Muitas vezes, as unhas de uma pessoa podem fornecer uma visão do que está acontecendo com seu corpo como um todo. Quando uma pessoa tem listras pretas ou escuras nas unhas, as explicações podem variar de algo normal até severo, como o melanoma. Uma pessoa não deve ignorar as mudanças nas unhas, especialmente se elas são dolorosas, tem algum tipo de sangramento e são sem explicação.

Fatos sobre uma listra escura na unha

Existem muitas causas desta condição, tanto preocupantes quanto outras sem gravidade. O tratamento depende da descoberta da causa subjacente. Uma pessoa deve consultar um médico se perceberem uma alteração na unha que não pode ser explicada por um trauma.

Quais são as causas do risco preto na unha?

Mais comumente, as listras escuras para baixo da unha de uma pessoa são devidas a um sintoma conhecido como melanoníquia linear. Essas listras comumente ocorrem naqueles da ascendência africana com idade entre 20 ou mais.

A melanoníquia linear é considerada uma variação normal da cor da unha. A condição ocorre quando pigmentos na unha conhecida como melanócitos fazem excesso de pigmento. Isso faz com que as camadas das unhas escureçam. Existem causas menos comuns do problema que incluem:

  • Tomar certos medicamentos
  • HIV
  • Síndrome de Laugier-Hunziker
  • Lúpus
  • Síndrome de Peutz-Jeghers
  • Esclerodermia

Outra causa de linhas pretas nas unhas é uma hemorragia de aspersão, que ocorre quando os vasos sanguíneos sob a unha são danificados, muitas vezes devido a lesões, como batidas.

Mais seriamente, uma linha ou linhas pretas nas unhas podem indicar a presença de melanoma, uma forma perigosa de câncer de pele.

Melanoma sob uma unha é conhecido como melanoma subungueal. Um dos tipos de melanoma é conhecido como melanoma lentiginoso acral.

Linha escura na unha

Ao detectar uma linha escura na sua unha, é necessário consulta rum dermatologista para entender a causa do problema. (Foto: newmedicalterms.com)

Sintomas envolvidos com a unha com risco preto

Normalmente, as unhas saudáveis ​​terão pequenos nervos verticais neles, são curvadas para baixo da unha, e não quebram facilmente. No entanto, há momentos em que uma pessoa pode experimentar linhas pretas na unha.

Melanoníquia linear

Quando uma pessoa tem melanoníquia linear, elas podem ver listras escuras escorrendo pelas unhas. Eles podem ter variações de cores que variam de preto a marrom profundo e cinza. Estas linhas normalmente aparecerão em 2 a 5 unhas, mas não necessariamente em todas as 10.

Melanoma subungueal

Quando uma pessoa tem melanoma subungueal, elas geralmente notarão uma faixa em uma única unha. Muitas vezes, eles não podem vincular a aparência da faixa a uma lesão. Normalmente, uma faixa preta do melanoma subungueal escurecerá ou se ampliará com o tempo. Às vezes, a unha estará dolorida ou sangrando. A pigmentação também pode se estender à área onde a unha se encontra com a cutícula. Isso é conhecido como o sinal de Hutchinson, que muitas vezes é um indicador de melanoma. A faixa pode ocorrer nas unhas ou unhas dos pés.

Hemorragia em lasca

As hemorragias desse tipo aparecem como pequenas linhas pretas ou profundas e são causadas por lesões nos pequenos vasos sanguíneos sob as unhas. Eles costumam curar sozinhos dentro de alguns dias. Se uma pessoa tiver múltiplas hemorragias em várias unhas diferentes, poderia indicar uma condição subjacente.

Obtendo um diagnóstico para a listra preta na unha

O processo de diagnóstico para linhas escuras sob as unhas geralmente começa com o histórico médico de uma pessoa. Perguntas que um médico pode perguntar incluem:

Há quanto tempo as linhas estão presentes?

Quando você percebeu as linhas?

Você notou algumas mudanças recentes nas linhas?

Você teve um trauma para as unhas que podem ter causado essas mudanças?

Um médico também irá perguntar sobre medicamentos. Se uma pessoa tem um histórico anticoagulantes, como a varfarina ou a aspirina, isso poderia explicar hemorragias .

Às vezes, um médico tomará uma biópsia ou amostra da área das unhas. Eles enviarão esta biópsia a um patologista, que pode identificar se algumas células cancerosas podem estar presentes.

Quais são os tratamentos para linha preta na unha?

A maioria das causas de linhas pretas na unha não requer tratamento. O melanoma é uma exceção. Um médico geralmente remove primeiro a área do melanoma, bem como a pele debaixo da unha.

Um médico pode realizar um enxerto de pele sobre a unha para melhorar a aparência do dedo após a cirurgia.

Se o melanoma se espalhou para o osso, um médico pode recomendar amputar o dedo para parar a propagação do melanoma.

Quando consultar um médico sobre um risco escuro na unha?

É especialmente importante ver um médico se uma pessoa tem uma unha que está sangrando e dolorida ou que muda sem uma causa conhecida. Uma pessoa deve ver seu médico se notarem mudanças na qualidade da própria unha, como desgaste, rachaduras ou diferenças na forma.

Considerações sobre listras pretas nas unhas

A maioria das linhas pretas nas unhas e unhas dos pés são inofensivas. No entanto, se uma pessoa tem melanoma, quanto mais cedo a condição é diagnosticada, melhor será o seu prognóstico. O melanoma que ocorre no pé ou nos pés tem um prognóstico pior que o melanoma em outros locais, pois nem sempre pode ser diagnosticado precocemente. Por isso, é importante se preocupar com suas unhas e manter um monitoramento constante sobre elas.

Como vocês cuidam de suas unhas? Quais problemas já tiveram com as unhas?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.