Combinações de ervas medicinais para chás!
Chás de ervas são uma maneira deliciosa e fácil de aumentar a ingestão de líquidos e acrescentar alguns nutrientes a mais na sua dieta. A combinação de ervas para chás cria ainda poderosas fórmulas para ajudar no combate e alívio do estresse no dia a dia, e de vários outros problemas de saúde que você pode ter.
Há literalmente milhares de combinações de chás de ervas, um para cada paladar. Chás de ervas podem ser muito baratos se você comprar os ingredientes a granel misturar suas próprias combinações. Lógico, seu médico deve indicar o consumo dos chás, já que alguns deles podem conter substâncias que interagem com medicamentos ou podem agravar problemas de saúde que você tenha atualmente.
Leia também
Avisos dados, vamos às misturas dos chás!
Chá que ajuda a dormir
Uma mistura igual de camomila, hortelã, e erva doce A erva doce tem propriedades naturais relaxantes e calmantes. Uma colher de chá de cada, colocada para fazer infusão em uma xícara de água quente é mais do que suficiente. Se quiser, pode ainda deixar o chá fazendo infusão perto da cama, e nem sequer beber, pois o aroma pode já ajudar a acalmar e relaxar.
Chá para combater o estresse
Combine 1/2 xícara de hortelã e 2 colheres de sopa de lavanda secas. Misture tudo e guarde em um recipiente hermético. Use 1-2 colheres de chá por copo de água para fazer chá quente ou gelado, ideal para relaxar e combater o estresse.
Chá Chai: ervas para emagrecer rápido
Uma mistura indiana já conhecida, aceita diversas variações, com várias combinações diferentes de ervas. Na nossa sugestão, sugerimos a combinação do chá preto, folhas de framboesa, leite de coco, e um toque de gengibre.
Chá para ter mais energia
Ao invés de tomar cafeína pura, que tal um café à base de plantas: é uma ótima alternativa para começar a abandonar a cafeína. Nossa mistura leva partes iguais de maca em pó e raiz de dente de leão.
Ervas que emagrecem e desincham
Para dores de estômago ou para aqueles propensos a problemas digestivos, este chá é muito calmante. A receita é também muito fácil: 2 colheres de chá de hortelã, 1/2 colher de chá de sementes de funcho, 1 pitada de gengibre seco. Despeje 1 xícara de água fervente sobre a mistura, e deixe a infusão por alguns minutos, cobrindo a tampa. Daí, é só beber e se deliciar com essa mistura!
Chás para acalmar complicações da gravidez
Não tome esse chá sem consultar seu médico antes, ok?
Nessa mistura, combina-se a urtiga, rica em vitamina K, e outros efeitos essenciais para uma gravidez com menos efeitos colaterais e mais saúde para a mulher e o bebe. A mistura é feita com 4 xícaras de folhas de framboesa, 1/2 xícara de menta, 1/4 xícara de folha de estévia, 1 xícara de folhas de urtiga. Misture e use 1 colher de sopa para preparar a infusão.
Chá de probióticos para emagrecer
Conhecido como Kombucha, este chá é consumido frio e requer um processo mais complexo para ser preparado, mas é carregado com vitaminas e probióticos.
Você vai precisar de 1 litro de chá preto adocicado, um scoby (uma cultura de bactérias beneficiais que você pode encontrar online), 1 filtro de café ou pano fino, e um elástico. Se você já usou fez uma vez a Kombucha, pode usar uma xícara do preparo anterior ao invés do scoby.
Prepare o chá normalmente usando açúcar, não pode ser mel. Deixe esfriar. Quando estiver frio, despeje em um recipiente e coloque o scoby ou parte do kombucha anterior no topo, com as mãos bem limpas. Não encoste os dedos no chá.
Cubra o recipiente com o filtro de café ou pano e feche com o elástico, bem firme. Coloque o recipiente em um lugar quente da cozinha, normalmente perto da janela, e deixe ali por 7 dias. Teste o gosto, que deve estar azedinho, mas doce.
Neste ponto, você pode fazer uma segunda fermentação, distribuindo o chá entre outros frascos que já tenham um pouco de chá dentro. Complicado, mas altamente saudável!
Gostaram das combinações de ervas? Quais vocês fazem? Deixem suas recomendações nos comentários!
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
8 chás bons para dor de estômago
3 chás para tratamento de sinusite
5 chás para pedra no rim
Chá de salsinha: para quê serve?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.