A urtiga, com nome científico Urtica dioica, tem sido utilizada medicinalmente desde antes de cristo nascer. A planta pode ser comida em uma salada ou cozida em sopa, extraída com álcool para fazer uma tintura, seca e tomada em cápsulas; ou feitas em um chá. A Fitoterapia Tradicional reconhece vários usos do chá de urtiga. A planta tem poucos efeitos colaterais, mas como com qualquer preparação medicinal, consulte um profissional de saúde antes de adicionar urtigas a sua dieta ou plano de tratamento.

Vamos então aos efeitos positivos (e colaterais) que a urtiga pode trazer para sua saúde.

Chá de urtiga alivia contra alergias

A folha de urtiga é rica em minerais. Dez gramas de urtiga contém 290 miligramas de cálcio e 86 miligramas de magnésio. Em comparação, 10 g de espinafre cru contém 10 miligramas de cálcio e oito miligramas de magnésio. O chá de urtiga é uma maneira conveniente de acessar esses minerais. Folha de urtiga também tem sido usada para o tratamento da febre dos fenos, e praticantes do consumo de ervas geralmente recomendam chá de urtiga para aliviar os sintomas de alergias.

Urtiga pode ser usada como um calmante para a pele

No século 19, as sementes de urtiga foram tomadas para aliviar o bócio e tratar os sintomas da tireoide. Hoje, o principal uso do chá de sementes de urtiga é para aliviar a coceira e inchaço em infecções da pele e rejuvenescer a pele seca. O chá é fabricado, arrefecido e aplicado topicamente como uma lavagem para a área afetada. Cuidado com as folhas, pois elas podem ter um efeito contrário quando mal preparadas.

Alívio da hipertrofia prostática benigna com a urtiga

Na medicina de ervas moderna, raiz de urtiga é usada para tratar a hipertrofia prostática benigna. Várias formas de raiz, incluindo cápsulas, extratos e chás, são tomadas para aliviar os sintomas urinários desta condição comum. Porém, novos ensaios clínicos são necessários antes que este uso possa ser amplamente recomendado e comprovado.

Tratando de problemas de saúde com a urtiga

Antes de começar um tratamento com a urtiga, verifique com seu médico sobre possíveis interações e problemas que a urtiga pode trazer. (Foto: livingafield.com)

Tratar Artrite com urtiga

As propriedades anti-inflamatórias da erva urtiga também a tornam muito útil no alívio da dor e do inchaço que acompanham a artrite reumatoide. As ações da histamina são prejudicadas com o uso desta erva. Usando urtigas pode reduzir a necessidade de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides. O uso da erva pode ser feita em conjunto com os medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, o que permite uma dose mais baixa da droga ser consumida. Isto pode proporcionar alívio da dor eficaz, reduzindo a possibilidade de efeitos colaterais do uso de drogas a longo prazo.

Melhora da libido com a urtiga

Urtiga pode ajudar em casos de diminuição do desejo sexual, devido à sua capacidade de manter a testosterona ativa. Os linhanos encontrados na erva podem também interagir com globulina de ligação ao hormônio sexual para impedir a remoção da circulação de testosterona. Usando urtiga como um estimulante da libido é muitas vezes preferido ao invés de muitos outros tratamentos porque não contribui para a hipertrofia prostática benigna.

Avisos e contraindicações da urtiga

O principal perigo de urtiga fresca é a irritação por suas folhas. A secagem das folhas e fervê-las em chá elimina a picada da urtiga. A urtiga tem potencial para interação com outras ervas ou medicamentos tomados como diluentes de sangue ou para baixar a pressão arterial ou os níveis de glicose. No entanto, não há interações medicamentosas conhecidas cientificamente para urtiga. As mulheres grávidas são alertadas contra o uso de chá de urtiga, como a segurança para a gravidez é desconhecida. É sempre melhor consultar um profissional de saúde antes de adicionar uma erva para a sua dieta ou regime de tratamento.

Compartilhem nos comentários sua experiência com a urtiga e outros usos que deixamos de colocar neste artigo.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Um comentário para “Urtiga – Benefícios e propriedades Medicinais”

  1. Vera Lucia Colado Vilasboa Anghinoni

    Foi ótimo saber a respeito da urtiga o como ela pode nos ajudar.