Você provavelmente tem uma hemorragia nasal se o sangue sair do nariz por mais de 20 minutos ou a hemorragia nasal acontece depois que você teve uma lesão na cabeça, no nariz ou no rosto. Se o sangue estiver saindo da frente do nariz, sente-se e incline-se para frente para garantir que o sangue não caia para sua garganta.

É importante lembrar que nosso artigo é apenas informativo, e não substitui os conselhos de um médico, principalmente se o sangramento nasal ocorre com muita frequência.

Não se incline para trás ou deite-se quando tiver uma sangramento nasal

Quando o tecido na parte de trás do nariz em sua cavidade nasal é danificado e sangra, é chamado de hemorragia nasal posterior. O sangue pode sair da sua narina, mas ele também pode escorrer para sua garganta. Este tipo de hemorragia nasal pode ser grave. Pode ser causada por lesões no nariz, mas também pode ser causada por pressão arterial elevada ou outras condições.

Você provavelmente tem uma hemorragia nasal posterior se o sangue sair do nariz por mais de 20 minutos ou a hemorragia nasal acontecer depois que você ter uma lesão na cabeça, no nariz ou no rosto. As hemorragias nasais posteriores também são mais comuns em crianças entre 2 e 10 anos e adultos entre 50 e 80 anos.

Uma hemorragia nasal pode acontecer por vários motivos. Eles são mais comuns quando os vasos sanguíneos no tecido do interior do nariz, chamados de mucosa, são danificados e começam a sangrar, muitas vezes devido a arranhões, um objeto dentro do nariz esfregando contra o tecido ou uma lesão no seu nariz.

Quando o tecido na parte frontal do nariz ou o septo que divide suas duas narinas está danificado e sangra, é chamado de hemorragia nasal anterior. Neste caso, o sangue geralmente sai da frente do nariz. Estes geralmente não são graves, e eles tendem a parar de sangrar e curar por conta própria rapidamente.

Sangramento nasal

O sangramento nasal tem vários tratamentos eficientes, mas é preciso conhecer as causas para poder realizar o tratamento adequado. (Foto: Health Magazine)

O que pode ser o nariz sangrando?

As hemorragias nasais posteriores geralmente podem ter causas externas ou ambientais, incluindo:

  • Cutucar ou coçar muito o nariz
  • Assoar o nariz demais ou com muita frequência
  • A pele no seu nariz fica mais delicada e suscetível ao sangramento devido ao clima seco e quente
  • Inalando fumaça de tabaco, incluindo fumo passivo
  • Inalação de produtos químicos no local de trabalho, como gasolina ou amônia
  • Sofrendo uma lesão que fricciona ou quebra partes do nariz ou crânio

As hemorragias nasais posteriores podem resultar de tomar medicamentos inflamatórios ou diluentes no sangue. Algumas condições médicas também podem causar hemorragias nasais, incluindo:

  • Um septo desviado, o que significa que uma das suas vias aéreas nasais é menor do que a outra e é mais provável que sangre
  • Alergias ou resfriados, os quais podem causar inflamação do tecido do nariz ou fazer com que os vasos sanguíneos nasais se ampliem e sangrem com mais facilidade
  • Distúrbios que afetam a capacidade do seu corpo de formar coágulos sanguíneos ou que afetam os vasos sanguíneos, como a hemofilia ou hipertensão arterial
  • Complicação de uma recente cirurgia do nariz
  • Tumores no nariz ou ao redor

Tratando um sangramento nasal

Se o sangue estiver saindo da frente do nariz, sente-se e incline-se para frente para garantir que o sangue não escorra para sua garganta. Em seguida, aperte a parte frontal do nariz usando o polegar e o dedo com um pano ou tecido limpo para parar o sangramento. Continue apertando o nariz por 10 a 15 minutos até o sangramento parar e o corte ou lesão se curarem. Colocar uma bolsa de gelo no topo do nariz pode ajudar a aliviar a dor ou o inchaço.

Sangramento pelo nariz e pela boca: o que pode e não pode fazer

Se sentir ou provocar sangue a escorrer pela garganta, consulte o seu médico o mais rápido possível, mesmo que você seja capaz de parar a hemorragia nasal. Se o nariz não parar de sangrar, coloque gaze ou algodão no nariz para controlar o sangramento.

Não se incline para trás ou deite-se quando tem hemorragia nasal, pois o sangue pode escorrer pela garganta, o que pode sentir-se desconfortável.

Depois de parar a sua hemorragia nasal, não cutuque nem assoe seu nariz para deixar a ferida se curar. Não fume, o que irrita as passagens nasais, e nem coloque objetos estranhos no nariz, como cotonetes de algodão.

Para evitar hemorragias nasais, use um umidificador para manter o ar ao seu redor úmido ou use um spray nasal para evitar que o tecido dentro do nariz fique muito seco.

Sangramento nasal em idosos e infantil: quando consultar um médico?

Sangramentos nasais geralmente não são graves. Mas se a hemorragia nasal dura mais de 20 a 30 minutos, consulte seu médico para descobrir o que está causando isso. Principalmente crianças e idosos precisam tomar cuidados especiais com esse sangramento. Seu médico pode tratar a sua hemorragia nasal com medicamentos ou outras ferramentas, incluindo:

  • Balões infláveis ​​que fornecem soro fisiológico em sua cavidade nasal e param o sangramento
  • Água quente para lavar sua cavidade nasal e aliviar a irritação
  • Produtos químicos ou ferramentas elétricas, como sondas, que podem selar vasos sanguíneos
  • Medicamentos que são aplicados no interior do nariz
  • Terapia de feixe de laser que separa os vasos sanguíneos
  • Embolização

Em alguns casos, seu médico pode querer realizar uma cirurgia para tratar uma hemorragia nasal persistente, especialmente se ela foi causada por uma lesão ou traumatismo craniano. Se a hemorragia ou a secreção anormal acontecerem repetidamente, mesmo se você a tratou ou tentou evitar hemorragias nasais, consulte seu médico para descobrir se algum objeto ou até tumores podem estar causando que suas hemorragias nasais recorrentes. Uma cirurgia de desvio de septo pode ser uma boa opção para o tratamento do sangramento em alguns casos.

Você já teve sangramento nasal? Como fez o tratamento? O que seu médico recomendou?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.