Os chás feitos de ervas calmantes como lavanda, erva-cidreira e camomila são alternativas naturais testadas pelo tempo que podem relaxar os músculos, acalmar os nervos desgastados e aliviar dores de cabeça. Você pode precisar experimentar diferentes chás para encontrar um que funciona melhor para você. Pode ser difícil identificar a causa de uma dor de cabeça. Se o seu caso for persistente ou grave, consulte um profissional de saúde qualificado e não comece tratamento algum sem antes ter uma conversa séria com um profissional de saúde: você pode mascarar sintomas que são essenciais para um diagnóstico correto de seu problema.

Chá para dores de cabeça tensionais

As dores de cabeça tensionais atormentam milhões de pessoas, que geralmente se voltam para produtos farmacêuticos disponíveis para o alívio. O estresse é na maioria das vezes o culpado e a dor surge quando os músculos do couro cabeludo, ombros e pescoço tornam-se tensos. Pode sentir-se a pressão em torno do pescoço e dos lados da cabeça e essas áreas podem ser sensíveis ao toque. Beber chás como camomila, flor de tília e valeriana são maneiras simples e consagradas pelo tempo para aliviar dores de cabeça tensionais. Esses chás de ervas calmantes podem ajudar a relaxar os músculos e tratar a dor. Use ervas sob a supervisão de um profissional de saúde qualificado.

Chá para enxaqueca

As enxaquecas são causadas quando ocorre a constrição das artérias na cabeça, “pressionando” o cérebro. Quando há a contrição das artérias, sintomas como distúrbios visuais, náuseas e sudorese podem se desenvolver. As artérias eventualmente dilatam, o que resulta em dor, que é normalmente confinada inicialmente para um dos lados da cabeça. Enxaqueca pode ocorrer se você é sensível a alimentos como chocolate, vinho tinto e queijos envelhecidos, ou se você tiver sensibilidade à luz. A raiz de gengibre pode ajudar a aliviar a dor da enxaqueca, assim como outros chás e ervas usados para pressão. Fale com um médico antes de usar ervas, como elas podem interagir com outros medicamentos que você já está tomando.

Poderes relaxantes da camomila

A camomila é um ótimo relaxante e resolve a grande maioria das dores de cabeça, que são geralmente causadas por tensão muscular. (Foto: herbs.lovetoknow.com)

Dores de cabeça de sinusite

Os seios da face são passagens cheias de ar ao redor do nariz, olhos e bochechas. Quando seus seios ficam inflamados ou congestionados devido a uma infecção respiratória superior ou alergias sazonais, uma dor de cabeça latejante que pode durar vários dias pode resultar. Chá de alcaçuz acalma a inflamação dos seios devido a alergias e resfriados, o que pode aliviar a dor de cabeça. Eufrásia, eucalipto, gengibre e chás de índigo selvagens também são usados ​​para sinusite. Crisântemo tanto ajuda para melhorar a congestão nasal quanto para diminuir a dor sinusal. Não use ervas sem consultar o seu médico primeiro.

Prevenindo dores de cabeça

Muitas medidas preventivas podem ser tomadas para evitar ou diminuir a ocorrência de dores de cabeça induzidas pelo estresse, incluindo biofeedback, exercício, ioga e meditação. Se você está propenso a enxaquecas, trabalhe com o seu médico para determinar se os alimentos gatilhos podem ser responsáveis por suas dores de cabeça. Tomando tônicos e ervas imuno-fortalecimento podem protegê-lo de resfriados e gripes, que são frequentemente as causas subjacentes da sinusite.

Fortes dores de cabeça

Todo mundo experimenta dores de cabeça em algum momento, mas você precisa consultar um médico se a sua cabeça se tornar crônica. Em alguns casos, as dores de cabeça são sinais de doenças graves, tais como aneurisma ou meningite. Se a sua dor de cabeça é pesada ou é acompanhada por sintomas como perda de consciência ou visão, um torcicolo ou intensa náusea, você deve consultar um médico imediatamente. Você já teve dores de cabeça pesadas? Como foi o tratamento? Quais tipos de dores de cabeça você já teve? Conhece outros chás? Compartilhe nos comentários sua experiência.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Chá natural para enxaqueca e dor de cabeça”

  1. Ana Paula Costa Barreto

    Tenho fortes enxaquecas e é uma dor insuportável nada faz ela amenizar oq que eu faço?

    • Equipe Saúde Melhor

      Ana Paula,
      Sem dúvida alguma você deve marcar uma consulta com um clínico geral e expor os sintomas e seu histórico médica.
      É a única forma de receber um aconselhamento seguro com relação à saúde.