Pessoas obesas que querem conquistar uma melhor saúde desejam se exercitar, afim de perder peso e melhorar sua saúde, e há certamente muitos benefícios do exercício físico para pessoas obesas. Entretanto, o exercício apresenta alguns riscos para as pessoas obesas e devem estar cientes dos possíveis perigos e tomar medidas para proteger-se deles durante o exercício. Certifique-se de conversar com seu médico antes de iniciar um programa de exercícios, especialmente se você tiver quaisquer problemas de saúde, para descobrir qual o tipo e quantidade de exercício é seguro para você.

Problemas cardíacos

As pessoas obesas têm frequentemente problemas cardíacos, tais como pressão alta e doenças cardíacas. Os médicos geralmente recomendam para as pessoas com problemas cardíacos exercícios, já que o exercício promove a perda de peso, ajuda a reduzir a pressão arterial, melhora a circulação sanguínea e ajuda a fortalecer o músculo cardíaco. O exercício vigoroso geralmente desencadeia um aumento temporário da pressão arterial, no entanto, que pode ser perigoso para as pessoas obesas com problemas cardíacos. Siga os conselhos do seu médico sobre quanto e quão vigorosamente deve ir ao exercício e pare imediatamente se você tem dor no peito.

Problemas respiratórios

As pessoas obesas muitas vezes se sentem falta de ar depois em até mesmo pequenas quantidades de esforço físico. Isso acontece porque a parede torácica é mais pesada do que o normal em pessoas obesas, o que torna difícil para os pulmões se expandirem totalmente. Pare o exercício se você começar a ter dificuldade em respirar e fale com o seu médico antes de retomar seu programa de exercícios.

Pegue leve no começo

Uma pessoa obesa deve começar com exercícios bem leves para não abusar do corpo já prejudicado pelo excesso de peso. Tome este cuidado e evite problemas mais graves de saúde. (Foto: purelifewellness.wordpress.com)

!Exaustão pelo calorA corrida coloca pressão significativa sobre as articulações, incluindo os joelhos. Assim, os prestadores de cuidados de saúde muitas vezes recomendam para as pessoas obesas evitarem tais exercícios de alto impacto. Carregar peso extra já coloca uma quantidade significativa de estresse sobre as articulações, mesmo sem se engajar em atividades de alto impacto. Exercícios de baixo impacto, como hidroginástica ou natação, no entanto, são mais fáceis sobre as articulações e pode ser mais seguros, bem como mais confortáveis para as pessoas obesas.

As pessoas obesas têm mais dificuldade de regular a temperatura do corpo do que as pessoas não obesas, o que as torna mais suscetíveis à exaustão de calor. Para evitar a exaustão de calor, não se exercite ao ar livre quando o tempo está muito quente, use roupas leves quando malhar e certifique-se de beber bastante água, mesmo se você não sentir sede.

Desidratação

Como as pessoas obesas têm mais problemas ao regular a temperatura do corpo e uma vez que podem suar mais do que as pessoas não obesas, elas são mais suscetíveis à desidratação no exercício vigoroso, especialmente no tempo quente. Para evitar a desidratação, beba muita água antes, durante e após o treino.

Não queremos, de forma alguma, desmotivar as pessoas obesas a fazerem exercícios físicos. Só queremos deixar claro que são necessários cuidados e o auxílio de profissionais da área de saúde para que estes exercícios não façam mais males do que bem.

Continue motivado e volte aqui neste artigo para contar sua história inspiradora!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.