Chá de canela de velho tem efeitos colaterais?
Nossos avós já conheciam os benefícios que a canela de velho trazia para nossa saúde. Mas quais são os efeitos colaterais dessa planta medicinal? Para quê esse chá serve? Vamos ver os benefícios e tudo mais que esse chá pode trazer para sua saúde, e entender quais os riscos que ele pode trazer com o uso indiscriminado. Gostaríamos de lembrar aos nossos leitores que antes do uso de qualquer planta medicinal, você deve consultar seu médico para não mascarar seus sintomas ou agravar seu problema de saúde. Nosso artigo é apenas informativo e não substitui os conselhos de um médico.
Leia também
Chá de canela de velho funciona para dores
A canela de velho tem o nome científico de Miconia albicans. Seu principal uso é como um analgésico para dores nas articulações. Esse efeito é proveniente de fitoquímicos que estão presentes em suas folhas. Além disso, a planta possui alguns elementos estimulantes que podem melhorar seu ânimo, funcionando um pouco como café.
Os estudos sobre a canela de velho ainda estão em estágios iniciais, mas há relatos anedóticos do uso do chá da planta para os seguintes problemas de saúde:
Artrite
Artrose
Osteoporose
Reumatismo
Inflamações
Torcicolos
Tendinites
Bursites
Torções
Hérnias de disco
Dores na coluna
Diabetes
Transtornos intestinais
Doenças do estômago
A erva é também usada no combate contra os radicais livres, como purificador do sangue e como estimulante sexual.
Contra indicação da canela de velho
Mesmo com a ação estimulante da canela de velho, não há contra indicações para o uso dessa erva. Porém, é necessário respeitar a dose diária que é de uma colher de sopa para cada litro de água na fabricação do chá. Passar dessa quantidade diária de consumo pode resultar em efeitos colaterais para o sistema digestório. Pessoas com problemas cardíacos ou no fígado devem tomar cuidado com os fitoquímicos e com os estimulantes da canela de velho, conversando com o médico para encontrar a dose correta.
Efeitos colaterais do chá de canela de velho
Atualmente não há efeitos colaterais relatados para o consumo do chá de canela de velho. Alergias e intolerâncias podem ocorrer, com efeitos principalmente no sistema digestório. Profissionais aconselham consumir a canela de velho durante 15 das e até 60 dias para teste, analisando os resultados e tomando o chá em menores quantidades.
Propriedades medicinais da canela de velho
São propriedades medicinais da canela de velho:
Antioxidante
Anti-inflamatória
Antimutagênica
Hepatoprotetora
Tônica
Antimicrobiana
Antitumoral
Digestiva
Vale lembrar mais uma vez que não há pesquisas suficientes ainda para comprovar todos esses efeitos sobre sua saúde.
https://youtu.be/2RRssUZnXJ0
Como preparar o chá de canela de velho?
Ferva um litro de água e acrescente uma colher de sopa da folha seca da canela de velho triturada, fervendo por mais meio minuto. Deixe o líquido em infusão por meia hora. Em jejum, tome uma xícara do chá sem açúcar ou adoçante. Depois, tome mais uma xícara antes de ir dormir. Você pode tomar uma xícara antes de cada refeição, se preferir.
Chá de canela de velho emagrece?
Não há qualquer relato de que o chá de canela de velho pode resultar em emagrecimento. As pesquisas que foram feitas focaram mais nas propriedades analgésicas da planta, e os resultados para essa propriedade são ainda inconclusivos.
Ficou alguma dúvida sobre o chá de canela de velho? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos ajudar!
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Chá de salsinha: para quê serve?
Chá para refluxo funciona? Qual é bom?
8 chás bons para dor de estômago
Combinações de ervas medicinais para chás!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.