Dependemos cada vez mais de remédios manufaturados. Nos tornamos cada vez mais indivíduos dependentes de remédios regulados e de receitas de doutores que querem tratamentos imediatistas. O tratamento natural, feito pelo uso de plantas e ervas medicinais já é tradição no Brasil. E aproveitando de nossa vasta biodiversidade, abaixo vão mais algumas plantas medicinais brasileiras para nossa lista:

Gengibre

O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. Outro nome conhecido no norte do Brasil, principalmente pelos indígenas é mangarataia ou mangaratiá.

  • Indicações: É comprovadamente um remédio contra náusea e enjôo de movimentos (marítimo e aéreo), age como agente antitrombótico e antiifflamatório, antibiótico e antiulcerativo. Tem atividade antidepressiva e contra radicais livres. É um potente bloqueador de formação de gases intestinais.
  • Propriedades: estomáquica, carmitativa, sialagoga, revulsiva, anti-hemorrágica, antitussigena, expectorante, antibrônquica, anti-reumática e anticancerígena.
  • Partes usadas: rizona (caule subterrâneo)

Hortelã

Chamamos de hortelã, as espécies do gênero Mentha e seus híbridos sendo que as mais cultivadas são a Mentha arvensis e a híbrida Mentha x piperita. A hortelã é uma erva mundialmente conhecida e largamente utilizada na indústria farmacêutica, cosmética e de alimentos, seja como planta medicinal ou como aromatizante.

  • Indicações: Alterações gastro-intestinais, mau-hálito, verminoses, problemas respiratórios.
  • Propriedades: Analgésica, expectorante, anti-helmíntica, descongestionante, anti-séptico, antiinflamatória, anti-espasmódica.
  • Partes usadas: folhas.

Laranjeira

Flores de laranjeira

A laranjeira é uma planta que pode ter todas as suas partes, desde a folha até o fruto, aproveitadas para os mais diversos fins. (Fonte: recantodasletras.com.br)

A laranja, fruto da laranjeira, é uma deliciosa fruta cítrica, e uma das frutas mais cultivadas no mundo todo. A laranjeira é uma árvore de porte médio e copa densa, arredondada e perene.

  • Indicações: Infecções, febres, problemas respiratórios em geral, escorbuto (carência de vitamina C), aterosclerose, afecções da pele, intoxicações, ansiedade, reumatismo.
  • Propriedades: Antibiótica, adstringente, antiescorbútica, antiespasmódica, antiinflamatória, anti-séptica, antitérmica, calmante, regulador intestinal.
  • Partes usadas: Folhas, frutos, flores, essências.

Malva

A vassoura é uma planta herbácea, de reconhecido valor medicinal, originária das Américas. Apresenta folhas simples em forma de losango, ou oval-lanceoladas, com bordos serrilhados.

  • Indicações: Febres, cólicas, diarréias, hemorróidas, problemas respiratórios, combate ao colesterol, hipertensão, irritações na pele e alergias.
  • Propriedades: Anti-inflamatório, emoliente, diurético, hepatoprotetora, tônico.
  • Partes usadas: Toda a planta.

Manjerona

É nativa do Mediterrâneo e do Oriente Médio. Uma das mais antigas plantas medicinais, e em uso até nossos dias. Também é cercada de misticismo, era usada na antiguidade pelos oráculos e ainda hoje é usada no folclore europeu para sortilégios de amor.

  • Indicações:  combate à insônia, gripes, resfriados, flatulência, cólicas menstruais, dores de cabeça, tonturas, depressão, neurastenia e enjôos de viagem; paralisias; entorses e traumatismos; doenças da pele: tumores, feridas inflamadas, contusões; doenças gastro-intestinais: gastrite; congestão nasal da rinite e dos resfriados; tosses paroxísticas; dores músculo·esqueléticas e e aromaterapia.
  • Propriedades: antiespasmódica, carminativa, digestiva, sedativa, hipotensora, expectorante e anti-reumática, diaforética, tônica e enemagoga.
  • Partes usadas: flores e folhas.

Sálvia

Sálvia e suas propriedades medicinais

Cuidado ao utilizar a sálvia para propósitos medicinais pois existem diferentes tipos da mesma planta e que tem propriedades terapêuticas diferentes. (Fonte: dicasterapeuticas.blogspot.com)

Para os romanos era erva sagrada, cuja colheita era cercada de rituais. A crendice popular dá conta de que é uma das ervas das feiticeiras, já que protege contra feitiços. É também usada para compor o vaso das sete ervas de proteção. Ainda segundo a crença popular, toda pessoa deve ter um pé de sálvia plantado em casa, mas nunca pelo próprio dono da casa, é melhor pedir para alguém de fora. Dormir com folhas de sálvia sob o travesseiro torna os sonhos realidade.

  • Indicações: higiene bucal e vaginal, distúrbios estomacais, astenia, diminui a transpiração, regula a menstruação.
  • Propriedades: antiespasmódica, antioxidante.
  • Partes usadas: flores e folhas.

E com essa pequena lista, completamos as mais populares plantas medicinais brasileiras. Apesar de ser uma lista sucinta, buscamos colocar aqui as principais plantas e as mais usadas, guiando vocês para o início de cuidados para a saúde mais saudáveis.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.