O frio. Aquele chocolate quente. O calor de um cobertor. Noites assistindo frios e seriados. Tudo jogado para os ares por uma gripe ou resfriado que nos pega de surpresa.

Existem hoje muitos remédios que tentam blindar seu corpo com bombas de vitaminas e anticorpos. A grande maioria tem efeitos colaterais. Poucos sabem que existem chás para quem não quer pegar esses vírus chatos e para aqueles que estão sob os sintomas da gripe e resfriado.

Estudos mostram os chás como grandes antioxidantes. Isso significa que eles neutralizam os radicais livres que causam mudanças celulares que levam ao câncer.

Bebendo chá você sabe que está ficando mais saudável. O chá verde tem grandes propriedades antioxidantes e pode ser encontrado em qualquer lugar. Mas eles sozinhos não devem ser utilizados como única forma de cura. São mais efetivos na prevenção e no tratamento em conjunto com ervas. Para algumas pessoas é um hábito adquirido e que deve ser trabalho para garantir uma mente e corpos mais saudáveis para lidar com a pressão do mundo atual. Preparar chás é muito fácil e sempre existirá um para as mais diferentes situações.

Os males das gripes e resfriados

Tosses, espirros, garganta inflamada, nariz escorrendo, dores por todo corpo, febre. Estes são apenas alguns dos sintomas que os chás e remédios naturais ajudam a amenizar ou mesmo evitar. (Fonte: wisdomsofhealth.com)

Chás para gripe

Estas são as ervas mais comuns utilizadas para fortalecer o organismo contra gripes e resfriados e no tratamento de seus sintomas:

  • Trevo vermelho: usados por indivíduos que sofrem de pressão alta, promovendo uma melhor circulação sanguínea. Usado para o tratamento de problemas de pele, tosses e resfriados, também tem efeitos anestésicos para irritações na garganta.
  • Limão e mel: a vitamina C do limão, unido com as propriedades restauradoras e imunizadoras do mel, garantem um sistema imunológico mais resistente. Blinda também a garganta contra irritações. Contém antioxidantes bons para a saúde.
  • Equinácea: da família das margaridas, é um grande antibiótico, assim como melhorador do sistema imunológico. Ajuda a superação de gripes e resfriados.
  • Raiz de lótus: antibiótico e excelente no combate a resfriados e gripes.
  • Verde: como citado anteriormente, seus antioxidantes ajudam a melhorar a imunidade do sistema.
O que isso significa para você? Beba qualquer um desses chás em qualquer chance que tiver. Alguns deles, como o chá verde, contém cafeína, podendo ter alguns efeitos colaterais. Crianças devem beber em menor quantidade. O importante é tornar o ato de beber chás uma rotina, um costume. Talvez trocar aquela cervejinha com os amigos por uma tarde de chás possa ser uma opção. Ervas, diferentes receitas e misturas são variadas. Você pode até fazer drinks temáticos com os chás. Se acostumar com os gostos, cheiros e a preparação é uma questão de costume. Que fará a diferença para seu organismo.
Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.