A falta de tempo é a desculpa mais comum que as pessoas dão quando perguntados por que não fazem exercícios. Aqui está a verdade: você não precisa de muito tempo para se exercitar. Tudo o que precisamos é de 10 minutos e a vontade de ser mais saudável. Andar a pé é a maneira perfeita de começar. Aqui está uma lista de dez razões porque a caminhada de 10 minutos é o nosso melhor parceiro para uma boa saúde.

Caminhar promove a saúde do coração

Andar tem enormes benefícios para o coração: faz cair a pressão arterial, regula o açúcar no sangue e reduz o colesterol, que são fatores de risco de doença cardíaca.

Caminhar melhora a função cerebral

Já notou como caminhada limpa a mente? É mais do que apenas uma figura de linguagem. Andar a pé pode não elevar seu QI, mas ajuda a melhorar a concentração , foco e atenção. O exercício aumenta o nível do fator neurotrófico derivado do cérebro. Este foi mostrado para preservar a saúde dos neurônios existentes e criar novos.

Caminhar diminui a depressão

A melhor maneira de afastar uma uma cara carrancuda e a cabeça para baixo é bater as ruas com os pés. O exercício, em geral, e a caminhada em particular, libera endorfinas, um químico que causa a sensação de “sentir-se bem” no cérebro.

Caminhar melhora a saúde óssea

Uma das melhores maneiras de melhorar a saúde óssea é fazer exercícios de sustentação de peso, como caminhadas. Um exercício de sustentação de peso é qualquer exercício que requer o corpo trabalhar contra a gravidade.

Caminhar queima calorias

Não é nenhum segredo que todo o exercício queima calorias. O que é surpreendente é a quantidade de calorias que queimamos ao caminhar rapidamente por 10 minutos. Em média, nós queimamos cerca de 50 calorias para cada 10 minutos de caminhada rápida (dependendo do seu peso e metabolismo).

Caminhada para vida social

Usando a caminhada para conversar e se conectar com outros pode ser uma ótimo oportunidade para melhorar sue humor e seu dia. (Foto: www.extratv.com)

Caminhar ajuda você a respirar melhor

Quando nos exercitamos, nosso corpo precisa de mais oxigênio. Isso significa que nossos pulmões têm de trabalhar mais para aprofundar e acelerar a respiração. Quanto mais exigimos dos nossos músculos, mais fortes eles ficam. Isto também é verdade para os pulmões. Com caminhadas regulares, aumentamos nossa capacidade pulmonar, o que torna mais fácil para respirar.

Caminhar ajuda a esvaziar a cabeça

Caminhar ajuda a limpar a mente. Ela também ajuda a aumentar a nossa consciência. Quando saímos, nós ativamos todos os nossos sentidos. Nós sentimos o sol e a brisa em nossos rostos. Notamos aromas. Estamos constantemente a mudar o cenário em nosso campo de visão enquanto caminhamos. Ao invés de deixar o mundo passar por nós, podemos tomar o tempo em uma caminhada para estar presente e perceber o nosso ambiente. Esta prática vai enriquecer todos os nossos momentos, mesmo após o passeio curto.

Caminhar reduz o estresse

Como mencionado acima, caminhar aumenta os níveis de endorfina no cérebro e nos dá a capacidade de respirar melhor. Estes dois benefícios também nos ajudam a livrar o corpo e a mente do estresse. O exercício de qualquer tipo faz com que caia o nosso nível de cortisol, também conhecido como o hormônio do estresse.

Caminhar melhora sua marcha e equilíbrio

Dominamos o que praticamos. Se praticarmos andar a pé, fortalecemos nossas pernas e pés. Pernas e pés fortes compõem a base física da melhora da marcha e equilíbrio. Quanto melhor a nossa marcha e equilíbrio, menos provável que soframos com quedas e o mais provável é de se manter em movimento. Quando se trata de saúde física, ou você usa seu corpo ou você perderá o que não usa. A caminhada coloca regularmente as chances de usar mais de seu corpo a seu favor.

Caminhar reduz a dor

Muitas das nossas dores físicas e dores vêm de subutilização dos músculos e não do excesso de uso. Quando os músculos, ligamentos, tendões e fáscia não são usados, ficam tensos. Ao menos que eles sejam usados, mais tensos eles ficam, provocando muita dor, principalmente na região lombar e nas articulações. A caminhada é uma forma suave para se mover e manter em movimento para que os nossos corpos fiquem ágeis, flexíveis e livres de dores.

Agora que você sabe os benefícios do mesmo a uma curta caminhada, pegue um amigo, membro da família, ou o seu cão e pegar a estrada. Fará um bem para seu corpo, mente e espírito !

Quanto você anda todos os dias?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.