Quando falamos de medicina alternativa e ervas medicinais, quanto mais fontes que comprovem os benefícios dessas fontes, melhor. Portanto, apesar de sua avó e muitos amigos poderem te recomendar muitos chás para pressão alta, só alguns deles tiveram sua efetividade testada e comprovada cientificamente. E é deles que vamos falar aqui.

Quando você bebe até oito copos de chá de folhas pretas, comuns na Inglaterra, eles cortarão a pressão arterial significativamente, relatam pesquisadores.

Durante a pesquisa, voluntários com a pressão arterial elevada beberam 3 copos por dia de chás que continham 429 miligramas de polifenóis vegetais, que seria algo em torno de oito copos de chá por dia. Um segundo grupo recebeu um placebo com sabor de chá;

Depois de seis meses consumindo o chá, a pressão arterial do grupo que estava consumindo a dose real caiu entre dois a três mmHg (medição de pressão usada na medicina). A pressão arterial que flutue entre 112 e 63 mmHg é considerada saudável, enquanto uma leitura que oscile entre 140 e 90 é considerada elevada.

Chá preto

O chá preto tem bons benefícios para quem tem pressão alta. E o melhor de tudo, é que eles foram comprovados cientificamente! (Foto: http://topnews.in)

Caso o experimento fosse imitado pela população em geral, o número de pessoas com pressão arterial elevada seria cortado em 10% e o risco de doença cardíaca cairia entre sete e dez por cento.

Então, o famoso chá preto pode resultar em uma pressão relativamente mais baixa entre seus consumidores. Além do chá preto, resultados semelhantes em outras pesquisas foram obtidos com o chá de hibisco e o chá verde. Este segundo, inclusive, é amplamente considerado como tendo inúmeros benefícios à saúde, pois é rico em antioxidantes. Diz-se como benéfico para ajudar na perda de peso, prevenir o glaucoma, reduzir o risco de câncer e ainda o tratamento da acne.

Logicamente, muitos outros chás podem também ser benéficos para sua saúde. Entretanto, a falta de pesquisas ainda dificulta a comprovação da efetividade dos mesmos para melhorar certas condições. Ao consumir um chá, não ache que ele cause efeitos milagrosos: se você tem uma condição de saúde preocupante, procure um médico para melhor orientá-lo em busca de uma solução saudável para seu caso.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.