O chá de eucalipto é um remédio conhecido e antigo para problemas respiratórios. Pode ajudá-lo trazendo alívio se você beber este chá ou simplesmente respirar seus vapores suaves e descongestionantes. Feito das folhas de uma árvore alta e de fácil crescimento, este é um chá que faz parte da medicina tradicional há muito tempo e ainda hoje é muito usado em todo o mundo.

O que é o eucalipto?

O eucalipto é uma árvore nativa da Austrália e de outras partes da Oceania. Hoje esta árvore é cultivada em muitas outras partes do mundo como um método de reflorestamento porque é uma árvore de crescimento rápido. Existem várias espécies de eucaliptos com alguns não sendo maiores que um arbusto, enquanto outros podem atingir mais de 60 metros de altura, sendo considerados árvores muito grandes, entre as mais altas do mundo.

Usos para o eucalipto hoje

Folhas de eucalipto ainda são apreciadas pelo seu valor em chás, inalações e até para fazer doces. O néctar produzido por lindas flores de eucalipto é transformado em mel de alta qualidade. Como misturas ou armazenados dentro de uma gaveta, folhas são usadas para perfumar roupas e casa. Você encontrará muitos produtos que usam óleo de eucalipto por suas propriedades refrescantes e anti-sépticas, como detergentes, enxaguantes bucais, pastas de dente e muito mais.

As folhas de eucalipto são ricas em limoneno, que é antiviral, eucaliptol e pineno, que é anti-séptico. Além dos óleos voláteis, este chá também contém flavonoides e taninos. Esses elementos são responsáveis ​​por alguns dos principais benefícios deste chá de ervas, e listamos os principais benefícios abaixo.

Chá de eucalipto serve para tratar problemas respiratórios

O mais importante de todos os benefícios do chá de eucalipto é a sua capacidade de ajudar a acelerar o tratamento de resfriados, gripes e dores de garganta. Suas propriedades antibacterianas podem ajudar a tratar a causa de suas doenças respiratórias.

Tomar este chá também pode ajudar a quebrar a febre, diminuindo a temperatura corporal. Você pode até usar folhas de eucalipto para criar um purificador de ar, ajudando a limpar a sala de micróbios.

Como expectorante, este chá pode ajudar aliviando a irritação e desinfetando o trato respiratório. O chá de ervas de eucalipto pode ajudar a expelir catarro e muco que está causando congestão no peito e dificultando a respiração.

Este chá de ervas pode tratar todos os tipos de doenças respiratórias, como laringite, bronquite, enfisema e outras infecções. Gargarejar com ele pode até ajudar a curar e acalmar uma tosse forte, tratando uma dor de garganta inflamada.

Também ajuda com outros problemas respiratórios, como alergias, asma, rinite e sinusite. Você pode até tentar usar o chá de eucalipto para tentar reduzir o ronco. Vale a pena tentar.

Chá de eucalipto

O consumo do chá de eucalipto tem vários benefícios, além de ter um sabor único e delicioso. (Foto: YouTube)

Benefícios do chá de eucalipto para o açúcar no sangue

Beber eucalipto pode ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue e estimular a produção de insulina. Isso pode ajudar a prevenir o aparecimento da diabetes. Se você já tem diabetes, então você deve falar com seu médico antes de beber este chá. Uma xícara deste chá de ervas também pode melhorar a circulação sanguínea, aliviar a pressão arterial e, portanto, possivelmente prevenir doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

Chá de folha de eucalipto para a digestão

O chá de eucalipto pode ser usado para melhorar a sua digestão, limpando as bactérias ou parasitas que podem estar causando problemas digestivos. Este chá de ervas pode ser usado como um agente de limpeza, limpando seus intestinos de toxinas e agentes nocivos.

É um chá refrescante que pode começar a ajudá-lo no momento em que você toma o seu primeiro gole, pois ajuda a tratar infecções da boca, doenças das gengivas e até mesmo a prevenção de cáries e placas. É um ótimo remédio para tentar quando você tem feridas na boca ou simplesmente mau hálito que poderia ter sido causado por bactérias.

Chá de eucalipto contra a infecção

Chá de eucalipto pode ser usado para tratar uma doença, mas também pode ser usado para prevenir a ocorrência de doenças futuras. Uma xícara deste chá pode ajudar a dar um fortalecimento ao seu sistema imunológico, reduzindo as chances de você ficar doente.

Beber diariamente para ajudar a limpar a acne, pois esta é uma infecção bacteriana menor que pode ser combatida usando este chá de ervas antibacteriana. Diz-se que o eucalipto ajuda a desintoxicar o fígado e a limpar os rins, resultando em uma pele mais saudável e fresca.

Uma xícara de chá de eucalipto pode ser o que você precisa quando você tem problemas na bexiga ou problemas urinários. Diz-se que ajuda não só a tratar doenças da bexiga como também ajuda a eliminar infecções no trato urinário. Este chá antisséptico também pode ajudar a combater a cistite.

Este chá de ervas pode ser capaz de tratar outras infecções, como infecções por estreptococos, E. coli ou leveduras.

Usos externos para o chá de eucalipto

Faça uma infusão de eucalipto resfriado para usar como tratamento tópico para infecções de pele ou inflamação. Use este chá de ervas para eliminar bactérias ou micróbios que estão causando seus problemas.

Como uma compressa, esta infusão de ervas pode ser usada para ajudar cicatrizes e iniciar o processo de cicatrização. Pode ser usado em cortes, queimaduras e outras feridas que você precisa de ajuda na limpeza.

Quando aplicado topicamente este chá também é dito para fazer sua pele parecer mais saudável e se sentir mais fresca. Você pode recorrer a este chá quando você precisa se livrar de piolhos ou simplesmente repelir insetos.

Você pode encontrar alívio de dores musculares ou rigidez articular usando uma compressa quente feita com chá de eucalipto. Isso também pode se aplicar quando a dor é causada por reumatismo ou artrite. A infusão de ervas pode eliminar a inflamação e aliviar a área.

Efeitos colaterais do chá de eucalipto

O chá de folhas de eucalipto é considerado geralmente seguro, embora algumas reações alérgicas raras possam incluir náuseas, vômitos, diarréia e dificuldade para respirar, como um ataque de asma. Isso também pode ser causado por tomar muito desse chá.

Beber este chá pode reduzir os níveis de açúcar, por isso as pessoas que tomam medicação para diabetes devem monitorar cuidadosamente os níveis de glicose.

Também por causa de seus efeitos sobre os níveis de glicose, o chá de eucalipto não deve ser tomado durante as duas semanas anteriores à cirurgias.

Cuidados no consumo do chá de eucalipto

Este chá deve sempre ser feito de folhas de eucalipto e não diretamente de seu óleo essencial, pois o óleo é venenoso e nunca deve ser ingerido.

As mulheres grávidas ou que amamentam não devem tomar chá de eucalipto, a menos que indicado de outra forma pelo médico acompanhante.

As crianças não devem beber este chá. No máximo, eles podem colher os benefícios de respirar um vapor com cheiro de eucalipto.

Se sofre de problemas estomacais, intestinais, renais ou hepáticos graves, então não deve beber este chá, especialmente se tiver tido úlceras ou se tiver sofrido de gastrite. Converse com seu médico sobre remédios de ervas mais leves que são mais adequados para você.

Como fazer o chá de eucalipto?

Beber chá de eucalipto é considerado uma das melhores maneiras de colher os benefícios dessa planta. Então, vamos aprender a fazer chá de eucalipto.

  • Peças usadas: folhas
  • Quantidade: 1/2 colher de chá por xícara (250ml)
  • Temperatura da água: 100ºC
  • Tempo de infusão: 5-10 minutos
  • Dosagem recomendada: 3-4 xícaras por dia
  • Adoçante: mel
  • Melhor combinado com: hortelã, camomila

Ao fazer chá de eucalipto use folhas secas cortadas em pequenos pedaços. Comece por colocar a chaleira com água para ferver. Em um bule, coloque cerca de 1/2 colher de chá ou 1 folha de eucalipto picada por xícara de água (250ml). Despeje água fervente sobre as folhas e deixe o chá fermentar por cerca de 5 a 10 minutos. Enquanto espera o chá fermentar ou enquanto espera que ele esfrie, aproveite a oportunidade para respirar os vapores saudáveis ​​que iniciarão o processo de descongestionamento.

Se você estiver usando este chá para tratar um resfriado ou uma dor de garganta, então é uma boa ideia adicionar mel e limão para seu chá. Beba cerca de 1 a 2 xícaras deste chá por dia como um remédio preventivo, ou 3 a 4 xícaras por dia quando estiver doente.

O chá de eucalipto tem um forte aroma amadeirado e uma cor verde pálida, uma vez coado. Este chá pode ficar amargo se você o preparar por muito tempo, então ajuste o tempo de infusão ao seu gosto.

Dicas adicionais sobre o chá de eucalipto

Faça este chá em um banho de ervas, adicionando folhas picadas na água quente. Um bom eucalipto pode ajudar a tratar inflamações ou infecções da pele. Ou no máximo, você terá um bom banho relaxante perfumado.

Adicione as folhas de eucalipto a uma tigela com água quente e depois respire o vapor para ajudar a descongestionar as vias nasais e respirar melhor.

Ao fazer seu chá para tratar um resfriado, considere misturar-se com outras ervas medicinais, como hortelã, camomila ou tomilho.

Para a rinite, adicione dentes de alho picados para aumentar os poderes do seu chá.

Para acne, você pode fazer um tônico de limpeza misturando eucalipto com sementes de dente-de-leão, alcaçuz e erva-doce.

Da próxima vez que você tiver um resfriado, lembre-se de usar o chá de eucalipto. Se você beber ou apenas inalar seu vapor maravilhoso, esta erva vale a pena tentar.

Você já tomou chá de eucalipto? O que achou?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.