A questão sobre quando procurar uma segunda opinião para o tratamento da medicina alternativa realmente levanta muitas questões. Quando alguém tem um problema médico, acredita-se que é melhor que ver um médico de medicina integrativa. Por isso, queremos dizer um médico ou profissional que é convencionalmente treinado no tipo de medicina ensinado, a medicina alopática ocidental, e alguém que também entende simultaneamente os benefícios de outras tradições de cura, como a medicina tradicional chinesa e os tratamentos homeopáticos.

Estreitamos as nossas opções quando vamos apenas uma maneira, medicina alternativa, ou outra forma, como a medicina convencional apenas. Agora a medicina convencional é ótima se você tiver uma emergência, se você precisar de uma cirurgia, se você precisar de medicação, como um antibiótico. É aí que se destaca a medicina convencional.

Medicina integrativa combina com o estilo de vida, ioga, meditação, suplementos. Ela é preferível ao médio e longo prazo, e se alguém tiver uma pergunta sobre o que mais está disponível para eles, além da medicina convencional, eu recomendo ver um praticante de medicina integrativa.

Agora, a medicina natural tem sérios riscos associados e só deve ser usada com cautela. Isto porque se descobriu pouco ainda sobre a maioria das ervas medicinais e chás. Muitos deles, tem apenas propriedades milagrosas e que não diferem muito da ação de placebos. E isso torna muito difícil distinguir remédios naturais bons daqueles que não dão nenhum resultado. Por isso, a medicina integrativa é mais indicativa, dado que ela não deixa que um remédio milagroso faça todo o papel na cura de uma pessoa.

Tratamentos medicinais

Muitas vezes, apesar de deixar muitos com medo, o tratamento medicinal “normal” é aquele que terá as melhores soluções para seus problemas de saúde. (Foto: indigobleuwings.blogspot.com)

Como saber se um remédio natural faz mal?

A primeira fonte de informações deve ser seu médico. Ele é quem te dará informações concretas sobre a ação de um remédio natural sobre o corpo. Além de um médico, você pode pesquisar informações na internet, principalmente aquelas com fontes em pesquisas científicas, para te ajudar a encontrar tratamentos alternativos para problemas de saúde que você tem. Isso é válido porque há muitos médicos que desconhecem as novidades em tratamentos alternativos no mercado e por isso, você pode obter as informações  levar a ele. E desde que haja uma autorização, não há problema algum em conciliar o tratamento natural ao tradicional.

Mas tome cuidado: ao menor sinal de efeitos colaterais, procure seu médico com urgência. Ele irá  te orientar sobre o que fazer ou deixar de fazer quando um tratamento aparentemente começar a dar errado.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.