Chá de salsinha é um chá de ervas que é fácil de fazer e ideal para beber quando você precisa liberar seu corpo de toxinas. Esta erva é conhecida como uma erva culinária e tempero. É adicionada a um vasto número de pratos para realçar o sabor ou como um simples enfeite. Embora quase todas as pessoas estejam familiarizadas com os usos da salsa na cozinha, os benefícios de cura dessa erva são menos conhecidos. Como erva medicinal, a salsa tem um grande número de benefícios que você pode aproveitar ao tomar uma xícara desse chá regularmente.

O que é a salsinha?

A salsinha é uma erva bienal que pode atingir até 30 cm de altura. É nativa da região do Mediterrâneo, embora agora seja cultivada mundialmente como uma erva culinária e de tempero. Esta é uma planta comum para encontrar em um jardim de ervas. Você pode até crescer em um pequeno vaso desde que regue regularmente.

A planta de salsa tem pequenas flores brancas florescendo em cachos com pequenas sementes. Suas folhas, a parte essencial da planta usada para fazer chá de salsa, são verdes brilhantes e podem ser planas ou encaracoladas. As folhas são melhor colhidas na primavera e no outono.

A salsa é uma erva que é rica em vitaminas A, B, C, E e K, bem como outros elementos como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, fibras e flavonoides antioxidantes. Beber este chá de ervas é uma ótima maneira de colher muitos dos benefícios da salsa, e alguns desses be

Chá de salsinha serve para limpeza

O benefício mais conhecido do chá de salsa é sua ação diurética. Antioxidantes e clorofila nesta infusão podem ajudar a eliminar elementos nocivos e tóxicos que causam inflamação e infecções. Este chá pode ser utilizado como uma forma de tratamento para artrite e reumatismo, eliminando os depósitos de líquidos e reduzindo o inchaço das articulações. Um chá de limpeza como este também pode impedir a retenção de água e, assim, ajudar a reduzir a celulite, reduzindo o excesso de líquido nos tecidos. O chá de ervas com salsa também estimula os pulmões a descarregar e eliminar os poluentes que podem ter se acumulado no sistema respiratório, permitindo que você também respire melhor.

Chá de salsinha

O chá de salsinha pode ser uma boa opção para sua saúde com vários benefícios. (Foto: YouTube)

Chá de salsa é bom para suporte renal e hepático

A ação diurética do chá de salsa também ajuda a aumentar o fluxo de urina, limpando os rins e a bexiga de toxinas e, assim, resultando em uma limpeza e purificação do sangue mais saudável. O chá de salsa é frequentemente recomendado para cálculos renais, mas você deve conversar com seu médico antes de usar este remédio. Parece haver evidências de que, com doenças renais mais graves, esse chá pode agravar a situação.

Beber este chá pode tratar doenças renais leves e infecção da bexiga, conhecida como cistite. Pode ajudar a reduzir o inchaço das glândulas, bem como tratar outras infecções do trato urinário e condições da próstata. Este chá de desintoxicação também pode ser útil para o fígado, promovendo a função saudável do fígado, limpando-o de agentes nocivos. Isso também pode melhorar a sua pele, tornando-a mais fresca e saudável.

Chá de salsinha é bom para ajuda digestiva e perda de peso

Se você sofre de indigestão ou náusea, você pode sempre tentar beber chá de salsa antes de suas refeições. As enzimas deste chá podem ajudar o seu estômago a funcionar melhor, reduzindo o refluxo ácido e os espasmos e cólicas no estômago. Chá de salsa também pode ajudar os intestinos a funcionar melhor, eliminando gorduras desnecessárias e resíduos do corpo. Também pode ajudar a tratar flatulência, inchaço, cólicas e constipação dolorosa.

Este chá também pode tratar infecções da boca. Com gengivas e dentes saudáveis, você reduz bastante a ocorrência de mau hálito. Este chá também pode servir como um chá de emagrecimento, porque, como promove uma digestão mais rápida e melhor, permite que seu corpo absorva melhor os nutrientes de que você precisa e os elimine de elementos nocivos indesejados e fluidos excessivos.

Chá de salsinha para a saúde do coração

Uma xícara de chá de salsa pode ajudar a melhorar a saúde do seu coração. O conteúdo vitamínico e antioxidante deste chá pode ajudar a reduzir o colesterol ruim no sangue, bem como regular a pressão arterial. Se você estiver tomando medicamentos para o coração, certifique-se de conversar com seu médico sobre tomar este chá medicinalmente, para evitar quedas súbitas da pressão arterial.

Chá de salsa também pode ajudar a fortalecer os vasos sanguíneos, bem como ajudar a repará-los. Isso pode ser muito útil na prevenção de problemas cardíacos ou derrames.

Chá de salsinha como tônico feminino

Chá de salsa pode ser visto como um tônico feminino, porque quando ele limpa o fígado, também ajuda a promover o equilíbrio hormonal que é essencial para um sistema reprodutivo saudável. Este chá de ervas também pode funcionar como um tônico uterino, ajudando a regular o seu ciclo menstrual. Isso pode ser útil para mulheres com períodos atrasados ​​ou escassos. Estimula o útero, alivia cólicas menstruais e previne a TPM.

Algumas mulheres acham este chá útil para contrair o útero após o parto, mas certifique-se de conversar com seu médico antes de usar este remédio natural, porque ele irá interferir com a amamentação.

Construção de força e imunidade com o chá de salsinha

A salsa é uma fonte de minerais e vitaminas que pode ajudá-lo a recuperar-se da exaustão física. Esta infusão de ervas é particularmente rica em ferro e vitamina C, que são essenciais para combater a anemia. Este chá ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes de que necessita para manter a sua força e reforçar o sistema de imunidade. Isso evita o aparecimento de doenças e acelera o tempo de recuperação quando a doença ocorre.

Beber chá de salsa regularmente também pode ajudar a ingestão de vitaminas D e K e cálcio, que ajudam a manter os ossos saudáveis ​​e fortes. A presença de antioxidantes neste chá também é dito para ajudar a proteger e estimular a função cerebral, mantendo seu cérebro ativo e saudável. Salsa também é um anti-histamínico natural, o que significa que beber este chá pode ajudá-lo a combater alergias, febre, tosse, asma e outras doenças respiratórias.

Chá de salsinha como inibidor de tumores

O chá de salsa é rico em antioxidantes flavonoides, que são componentes protetores que podem ajudar a inibir o crescimento de tumores. A proteção antioxidante que essa erva fornece pode ajudar a evitar danos às células que poderiam levar à mutação e ao câncer.

Antioxidantes neste chá também podem retardar o envelhecimento prematuro do corpo e da pele, evitando a inflamação e os danos causados ​​pelos radicais livres no seu corpo. Isso pode evitar doenças oculares ou neurodegenerativas.

Benefícios do uso externo do chá de salsa

Há evidências de que a aplicação de chá de salsa à pele pode ajudar a limpar e curar contusões leves, como picadas de insetos, parasitas e piolhos, por exemplo. Sua ação antisséptica e antifúngica pode ser ideal para limpar manchas e outras doenças de pele. Infusões de salsa podem ser usadas externamente para tratar úlceras de pele e reidratar a pele rachada ou rachada. Aplique-o suavemente para hidratar a pele seca.

Efeitos colaterais do chá de salsa

Enquanto beber chá de salsa regularmente pode ajudá-lo a lidar com uma série de doenças, há também algumas questões que você deve estar ciente. Sempre fique dentro da dose recomendada, pois muito pode causar anemia, problemas renais ou hepáticos.

Quando aplicar esta perfusão na sua pele, certifique-se de que testa primeiro uma pequena área, pois poderá ficar sensível e desenvolver uma reação alérgica na forma de uma erupção cutânea ou de uma irritação cutânea mais grave.

Tomar este chá regularmente pode fazer com que os seus níveis de açúcar no sangue diminuam, por isso, se tiver diabetes, certifique-se de que monitoriza adequadamente os seus níveis de açúcar e procure o conselho do seu médico.

Evite este chá de ervas se você está grávida. Este chá de ervas estimula o útero a ajudar a retardar os períodos e, portanto, pode causar um aborto perigoso. Durante a amamentação, também não é recomendável que você beba este chá medicinalmente, a menos que seja recomendado pelo seu médico.

Se você tem um histórico de doença inflamatória renal grave, então você deve evitar beber este chá como o ácido oxálico presente na erva pode promover a formação de pedras nos rins. Este chá é aconselhável apenas para condições amenas.

Duas semanas antes de qualquer cirurgia, pare de beber este chá. Chá de salsa pode interferir com seus níveis de açúcar e torná-lo fraco durante a fase de recuperação.

Se você estiver tomando medicação para coagulação do sangue ou quaisquer outras formas de drogas diuréticas, não tome chá de salsa, pois isso pode interferir, aumentando ou dificultando os efeitos desses medicamentos.

Se você não tiver certeza sobre este chá de ervas, você deve conversar com seu médico e começar com uma pequena quantidade de chá por dia.

Como fazer o chá de salsa?

Vamos dar uma olhada rápida em como fazer chá de salsa e em breve você estará colhendo os benefícios desse excelente chá.

  • Peças usadas: folhas frescas ou secas
  • Quantidade: 2 a 4 colheres de sopa de folhas frescas ou 2 a 4 colheres de chá de folhas secas por xícara
  • Temperatura da água: 100ºC
  • Tempo de infusão: 5 a 10 minutos
  • Dosagem: 3 vezes ao dia
  • Misture com: mel, limão, hortelã

Você pode usar salsa fresca ou seca para fazer seu chá de limpeza. Se você estiver usando folhas frescas, lembre-se de lavá-las cuidadosamente antes de usá-las, mesmo que elas venham do seu próprio jardim de ervas.

Comece levando água para ferver. Enquanto você espera a água ferver, pique finamente cerca de 2 a 4 colheres de sopa de salsa fresca por xícara de água. Se você estiver usando salsa seca, você precisa de cerca de 2 a 4 colheres de chá da erva por xícara de água. Coloque sua erva no bule e despeje sobre ela a água fervente. Deixe o seu chá em infusão por 5 a 10 minutos. Quanto mais tempo ele embeber, mais forte será o seu chá.

Coe o chá e descarte a salsa usada. Como a maioria dos nutrientes foi liberada na água, a reinfusão das mesmas folhas resultaria em um chá mais fraco e menos eficaz. Este chá pode ter um sabor forte e amargo, então adoce com mel e adicione um pouco de limão. Beba seu chá e aproveite porque o chá de salsinha é um maravilhoso chá de limpeza que você pode beber até 3 xícaras por dia, de preferência antes de suas refeições. É melhor beber por cerca de uma semana e depois tirar 3 dias para deixar seu corpo se ajustar e ver se você não precisa mais desse chá.

Dicas para o consumo do chá de salsinha

É melhor usar salsa fresca em vez de salsa seca. As folhas frescas são consideradas mais potentes, pois alguns dos elementos nutritivos das folhas podem enfraquecer durante o processo de secagem. Para alívio digestivo, você pode misturar esta erva com hortelã para criar uma infusão de ervas calmante e mais palatável. No verão, prepare um copo de chá gelado de salsa. Ele irá ajudá-lo a manter a calma e ao mesmo tempo manter alergias afastadas. Use este chá como agente aromatizante. Melhore pratos como arroz, batata ou peixe, carne e ensopados de legumes.

Você já toma o chá de salsa? Como? Quais benefícios ele traz para sua saúde?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.