sua garganta e paleta.

Evite atmosferas secas ou esfumaçadas e, se possível, evite ir para fora nos momentos em que a contagem de pólen é alta.

Usar alimentos e plantas que ajudam a aumentar o número de leucócitos no sangue também pode ajudar a melhorar os sintomas da tosse alérgica.

E quanto a remédios de ervas?

Os remédios fitoterápicos podem ser usados ​​para tratar alergias sazonais na raiz da tosse ou para tratar o sintoma individual.

Por exemplo, os comprimidos para alívio de alergia combinam várias ervas diferentes projetadas para reduzir a inflamação das membranas mucosas, que ocorre quando o corpo reage ao pólen. Ao contrário de alguns tratamentos convencionais de alergias sazonais, a maioria desses comprimidos não causa sonolência.

Se você estiver procurando por um remédio específico para tosses, um xarope para tosse reconfortante contendo extratos de abeto pode ajudar a aliviar uma tosse seca ou tóxica, enquanto outros podem ajudar com uma tosse mucosa.

Existem medicamentos convencionais para me ajudar?

Como as alergias sazonais são a causa da sua tosse, é provável que um médico ou farmacêutico recomende anti-histamínicos para diminuir a reação do seu corpo ao pólen. Isso, por sua vez, pode ajudar a aliviar sua tosse. No entanto, o corpo pode desenvolver imunidade a esses medicamentos e, portanto, eles só devem ser usados ​​em curto prazo.

Existem vários tipos de medicamentos para a tosse e xaropes disponíveis, alguns dos quais atuam como supressores, e outros que atuam como expectorantes para liberar o líquido dos pulmões. Seu farmacêutico será capaz de aconselhar um remédio para tosse adequado à sua condição.

Antes de qualquer tratamento, é importante consultar seu médico para evitar problemas ou agravamento da tosse.

Como vocês tratam tosses alérgicas? Quais acham ser as melhores soluções?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.