Sua audição ficou abafada? Felizmente, em muitos casos, isso pode não ter nada a ver com sua habilidade auditiva real. Muitas vezes é simplesmente devido a um ouvido entupido, que se refere a um bloqueio no canal auditivo.

Os sintomas de uma orelha entupida incluem capacidade auditiva reduzida, sensação de estalar no ouvido, um som ventoso dentro da orelha e uma sensação de ter muco ou líquido dentro da orelha.

Você pode ter um ouvido entupido quando a trompa de Eustáquio não abre e fecha adequadamente para regular e equalizar a pressão entre o ouvido médio e a pressão na atmosfera fora do ouvido.

Fatores comuns que podem causar entupimento das orelhas são o acúmulo de cera, o bloqueio do fluxo de ar nos tubos de Eustáquio, as diferenças de pressão no ouvido médio e os problemas de gripe e sinusite. Orelhas entupidas podem afetar pessoas de todas as idades, mas são mais comuns entre as crianças, especialmente quando tem resfriados.

Além de ser irritante, um ouvido entupido pode ser bastante doloroso. É importante tratá-lo cedo. Existem muitos tratamentos naturais que você pode usar para desobstruir os ouvidos. Porém, não tente qualquer um desses sem antes de conversar com seu médico, principalmente se você já tem um histórico do problema por mais tempo. A causa pode ser mais grave e precisar de cuidados especiais.

Meu ouvido esta tampado: Manobra de Valsalva

Você pode facilmente se livrar das orelhas entupidas, realizando a manobra de Valsalva. Vai aliviar o abafamento e a dor no ouvido. Feche a boca e aperte as narinas com os dedos, depois respire fundo. Sopre o ar para fora do nariz para regular a pressão do ar. Se feito corretamente, você ouvirá um leve som de estalo, o que significa que os tubos de Eustáquio estão abertos novamente. Não sopre muito o nariz, pois isso pode causar danos ao tímpano.

O que fazer com ouvido entupido: Azeite

Para orelhas entupidas devido a um acúmulo de cera dentro das orelhas, você pode usar o azeite. Azeite ajudará a suavizar a cera do ouvido para que você possa facilmente removê-la. Com cuidado, aqueça um pouco de azeite puro. Use um conta-gotas para colocar algumas gotas do azeite morno no ouvido afetado. Deixe descansar por 10 minutos para que a cera fique macia. Mantenha a cabeça de lado e remova o óleo e a cera do ouvido com uma pinça esterilizada. Faça isso muito gentilmente para não machucar o órgão delicado. Você também pode usar óleo de bebê ou óleo mineral no lugar do azeite.

Tratamento de ouvido entupido

O ouvido entupido pode ser tratado de maneira simples para melhorar sua condição. (Foto: StyleCraze)

Meu ouvido esta entupido: Álcool e vinagre de maçã

Para destruir qualquer tipo de infecção bacteriana que possa estar causando entupimento das orelhas, você pode usar uma combinação de álcool e vinagre de maçã. Misture quantidades iguais de álcool e vinagre de maçã. Deite-se de lado e use um conta-gotas para colocar algumas gotas dessa mistura no ouvido afetado. Para evitar que a mistura se derrame, coloque uma bola de algodão no ouvido e não levante a cabeça. Descanse por cinco a dez minutos para permitir que a mistura faça seu trabalho. Remova a cera de ouvido com uma pinça esterilizada. Se a outra orelha também estiver entupida, repita o processo com a outra orelha.

Ouvido trancado: Compressa morna

Uma compressa morna é um tratamento natural muito bom para orelhas entupidas associadas a resfriados ou congestão nasal. O calor de uma compressa quente ajudará a soltar o congestionamento, desentupir a orelha e aliviar a dor. Mergulhe uma toalha em água morna, torça o excesso de água e segure a toalha sobre a orelha afetada por cinco a dez minutos. Isso ajudará a aliviar a dor e promover a drenagem de fluidos. Alternativamente, você pode enrolar uma garrafa de água quente em uma toalha fina e aplicá-lo ao ouvido entupido por cinco a 10 minutos para aliviar a pressão e abrir a orelha entupida.

Meu ouvido está entupido: Vapor

Inalar o vapor é uma das maneiras mais simples de se livrar das orelhas entupidas resultantes de uma sinusite ou resfriado. O vapor ajudará a diluir e soltar o muco, que por sua vez lhe dará alívio das orelhas entupidas. O vapor também pode ajudar a soltar a cera causando entupimento. Despeje a água fumegante quente em uma tigela grande. Adicione algumas gotas de óleo de árvore do chá ou óleo essencial de lavanda. Cubra a cabeça com uma toalha e inale o vapor lentamente até que o ouvido entupido se abra. Você também pode tomar um banho quente por cerca de 10 minutos para aliviar as orelhas entupidas.

O que fazer com ouvido entupido: Peróxido de Hidrogênio

Você pode usar peróxido de hidrogênio para desobstruir as orelhas bloqueadas pelo acúmulo de cera. Usando um conta-gotas, coloque duas gotas de peróxido de hidrogênio a 3% no ouvido afetado. Você vai ouvir o borbulhar dentro de alguns minutos. Espere 10 minutos ou até que o som pare. Em seguida, incline a cabeça para deixar a solução e a cera saírem. Não use peróxido de hidrogênio em excesso, pois pode causar danos aos seus tímpanos.

Como vocês cuidam de ouvidos entupidos? Quais tratamentos funcionam para vocês?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.