A coriza produz um muco que escorre pela parte de trás da garganta e das narinas. O corpo produz cerca de 3 litros de mucosa em uma base diária e muito mais quando um corrimento nasal está presente. Apesar de assoar o nariz trazer um alívio rápido, uma variedade de remédios à base de plantas comumente têm sido associados com o tratamento da condição. Lembre-se de que suplementos de ervas podem interagir com os medicamentos atuais e a consulta com um médico ou profissional de saúde é necessária antes de usar qualquer medicamento natural. Tratamentos naturais adicionais para um corrimento nasal incluem gotas salinas, maior quantidade de líquidos e até mesmo a sopa de galinha.

Avisos dados, vamos aos chás que podem te ajudar a melhorar a coriza

Chá de Equinácea

Equinácea pode prevenir o resfriado comum e reduzir a gravidade de um corrimento nasal. Ainda assim, nenhuma dose padrão existe. Diferentes formas de suplemento de ervas contêm uma variedade de forças. Suplementos de Equinácea usam as flores, folhas e raízes. Diferentes espécies de equinácea também existem, dando a pesquisadores dificuldade identificar a eficácia da erva. Embora geralmente considerado um suplemento seguro, alguns efeitos colaterais incluem dores de estômago e diarreia. Cuidado na hora de fazer os chás!

Chá de Hortelã-pimenta

O principal ingrediente de hortelã-pimenta é mentol. A planta ajuda no descongestionamento e na diluição da mucosa. O hortelã também funciona como um expectorante e auxilia no alívio da tosse. Faça o chá de hortelã com folhas de hortelã secas. Use cerca de 1 colher de chá de folhas de hortelã secas em 1 xícara de água fervente e deixe o chá em infusão por 10 minutos. Beba conforme necessário durante todo o dia para alívio dos sintomas. Não beba chá de hortelã se você sofre de uma hérnia de hiato ou doença do refluxo gastroesofágico.

Chá de Astrágalo

Este componente comum da medicina tradicional chinesa, astrágalo é comumente usado para tratar a coriza e resfriados comuns. A planta tem efeitos anti-bacterianos e anti-inflamatórios. A raiz de astrágalo é a porção da planta medicinal. A raiz é geralmente colhida quando a planta tem cerca de 4 anos de idade. A planta pode ser consumida em forma de chá: adicione entre 3 a 6 g de raiz seca a 350 ml de água fervente. A raiz em pó também está disponível na forma de cápsulas ou comprimidos em doses que variam de 500 a 1000 mg. Ambas as formas de suplementos são sugeridos para serem tomados três vezes ao dia. As ervas são geralmente consideradas seguros, sem efeitos colaterais graves. A erva pode causar um leve efeito diurético.

Tratando a coriza

Ao invés de deixar seu nariz escorrendo, busque algumas soluções caseiras práticas e saudáveis para um nariz mais saudável. (Foto: www.top10homeremedies.com)

Chá de camomila

Ao primeiro sinal de uma fungada, faça uma xícara de chá quente com qualquer erva. O vapor da bebida vai ajudar a secreções nasais diluírem, o que reduz o risco de desenvolver infecções mais severas das orelhas ou cavidades nasais. Qualquer forma de chá de ervas vai ajudar, mas a camomila é particularmente útil nesta situação. Estudos recentes indicam uma forte conexão entre a camomila e alívio dos sintomas do resfriado comum, incluindo a coriza. Camomila contém produtos químicos que atuam como agentes anti-inflamatórios, diminuindo o inchaço dos tecidos nasais. Camomila também funciona como um anti-histamínico natural e um anti-oxidante, ajudando a combater o gotejamento pós-nasal, enquanto reforça a função do sistema imunológico. Repita a cada quatro horas durante o decurso do dia. Se você tem alergia à camomila, você pode, no entanto, ainda se beneficiar de outros chás de ervas.

Chá de Eucalipto

O eucalipto é um ingrediente comum em remédios comerciais acrescentando um aroma distinto de tudo. Os vapores óleo de eucalipto atuam como um expectorante e descongestionante, ajudando a secreções diluírem e deixar as passagens nasais abertas, facilitando a respiração e aliviando o congestionamento ao longo do trato respiratório. O óleo de eucalipto pode ser consumido em forma de cápsula ou adicionada a bebidas, tais como o chá, e ingerido. Alternativamente, algumas gotas de óleo podem ser adicionados a uma banheira de água a ferver. O vapor perfumado pode ser inalado, fazendo com que as membranas mucosas se encolham e promovam a drenagem das cavidades nasais.

Chá de Gengibre

O gengibre é um tratamento popular e eficaz para coriza e resfriados. Mastigar um pedaço pequeno descascado de raiz de gengibre cru ou uma colher de gengibre ralado com mel ajuda a proteger e melhorar os sintomas da coriza. Uma vez ingerido, as enzimas do gengibre irão funcionar para aumentar a circulação por todo o corpo, reduzindo a inflamação e inchaço, melhorando assim a drenagem das passagens nasais. Como alternativa, faça uma xícara de chá de gengibre, adicionando um pedaço de gengibre descascado a duas xícaras de água fervente e permitindo que ele deixe ferver por 10 minutos. Retire o gengibre, adoce a gosto e beba. Repita estes tratamentos três a quatro vezes por dia até que seu nariz pare de escorrer.

Vocês conhecem mais algum chá para a coriza? Compartilhem nos comentários!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.