Nariz entupido ou congestão nasal, geralmente ocorre quando os tecidos que revestem as passagens nasais tornam-se inchados devido a inflamação dos vasos sanguíneos. Gripes e resfriados, alergias ou irritações, como fumaça de cigarro, podem causar um nariz entupido, o que pode ou não incluir descarga de muco. Embora o congestionamento nasal possa causar desconforto em adultos e crianças mais velhas, a condição pode causar sérios problemas de saúde para crianças. Consulte um médico imediatamente se uma criança com menos de dois anos tem experiência de congestionamento nasal. Caso contrário, remédios caseiros normalmente podem fornecer alívio para um nariz entupido até a doença ou alergia passar.

Óleo de eucalipto e chá de eucalipto

O óleo de eucalipto, um ingrediente comum em descongestionantes, ajuda a limpar as passagens nasais quando inalado ou em chás. Você pode fazer o seu próprio inalador de óleo de eucalipto. Preencha um pequeno frasco de plástico com algodão, adicione duas ou três gotas de óleo de eucalipto e em seguida, prenda a tampa do frasco. Quando você tem dificuldade para respirar, abra o frasco e inspire profundamente algumas vezes. Você também pode usar óleo de eucalipto em muitas outras maneiras para ajudar a aliviar o nariz entupido. Tente colocar três ou quatro gotas em um vaporizador com 10 a 15 gotas para um quente banho de vapor. Lembre-se de respirar profundamente enquanto toma banho para os melhores resultados. Por fim, você pode usar as folhas de eucalipto para fazer um delicioso chá, colocando as folhas em água quente por 10 minutos, adoçando se preferir.

Chá de Pimenta de Caiena

Esta pode reduzir significativamente a congestão nasal. A erva diminui a inflamação das vias nasais através de sua ação anti-inflamatória, reduzindo a irritação e secando a descarga de muco. Faça um chá de Caiena, combinando ¼ colher de chá de pimenta caiena em pó com 1 xícara de água fervente. Mexa bem e saboreie conforme necessário para aliviar o nariz entupido. O chá tem um sabor picante, por isso certifique-se que você pode lidar com o calor antes de consumir uma grande parte. Você também pode cheirar uma pitada de pimenta caiena, que funciona quase que instantaneamente, mesmo em casos graves, mas causa uma sensação de queimação significativa por vários minutos.

Tratando o nariz entupido

Principalmente antes de ir dormir, faça uma limpeza das narinas e tome um bom chá para limpar as vias aéreas e melhorar sua respiração. (Foto: www.ihomeremedy.net)

Chá de Raiz de Gengibre

Herbalistas costumam usar raiz de gengibre para tratar gripes e seus sintomas, incluindo nariz entupido e congestão no peito. A recomendação é beber chá de gengibre para ajudar a combater a congestão nasal fervendo um pedaço de raiz de gengibre fresco em 2 xícaras de água por aproximadamente 10 minutos. Retire a raiz de gengibre a partir do líquido, adoce o chá com mel e limão, se desejar, e beba um copo a cada duas ou três horas até que seu nariz entupido melhore.

Chá de Raiz de Rábano (rabanete)

Raiz de rábano fornece uma forte forma de descongestionamento. A Raiz de Rábano limpa os seios da face, melhora a circulação para as passagens nasais e promove a descarga de muco. Para obter os melhores resultados, rale uma raiz de rábano fresco e coma cerca de 1/2 colher de sopa sempre que você precisa aliviar o nariz entupido. Você também pode comprar um frasco disponível comercialmente de rabanete ralado e comer até 1/2 colher de sopa de cada vez. Para evitar a irritação do estômago, não use este remédio com o estômago vazio. Você pode também fazer um chá com a raiz e as folhas.

Outros chás para nariz entupido

Chás de ervas vêm em uma ampla variedade. Algumas das ervas mais comumente recomendadas para congestão nasal incluem eucalipto, hortelã-pimenta, sálvia, amora e camomila. Outras ervas, como marshmallow ou raiz de alcaçuz, podem ser mergulhadas em água quente e tomar um gole, mas apenas sob a orientação de um profissional de saúde qualificado porque uma overdose ou interação medicamentosa pode causar efeitos adversos.

Muitas das ervas comumente utilizados em chás de congestionamento pode ser colocada em outras misturas para criar um tipo diferente de remédio descongestionante. Por exemplo, as folhas de eucalipto podem ser fervida para emitir vapores no ar para produzir o mesmo efeito calmante como o chá de eucalipto. Alguns óleos essenciais, incluindo hortelã-pimenta ou de eucalipto, podem ser colocados em um banho a correr para produzir os vapores suaves. Muitas ervas semelhantes são encontrados em pomadas que podem ser colocadas sob o nariz para melhorar a respiração limitada por congestionamento.

Consulte um profissional de saúde para aconselhamento sobre como usar formas específicas de ervas. Colocar certas concentrações de óleos essenciais diretamente sobre a pele pode causar irritação ligeira a grave. Algumas ervas não podem ser consumidas, enquanto outras exigem cumprimento estrito dos procedimentos de preparação ou doses certas.

Considerações Finais

Adicionando alguns ingredientes para o chá de ervas pode torná-lo mais agradável para beber e pode melhorar a eficácia do chá no tratamento dos sintomas associados à congestão nasal. O mel é um supressor da tosse natural, e pode ser adicionado aos chás de ervas para adoçá-los. Suco de limão ou limão fresco adicionado ao chá pode, devido à sua acidez, diluir o muco, tornando-o mais fácil de engolir ou tossir.

Se você conhece mais ervas para o nariz entupido, não deixe de colocar suas sugestões nos comentários abaixo.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Um comentário para “Chá para nariz entupido!”

  1. Vilmaajorge

    0timas dicas. Mandem sobre asma por favor! Obrigada.