Muitas pessoas começam uma academia, uma natação, ou corrida para melhorar a saúde cardiovascular, construir músculos e, claro, obter um corpo saudável. Porém, a prática de esportes tem outros benefícios. Durante a última década, os cientistas analisaram como os exercícios podem melhorar a função cerebral. Independentemente da idade ou nível de fitness, estudos mostram que praticar esportes fornece alguns benefícios excelentes para seu organismo. Veja algumas dessas vantagens da prática de esportes.

Benefícios da atividade física e esportes para a saúde: reduzir o estresse

Após um dia estressante, uma aula de natação, tênis, ou até uma caminhada pode te ajudar a aliviar a tensão. Um dos benefícios mentais mais comuns dos exercícios é o alívio do estresse. Trabalhar até suar pode ajudar a gerir o estresse físico e mental. O exercício também aumenta as concentrações de norepinefrina, um produto químico que pode moderar a resposta do cérebro ao estresse. Então vá em frente e comece a suar a camisa trabalhar fora pode reduzir o estresse e aumentar a capacidade do corpo para lidar com a tensão que você está passando.

Benefícios da atividade física e esportes: química da felicidade

Passar uma hora nadando sem parar pode ser difícil, mas vale a pena o esforço. A prática do esporte libera endorfinas, que criam sentimentos de felicidade e euforia. Estudos tem demonstrado que o exercício pode até mesmo aliviar os sintomas de depressão. Por esta razão, os médicos recomendam que as pessoas que sofrem de depressão ou ansiedade, ou aqueles que estão apenas se sentindo pra baixo podem ter vários benefícios. Em alguns casos, a prática de esportes pode ser tão eficaz quanto os antidepressivos no tratamento da depressão. Não se preocupe se você não é exatamente o esportista mais frequente. A prática de esportes por 30 minutos 3 a 5 vezes por semana pode instantaneamente melhorar o seu humor geral.

Benefícios do esporte para o organismo

A prática de esportes traz vários benefícios para seu organismo, desde uma melhor no humor até um tratamento efetivo para a depressão. (Foto: Organic Facts)

Atividade física, esportes e seus benefícios: melhorar a autoconfiança

A melhor aptidão física pode aumentar a auto estima e melhorar a auto imagem positiva. Independentemente do peso, tamanho, sexo ou idade, a prática de esportes pode rapidamente elevar a percepção de uma pessoa de sua atratividade, ou seja, auto estima. E isso é tudo que uma pessoa precisa para melhorar a confiança e se tornar mais completa como indivíduo.

Benefícios da atividade física e dos esportes para o corpo: os aproveitando o ar livre

A prática de esportes ao ar livre pode aumentar a auto estima ainda mais. Encontre um esporte ao ar livre que se adapta ao seu estilo, seja escalada, caminhadas, natação, ou apenas uma corrida no parque. Além disso, toda a vitamina D adquirida de absorver o sol pode diminuir a probabilidade de experimentar sintomas depressivos.

Importância da atividade física e esportes: prevenção do declínio cognitivo

À medida em que envelhecemos, nossos cérebros ficam um pouco mais lentos, passando por dificuldades na cognição. Como o envelhecimento e as doenças degenerativas como Alzheimer matam as células cerebrais, cérebro encolhe, perdendo muitas funções importantes no processo. Enquanto apenas a prática de esportes e uma dieta saudável não podem curar a doença de Alzheimer, eles podem ajudar a fortalecer o cérebro contra o declínio cognitivo que começa depois dos 45 anos. Praticar esportes, especialmente entre os 25 e os 45 anos, estimula a química no cérebro que auxilia e previne a degeneração do hipocampo, uma parte importante do cérebro para a memória e aprendizagem.

A prática de esportes alivia a ansiedade

A química que é liberada durante e após a prática de esportes pode ajudar as pessoas com transtornos de ansiedade para se acalmarem. Um esporte praticado em intensidade moderada a alta pode reduzir a sensibilidade e ansiedade. Não é apenas uma forma de queimar calorias, é também uma maneira de matar a ansiedade.

Esportes melhoram sua capacidade intelectual

Vários estudos mostraram que o exercício cardiovascular pode criar novas células cerebrais e melhorar o desempenho do cérebro. Estudos sugerem que a prática de um esporte que exija mais de seu organismo aumenta os níveis de certas proteínas no corpo, que são creditadas para ajudar na tomada de decisões, melhorar seu pensamento e também sua aprendizagem.

A prática de esportes melhora a memória

A atividade física regular melhora a memória e a capacidade de aprender coisas novas. Os esportes aumentam a produção de células no hipocampo responsável pela memória e aprendizagem. Por esta razão, a investigação tem ligado o desenvolvimento do cérebro com o nível de aptidão física, mostrando que a memória efetivamente é melhor naqueles que praticam esportes regularmente.

A prática de esportes ajuda a controlar os vícios

O cérebro libera a dopamina, uma recompensa química em resposta a qualquer forma de prazer, seja através da prática de esportes, sexo, drogas, álcool ou alimentos. Infelizmente, algumas pessoas se tornam viciadas em dopamina e dependem das substâncias que a produzem, como drogas, álcool, ou até alimentos. No lado positivo, os esportes podem ajudar na recuperação do vício. Sessões de exercícios curtos também podem efetivamente distrair viciados em drogas ou álcool, fazendo com que eles escapem das vontades. A prática de esportes por quem tem vícios também tem outros benefícios. O abuso de álcool perturba muitos processos corporais, incluindo ritmos circadianos. Como resultado, os alcoólatras acham que não conseguem adormecer ou ficar dormindo sem beber. A prática de esportes pode ajudar a reiniciar o relógio do corpo, ajudando as pessoas a dormir no momento certo.

Prática de esportes aumenta o relaxamento

Já dormiu logo após um futebol com os amigos ou uma escalada? Para alguns, um exercício moderado pode ser o equivalente a uma pílula para dormir, mesmo para pessoas com insônia. A prática de esportes cerca de cinco a seis horas antes de deitar aumenta a temperatura do núcleo do corpo. Quando a temperatura do corpo volta ao normal algumas horas mais tarde, ela sinaliza ao corpo que é hora de dormir, ajudando a combater à insônia.

Esportes aumentam sua produtividade

Sentindo-se sem inspiração no trabalho? A solução pode ser apenas uma aula de natação, uma pequena corrida ou uma caminhada. Pesquisas mostram que os trabalhadores que praticam esportes em uma base regular são mais produtivos e tem mais energia do que seus pares mais sedentários. Praticar esportes pela manhã ou no meio do dia podem dar o gás na produção durante o horário de trabalho, mas praticar à noite também pode trazer ótimos benefícios.

Esportes melhoram a criatividade

A prática de esportes estimula o bombeamento cardíaco e pode aumentar a criatividade por até duas horas depois. Isso provoca uma sobrecarga de inspiração, e ao praticar os esportes ao ar livre, pode dar ainda mais inspiração. Da próxima vez que você precisar de uma explosão de pensamento criativo, programe-se para uma longa caminhada ou corrida para atualizar o corpo e o cérebro, ao mesmo tempo.

A prática de esportes melhora sua vida social

Quer se trate de um jogo de futebol, uma aula de escalada, ou apenas uma corrida com um amigo, a prática de esportes raramente é algo solitário. E isso é uma boa notícia para todos nós. Estudos mostram que a maioria das pessoas praticam exercícios com mais qualidade quando tem companheiros de treino, bem como também reportam melhoras na vida social. Fazer parte de uma equipe de treino é tão poderoso que pode realmente aumentar as tolerâncias dos atletas para a dor, inclusive. Mesmo iniciantes fitness podem inspirar uns aos outros para treinar mais durante uma sessão de prática de esportes.

Quais são os benefícios que o esporte traz para sua saúde? Como você faz para aproveitar ao máximo os benefícios dos esportes?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.