A síndrome da unha amarela é uma doença rara da unha, que é geralmente acompanhada de linfedema (inchaço de partes do corpo causadas por obstrução ou danos à drenagem do sistema linfático). Também pode ser associado a derrames pleurais recorrentes (coleção de líquidos no espaço em torno dos pulmões) e, menos comumente, bronquiectasia (crônica, dilatação anormal dos brônquios nos pulmões), bronquite crônica e sinusite. As unhas amarelas também podem ser causadas pela nicotina do cigarro.

Quais são os sinais e sintomas das unhas amarelas?

Síndrome das unhas amarelas maioria das vezes começa na meia idade, embora uma condição semelhante é também descrita em crianças mais novas. O problema das unhas amareladas não está limitado apenas às unhas, podendo mostrar sinais em várias outras partes do corpo.

Alterações nas Unhas

Todas as unhas podem ser afetadas. As unhas tem crescimento lento ou parecem ter parado de crescer, também tornando-se mais espessas e tomando uma cor amarela ou amarela-esverdeada pálido com bordas ligeiramente mais escuras. As unhas podem ganhar uma ondulação, além da perda da cutícula. A unha pode sofrer da onicólise, que é o descolamento da unha do leito ungueal.

Alterações no Corpo

Inchaço ocorre em cerca de 80% dos doentes e, mais frequentemente, afeta as pernas. Os sinais de inchaço geralmente ocorrem após alterações das unhas aparecerem e podem não ser vistos por alguns meses. Menos frequentemente, o inchaço pode afetar as mãos, rosto ou genitais.

Alterações Respiratórias

Os derrames pleurais ocorrem em cerca de 36% dos pacientes. Em cerca de 30% dos pacientes, o sintoma inicial está relacionado com efusões pleurais. Os pacientes muitas vezes tem um histórico de ataque recorrente de bronquite, sinusite crônica e pneumonia

O que causa a síndrome da unha amarela?

A causa da síndrome da unha amarela é desconhecida. No entanto, verifica-se em pacientes com bronquiectasia crônica ou sinusite, efusões pleurais, malignidades internas, síndromes de imunodeficiência, e artrite reumatoide. Em alguns casos, a anomalia linfática pode ser congênita (ocorre durante o desenvolvimento), mas na maioria é provavelmente relacionada com as outras condições associadas, incluindo aqui a nicotina do uso de cigarros.

Complicações das unhas amareladas

Nas unhas da foto, há também o descolamento da mesma da sede além do amarelamento, mostrando que a condição está piorando. (Foto: www.handresearch.com)

O tratamento para unhas amareladas está disponível?

Os pacientes devem receber tratamento médico adequado para os seus sintomas respiratórios e edema.

Alterações nas unhas uma vez estabelecidas são geralmente permanentes, embora reversão completa para unhas normais ocorre em alguns casos. Tratamento de unhas inclui solução tópica de vitamina E e itraconazol oral. Alguns estudos têm mostrado que a suplementação nutricional com vitamina E parece ser eficaz no controle da síndrome da unha amarela, por razões ainda desconhecidas. Os suplementos de zinco também tem sido usados, mas não é claro se são eficazes. Itraconazol e fluconazol são agentes antifúngicos orais. Tem-se observado que eles parecem acelerar a taxa de crescimento das unhas, que pode ser benéfico na síndrome da unha amarela, mesmo que não seja causada por uma infecção fúngica.

Um clínico geral será capaz de fazer um diagnóstico diferencial e encaminhar o paciente para o atendimento apropriado. O que você não pode fazer é achar que a unha amarelada é apenas uma mudança estética e que não demanda sua atenção. Você deve encarar a unha amarelada como um sintoma de problemas que precisam de sua imediata atenção.

É de extrema importância que você não comece qualquer tratamento sem antes se consultar com um médico. Isso porque o tratamento que você estiver fazendo por conta própria pode mascaras alguns dos sintomas que são essenciais para o médico fazer um diagnóstico correto de seu problema.

Após esse diagnóstico, para tratar a parte estética das unhas amareladas, alguns remédios e soluções caseiras podem ajudar, desde que seu médico não se oponha ao uso de uma das soluções que colocamos abaixo.

Unhas amareladas como sintomas de problemas

Além de ser um problema estético, as unhas amareladas são sintomas de problemas mais graves de saúde. (Foto: www.sempretops.com)

Limão

O limão é um agente clareador natural e pode efetivamente limpar manchas amarelas de suas unhas. Além disso, o suco de limão também funciona como um adstringente.

Encha uma tigela até a metade com suco de limão fresco. Mergulhe as unhas manchadas nela por 10 a 15 minutos. Em seguida, use uma escova macia para esfregar suavemente a descoloração amarela fora de suas unhas. Finalmente, lave as mãos com água morna e, em seguida, aplique loção hidratante para repor a umidade. Faça isso duas vezes por dia até que você esteja feliz com os resultados.

Alternativamente, você pode usar o óleo essencial de limão. Despeje um pouco de óleo essencial de limão em uma tigela rasa e mergulhe os dedos nela durante vários minutos. Em seguida, esfregue as unhas com uma escova macia por um ou dois minutos. Repita este processo duas vezes por dia por algumas semanas para clarear e iluminar suas unhas.

Peróxido de Hidrogênio (água oxigenada)

O peróxido de hidrogênio tem propriedades que fazem maravilhas sobre unhas manchadas. Certifique-se de usar uma solução que é de apenas 3 por cento de peróxido de hidrogênio.

Despeje 3-4 colheres de sopa de água oxigenada (peróxido de hidrogênio) em meia xícara de água e misture bem. Mergulhe as unhas na solução por dois minutos. Usando uma escova de dentes macia, esfregue suavemente suas unhas. Em seguida, lave-as com água. Faça isso uma vez por semana durante vários meses.

Para remover manchas difíceis, aplique o peróxido de hidrogênio diretamente em suas unhas e levemente esfregue-as com uma escova de dentes macia. O peróxido de hidrogênio pode desidratar as unhas, por isso, aplique uma loção hidratante após o uso deste remédio.

Bicarbonato de Sódio

As propriedades de branqueamento e esfoliantes do bicarbonato de sódio podem ajudar a remover manchas das unhas.

Misture duas e colheres e meia de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de 3 por cento de peróxido de hidrogênio em uma tigela pequena. Use cotonetes para aplicar a mistura sobre as unhas manchadas. Deixe-a por três a quatro minutos e depois lave com água morna. Repetir este processo por seis a oito semanas.

Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, meia colher de chá de azeite e uma colher de chá de suco de limão para fazer uma pasta grossa. Esfregue a mistura em suas unhas usando uma escova de dentes macia. Deixe-a por cerca de cinco minutos, e depois enxague com água morna. Repita este remédio a cada duas semanas.

Tratamento das unhas amareladas

Ao deixar suas unhas de molho em soluções preparadas, você pode tratar de suas unhas amareladas, mas não das causas delas, o que pode resultar no retorno do problema. (Foto: www.baudasideias.net)

Pasta de clareamento dental

Creme dental que ajuda a tornar os dentes mais brancos também pode ser usada para remover manchas amarelas de unhas. Para manchas leves, você pode usar creme dental que contém qualquer ingrediente clareador incluindo peróxido de hidrogênio.

Aplique uma pequena camada de creme dental branqueador em suas unhas. Deixe-a por cinco a 10 minutos. Usando uma escova de unha, esfregue as unhas com cuidado. Lave a pasta de dentes com bolas de algodão embebida em água morna. Repita o processo duas ou três vezes por semana durante um mês.

Comprimidos para limpeza de dentaduras

Outro ingrediente eficaz para unhas manchadas são comprimidos de limpeza de próteses. Os dois ingredientes mais comuns encontrados em comprimidos de limpeza de dentaduras são bicarbonato de sódio e ácido cítrico, que ajudam a remover vários tipos de manchas.

Dissolva dois ou três comprimidos de limpeza de prótese em uma bacia de água morna. Mergulhe as unhas manchadas na água por 15 minutos. Molhe suas unhas secas e aplique um pouco de creme hidratante em suas mãos. Repita este processo três vezes por semana durante 1-2 meses.

Vinagre de maçã

O ácido málico e ácido acético presentes no vinagre de maçã ajudam a reduzir a descoloração das unhas. Ele também tem propriedades antifúngicas que vai ajudar a tratar qualquer tipo de infecção que provoca a descoloração das unhas.

Misture meia xícara de cada de vinagre de maçã e água morna. Mergulhe as unhas na mistura por cerca de 20 minutos. Seque as unhas cuidadosamente com uma toalha macia. Faça isso três vezes ao dia durante um mês para tratar a infecção, bem como reduzir a descoloração. Esta solução também ajudará a fortalecer e estimular o crescimento das unhas.

Casca de laranja

A elevada quantidade de vitamina C presente na casca de laranja vai ajudar a remover manchas amarelas de suas unhas.

Esfregue as unhas com casca de laranja fresca duas ou três vezes ao dia. Dentro de algumas semanas, você vai ver resultados efetivos.

Misture duas colheres de sopa de pó de casca de laranja seca e um pouco de água para fazer uma pasta grossa. Aplique a pasta sobre as unhas e deixe-a por 10 minutos. Use uma escova macia para remover a pasta de suas unhas e, em seguida, lave-as com água morna. Siga este remédio duas vezes ao dia por uma ou duas semanas.

Considerações Finais

Perceba que os remédios naturais aqui dados são para o tratamento estético das unhas. Dificilmente eles tratarão das causas das unhas amarelas. Converse com seu médico e não deixe de fazer o diagnóstico correto de seu problema para que faça o tratamento correto e suas unhas amareladas nunca mais voltem.

Ficou alguma dúvida? Deixem suas perguntas nos comentários. Estamos aqui para ajudar!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.